Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Assistente Dentária - o que é, quais as funções e como trabalhar nesta profissão

  • Os Auxiliares de Clínica Dentária são responsáveis por todo o acompanhamento do Médico Dentista no decorrer da consulta, desempenhando ainda funções ao nível da organização e manutenção do ambiente clínico.
  • Não perca a oportunidade de se juntar à profissão de Assistente Dentária com o curso Master D
ser assistente dentária

O que é uma Assistente Dentária

Um Assistente Dentário ou Auxiliar de Clínica Dentária  representa  um  elemento  de  vital  importância  na prestação de cuidados de saúde oral.

A saúde oral faz parte do conceito integral de Saúde. Ou seja, quando falamos de saúde não podemos deixar de parte o bem-estar dentário.

Esta nova definição de "saúde oral", designada pela Ordem dos Médicos Dentistas, reflete uma cavidade oral ausente de patologias dos tecidos moles e dentárias e cujas medidas de prevenção estão rotineiramente implementadas. Mas, para que isso aconteça, é fundamental que todos nós visitemos o nosso Médico Dentista frequentemente e que escovemos os dentes de forma correta.

Mas afinal qual é o papel do Assistente Dentário num consultório ou clínica? 

Este profissional, em conjunto com o Médico Dentista, representam uma parelha de prevenção  e  tratamento  da  saúde dos nossos dentes e boca.  Num  ambiente  clínico,  estes dois papéis são indispensáveis  para  uma  prestação  de  cuidados  de  saúde oral  o  mais  distintos possível.

Receba mais informações sem compromissos

O que faz um Assistente Dentário e quais as funções?

Os Assistentes Dentários são responsáveis por todo o acompanhamento do Médico Dentista no decorrer da consulta, desempenhando ainda funções ao nível da organização e manutenção do ambiente clínico.

Desde o início e até à finalização da consulta é um Auxiliar de Clínica Dentária que desempenha as seguintes funções:

  • Preparação prévia do material a utilizar de acordo com a tipologia de cada consulta;
  • Acompanhamento do paciente ao gabinete clínico;
  • Intervenção enquanto membro fundamental no decorrer do procedimento, sendo parte integrante de todos os procedimentos médicos realizados pelos Médicos Dentistas;

Após a conclusão da consulta, o Assistente Dentário é responsável por:

  • Acompanhar o paciente à receção;
  • Marcar a consulta seguinte, quando aplicável;
  • Limpar e desinfetar o gabinete para atendimento do paciente seguinte.

Estes elementos da equipa clínica são também responsáveis por zelar pela organização do consultório ou clínica,  garantindo  a  disponibilidade  de  todo  o  material.  Ou seja,  fazem a gestão  de  stocks clínicos, o que exige destes profissionais uma polivalência de funções muito rigorosa. Por outro lado, são também responsáveis pela manutenção do material e equipamentos existentes, através dos processos de limpeza, desinfeção e esterilização.

Um Assistente Dentário pode também ser rececionista? Em alguns ambientes clínicos de dimensões mais reduzidas, podem assumir também a função de rececionista. Um rececionista representa  o  elemento  fundamental  de  gestão  e  organização  do  funcionamento clínico.

Este profissional é “a cara” da clínica uma vez que o primeiro contacto com o paciente se estabelece, na grande maioria das vezes, através da  receção. A relação  empática  entre  estes profissionais e os pacientes é imprescindível. Enquanto elemento de apoio à receção estes profissionais devem ser capazes de:

  • Acolher o paciente;
  • Prestar informações;
  • Atender as chamadas telefónicas;
  • Organizar e gerir as agendas clínicas, o que inclui procedimentos de marcação e desmarcação/remarcação de consultas;
  • Gerir reclamações;
  • Receber os pagamentos.

Como ser Auxiliar de Clínica Dentária?

Os Auxiliares de Clínica Dentária desempenham funções em âmbito clínico. Isto é,  a sua atividade profissional é realizada em hospitais públicos ou privados e clínicas privadas. Para o desempenho  das suas  funções  é  muito importante  dominar  os conceitos  teóricos  base  associados  à  prestação  de  cuidados  de  saúde  oral  aos pacientes, e também dominar como se processa o funcionamento das unidades clínicas. 

Por outro lado, é igualmente  bastante  importante  que se  diferenciem  ao  nível  das  competências  de relacionamento e comunicação interpessoal e ainda competências ao nível da área administrativa. Assim, para que possa desempenhar estas funções o mais eficazmente possível, e para que se possa diferenciar no vasto mercado de trabalho associado a esta área, a formação profissional é um elemento fundamental.

curso-assistente-dentaria-master-d 

Curso de Assistente Dentária na Master D

Nas áreas ligadas à saúde, a formação é realmente indispensável. Estamos perante um facto! No caso de um Assistente Dentário, não só deverá saber como atuar nas várias situações com as quais se deparará num consultório ou clínica médica, como também quais os utensílios ou procedimentos a preparar para auxilio do Médico Dentista.

Não se esqueça que ser um bom assistente ou auxiliar na área da saúde é fundamental para transmitir também confiança aos pacientes.

No Curso de Assistente Dentária da Master D aprenderá toda a teoria essencial à função, bem como terá várias atividades complementares que serão muito úteis no seu futuro profissional. Surgiu uma dúvida quando estudava? Não há problema! O seu e-Tutor está à distância de uma mensagem através do Campus Virtual Master D, skype ou contacto telefónico.

Por outro lado, o seu Preparador assegurará que cumpre as atividades propostas e não permitirá que desanime ajudando-o a potenciar todo o seu estudo! Mas o que encontrarei no Campus Virtual? Para além dos conteúdos teóricos terá:

  • Exercícios;
  • Notícias relacionadas com o curso;
  • Vídeos;
  • Webinares;
  • Links úteis para estudo;
  • Informações para contacto com a equipa docente.

Para além da teoria e prática fundamentais para o bom desempenho da função, na Master D trabalhará também as soft skills. Ou seja, as características pessoais que permitirão ganhar mais segurança e determinação perante quaisquer desafios profissionais com os quais se depare. 

Já tem uma profissão mas ambiciona mudar de vida? Ainda não escolheu a sua área de eleição? Já pensou em ser Auxiliar de Clínica Dentária? Estamos só à sua espera para começar!

Os Formandos Master D

 

Artigo escrito em colaboração com Carla Lorigo, Médica Dentista e e-Tutora da formação em Assistente Dentária na Master D 

 

Assistente Dentaria - Banner

22 respostas a Assistente Dentária - o que é, quais as funções e como trabalhar nesta profissão

14 de noviembre del 2021

ola ja pedi informacoes sobre o curso de assistente mas nao obtive respostas, gostaria de saber se posso comecar com o curso de assistente online estando em outro pais? e os valores quando posso me inscrever?

responder
18 de Novembro de 2021

Olá, Rute



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente Dentária da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-clinica-dentaria.html

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
31 de agosto del 2021

Olá, poderiam me informar mas sobre o curso.

responder
07 de Setembro de 2021

Olá, Oett



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente de Dentária da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2Zj3Mde

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
27 de julio del 2021

Boa noite, gostaria de saber mais informações sobre o curso de auxiliar de clinica dentária.

responder
28 de Julho de 2021

Olá, Graça



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Auxiliar de Clínica Dentária da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2Zj3Mde

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
02 de marzo del 2021

Boa tarde gostaria de saber mais informações do curso de assistente dentária valores e duração, cumprimentos

responder
04 de Março de 2021

Estimada Sandra, 



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente Dentária da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2Zj3Mde 

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
23 de diciembre del 2020

ola! gostaria de saber mais informações sobre o curso: valores e tempo de duração. Também gostaria de saber sobre a modalidade de ministração do curso. obrigada!

responder
29 de Dezembro de 2020

Estimada Thais, 



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente Dentária da Master D. O curso não tem uma duração definida porque é ajustado ao ritmo de estudo de cada formando de forma personalizada. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2Zj3Mde

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
12 de diciembre del 2020

Bom dia
Gostaria de saber o preço do curso, a duração, e se há possibilidade de ser 100% online ?
Obrigada

responder
17 de Dezembro de 2020

Estimada Juliana,



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente Dentária da Master D. O Curso pode ser feito na modalidade e-learning (online a distância), sim! Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2Zj3Mde

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
09 de diciembre del 2020

Boa tarde.
Gostaria de receber mais informações sobre o curso, tempo de duração, valor. O curso é 100% online?
Grata.

responder
17 de Dezembro de 2020

Estimada Valdelice, 



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente Dentária da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2Zj3Mde

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
22 de noviembre del 2020

Boa tarde,
Gostaria de saber mais informações sobre o curso de auxiliar de medicina dentária, valor, e como posso conciliar estando a trabalhar.
Obrigada pela atenção,
Fico a aguardar o vosso contacto,

Andreia

responder
23 de Novembro de 2020

Estimada Andreia, 



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente Dentária da Master D. A nossa metodologia é ajustada a cada formando e feita a pensar em quem pretende conciliar a formação com o emprego. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2Zj3Mde



Se quiser, veja ainda aqui várias opiniões de formandos Master D e inspire-se:  https://www.opinioesmasterd.pt/



Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
07 de septiembre del 2020

olá boa noite,gostaria de saber quanto tempo demora o curso e o valor do mesmo.obrigada.

responder
08 de Setembro de 2020

Estimada Elisangela, 

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Assistente Dentária. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2Zj3Mde

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D

Responder
20 de julio del 2020

Hola
Estoy una asistente con 6 anos di experiencia a Londres. Estoy interesada de trabajar un España.
Puedes darme información che tengo che ser.
Muchas gracias

responder
22 de Julho de 2020

Olá Ionela,



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na nossa formação.



A Master D é um centro formativo, onde ajudamos os nossos formandos a formarem-se nas áreas que mais gostam. Se pretender fazer um curso poderemos pedir aos nossos colegas da Master D Espanha que entrem em contacto consigo.



Para mais informações, pedimos que nos envie um email para cursos@masterd.pt e teremos todo o gosto em encaminhar o seu pedido para os nossos técnicos de estudos que irão esclarecer todas as suas questões.



Atenciosamente,



Master D


Responder
02 de julio del 2020

Olá! Gostaria de mais informações sobre o curso de auxiliar de clínica dentária. O cirso pode ser 100% a distância? Qual valor?
Grata.
Marianna

responder
02 de Julho de 2020

Estimada Marianna, 

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na nossa formação em Assistente Dentária. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2ZvyOOj

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D

Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: