Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Impressão 3D em Portugal - Como dar os primeiros passos nesta área

  • A impressão 3D faz com que pareça que se vive num filme de ficção científica, mas este avanço tecnológico está bem presente na nossa realidade - fazer um objeto sair do projeto em computador e trazê-lo para a nossa dimensão física nunca foi tão real.
  • Não perca a oportunidade de começar uma carreira nesta área com o Curso de Desenho e Impressão 3D!
Impressão 3D em Portugal - Como dar os primeiros passos nesta área

Os avanços tecnológicos nas tecnologias de impressão 3D permite, criar objetos e estruturas em qualquer sector e com qualquer objetivo. Uma impressora 3D traz objetos para a realidade através de diferentes materiais. Neste processo, é possível, literalmente, imprimir-se peças ou estruturas complexas numa questão de horas e com menos custos económicos.

A impressão 3D em Portugal, como no resto do mundo, é cada vez mais utilizada. Tanto como hobby como a nível profissional, serão poucos os sectores que ainda não fazem da impressão 3D uma ferramenta.

E, mais importante que saber o que é a impressão 3D, é saber quais as oportunidades profissionais da impressão 3D em Portugal ou no mundo!

Quero receber mais informações!

A Impressão 3D em Portugal

Tal como acontece em grande parte dos países, a impressão 3D em Portugal está numa curva ascendente.

O tecido empresarial no país está cada vez mais diversificado e, por isso, este tipo de processo de fabrico tem diversas aplicações nas mais variadas áreas. Segundo o jornal económico online ECO, as empresas nacionais, na sua maioria, produzem componentes para foguetões entre outras peças cruciais para grandes estruturas. Também a aviação é um sector onde mais se aposta na impressão 3D para o fabrico de peças.

Além destes, estão a consolidar-se várias equipas que desenvolvem projetos de impressão 3D em Portugal. Uma delas está no Politécnico de Leiria, que este ano criou uma paragem de autocarro com cerca de 300 kg. Também o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra já criou protótipos para sistemas de refrigeração autónomos.

Há quem veja esta área como o futuro dos sectores económicos e sociais, já que traz inúmeras vantagens a nível financeiro, a nível das emissões de gases poluentes para a atmosfera e pelo rápido tempo de fabrico das peças em questão.

 

O Emprego em Impressão 3D

A Impressão 3D está cada vez mais presente nos mais variados setores socioeconómicos em Portugal e é uma verdadeira aliada da indústria 4.0.

Desde a produção de peças para o sector da aviação e aeroespacial até à medicina dentária, passando pelo setor da construção, esta é uma área em que o investimento e o emprego só têm tendência a aumentar.

Além disso, são também diversas as funções dentro do mundo da impressão 3D. Estas podem passar pela manutenção e reparação das impressoras 3D ou pelo desenho de protótipos e peças ou produtos com esta tecnologia.

Para ingressar na área da impressão 3D em Portugal não é necessariamente obrigatório tirar uma licenciatura e mestrado. Ao ganhar competências de desenho 3D, produção e manutenção destas impressoras, as probabilidades de se ganhar um lugar neste meio aumentam.

Uma das formas de o fazer é frequentar um curso que lhe permita aprender tecnologias e técnicas de fabrico 3D, lhe mostre como funciona ao certo uma impressora 3D e lhe dê competências de desenho para este tipo de fabrico.

Para tal, saiba que o curso de Desenho e Impressão 3D, da Master D, o prepara para se tornar um perito nesta tecnologia.

 

Impressão 3D – Um Hobby para Explorar

Já vimos que este processo de fabrico está em exponencial crescimento em Portugal. Por isso, não será difícil imaginar que esta já é uma área profissional com diversas ramificações.

Em contrapartida, há ainda quem tire o proveito das impressoras 3D para se dedicar a um hobby ou até dar aso à sua veia artística. Atualmente, é possível encontrar impressoras 3D à venda com preços atrativos para o consumidor comum e, como tal, qualquer pessoa pode adquirir a sua e começar a criar!

Se, por um lado, adquirir uma impressora 3D é um pequeno passo para criar as suas próprias peças, por outro, é necessário aprender a desenhar em 3D, quais as técnicas de pós-produção e como fazer uma boa manutenção à impressora.

Inscreva-se no curso de
Desenho e Impressão 3D

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: