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Guia de Marketing Digital: Master D

  • O marketing digital está a modificar o modo como as empresas trabalham – como comunicam, interagem, e se apresentam aos consumidores.
  • Não perca a oportunidade de integrar esta área com o Curso de Marketing Digital da Master D!
guia de marketing digital

Marketing Digital

O que é o Marketing Digital?

O Marketing Digital é o conjunto de todas as estratégias e ferramentas usadas para realizar vendas através de canais digitais, para promover, ou para estabelecer uma imagem de marca.

Desde que surgiram os novos meios de comunicação digital, com o aparecimento da Internet, o Marketing Digital tem vindo a desenvolver-se e a transformar o mundo empresarial. Hoje, é quase impensável para uma empresa de B2C (empresa que vende ao consumidor final) de não ter uma presença digital.

Hipermercados realizam vendas através dos seus websites. Lojas de roupa são promovidas através das redes sociais. Serviços criam anúncios em plataformas como o Youtube para chegar a novos consumidores…

Hoje o Marketing Digital está presente em todas as áreas.

Em Portugal, passamos em média 72 horas por semana conectados à internet – passamos mais tempo conectados à internet do que a dormir. 13 destas horas são dedicadas às redes sociais. Uma empresa que não está presente nestes novos meios, é uma empresa que está a perder a oportunidade de chegar a um público gigante.

Mas como é feito o Marketing Digital?

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Criar um plano de Marketing Digital

O processo de criar um plano de Marketing Digital é semelhante ao processo de criar um plano de Marketing Tradicional.

O processo de planeamento e de análise é igual – alteram-se as ferramentas e técnicas usadas para concretizar o plano.

Por norma o processo de planeamento segue sempre um modelo semelhante:

Análise do Mercado – A análise do mercado é a primeira fase do planeamento de Marketing. Quem são os nossos competidores e como é que os nossos produtos se comparam? Existem leis ou procedimentos que dificultam ou facilitam a nossa entrada no mercado? Como é constituída a população (fatores demográficos)? Esta análise permite definir o tipo de comunicação que devemos ter, quem será o nosso consumidor ideal, e que estratégias seguir.

Definir um Público-alvo – Depois de analisar o mercado, temos a possibilidade de definir o público-alvo ideal para o nosso produto ou serviço. Vamos vender para um público alvo grande, ou para um público alvo nicho? Por norma, públicos alvo mais gerais têm tendência a serem mais competitivos, enquanto que públicos alvo nicho têm tendência a ter menos potenciais consumidores. Definir este público e perceber os seus valores e comportamentos será fundamental na criação de conteúdo de marketing.

Adaptar a Marca ao Consumidor – Com um público alvo em mente, a empresa terá de adaptar o seu produto e a sua mensagem aos ideais, às tendências e ao poder de compra. Por exemplo, uma marca de roupa genérica dará mais importância a competir em padrões como o preço (sendo que nesta industria, o estilo é sempre um dos fatores determinantes); uma marca de roupa de luxo dará mais importância à imagem de marca e a transmitir ideais de exclusividade. Quais são os fatores mais importantes para o nosso publico alvo?

Comunicação – A fase de planeamento está definida; agora deve ser colocada em prática. Criar conteúdo que vá ao encontro dos ideais do nosso público alvo – o website, as redes sociais, os anúncios; todos devem transmitir a mesma mensagem para criar uma imagem coesa. Os criativos nas redes sociais, devem seguir uma linha semelhante ao website; os anúncios devem de transmitir uma mensagem congruente. Esta congruência é fundamental para a marca começar a ser reconhecida.

Venda – Com o público alvo a consumir o conteúdo produzido, é necessário transformá-los em compradores. Neste sentido, o Website e Aplicações, são o meio mais comum para realizar trocas comerciais. Todo o processo deve estar otimizado para ser simples, transparente e eficaz.

Revenda – Na área do marketing, costumamos dizer que vender a clientes antigos pode ser até 7 vezes mais barato do que vender a novos clientes. Os custos de marketing e de comunicação são menores. Nesta fase o marketing e a área de CRM (gestão de relacionamento com o consumidor) trabalham em conjunto para fazer a informação sobre novos produtos e oportunidades chegar a clientes antigos.

 

Este é um modelo muito simplificado, mas que pode servir como base para desenhar e aprofundar o plano de marketing.

criar um plano de marketing digital

Áreas fundamentais do Marketing Digital

O Marketing Digital é uma área bastante extensa, com muitas disciplinas envolvidas.

Tanto profissionais de web design com uma visão criativa, como profissionais de análise com uma visão funcional, podem integrar a equipa do marketing. É importante referir que não existe uma área que é mais importante do que as restantes.

Existem sim, diferentes ferramentas que devem ser usadas em diferentes estratégias, trazendo diferentes resultados.

 

Web Design

O Web Design é a disciplina focada no desenvolvimento de plataformas digitais – websites e aplicações são os meios mais comuns.

Hoje em dia, para muitas marcas, o web site tornou-se tão importante como a loja física.

O seu design transmite a nossa imagem, os nossos ideais, o tipo de produto que criamos e vendemos. O Web Design tornou-se uma parte fundamental do nosso branding.

O Web Designer é responsável por transmitir a imagem de marca planeada, por criar um site funcional e intuitivo e por facilitar o processo de compra - UX Design e UI Design.

Em muitas empresas, o Web Designer realiza também funções de Web Development – é responsável por criar o site e verificar a sua funcionalidade.

Conheça o Curso de Web Design e o Curso de Web Development e saiba como começar a sua carreira nesta área!

 

Redes Sociais

As Redes Sociais transformaram a forma como as empresas comunicam com os seus consumidores.

A comunicação passou de um modelo unidirecional – onde as empresas criavam publicidade e comunicações e os utilizadores não tinham meio de comunicar de volta; para um modelo bidirecional – as empresas comunicam e os utilizadores respondem de volta, criticam e criam o seu próprio conteúdo.

As Redes Sociais criam novas oportunidades e novos desafios.

O Social Media Manager de uma marca pode criar novos consumidores ou afastar consumidores atuais. Nesta área necessitamos de conhecer as diferentes plataformas e como otimizar cada uma para os objetivos da marca, saber criar uma estratégia de criação de conteúdo, saber criar uma estratégia de segmentação eficaz e conhecer as boas práticas e o tipo de conteúdo ideal para cada plataforma.

O público do Instagram é diferente do público do Tik Tok – utilizar o mesmo conteúdo nas mesmas plataformas pode não ser a estratégia ideal.

Desta forma, o Gestor de Redes Sociais é um fator diferencial na estratégia empresarial. Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com o Curso de Gestão de Redes Sociais da Master D!

 

SEO

SEO (otimização para motores de busca) engloba as técnicas que usamos para melhorar a posição do nosso Website nos Motores de Busca.

Estar na primeira posição para uma certa pesquisa gera resultados que estar na décima primeira posição não cria. Cada vez menos utilizadores utilizam a segunda página do Google. Na maioria dos casos preferimos redefinir a nossa pesquisa a procurar a segunda página.

O trabalho de SEO combina elementos analíticos – onde analisamos o posicionamento atual do nosso website e criamos uma estratégia de progressão; e elementos criativos – onde criamos conteúdos e otimizamos conteúdos antigos.

Esta é uma área muito relevante na conquista de resultados orgânicos. Resultados que por norma são menores do que com conteúdo pago, mas que são contínuos e não requerem investimento (não são realizados anúncios).

Hoje, para além do posicionamento nos motores de busca, o profissional de SEO tem ainda de estar atento aos novos meios de SERP (modos como o nosso website aparece nos motores de busca). Motores de Busca como o Google permitem melhorar a nossa apresentação com conteúdo em formato FAQ, estrelas de Rating, imagens, entre outros.

Esta é uma área em constante evolução que necessita de profissionais qualificados com os conhecimentos necessários! Saiba como entrar na área de SEO com o Curso de Marketing Digital da Master D!

 

Marketing de Conteúdos

O Marketing de Conteúdos é o coração da Estratégia de Marketing!

Todo o planeamento, toda a preparação vai ser traduzida nos conteúdos que criamos. O que significam as cores que usamos? Que mensagem transmite a font de texto que escolhemos? Comunicamos de modo formal ou não formal?

O conteúdo é a parte da nossa estratégia que chega aos consumidores e engloba um pouco de todas as disciplinas de que temos falo. As Redes Sociais dependem do conteúdo gerado, o Web Design é uma forma de conteúdo, os textos que colocamos nos artigos de blog, os vídeos que geramos, todas as áreas estão de certa forma incluídas na área de criação de conteúdos.

Copywriting – A escrita é importante nas estratégias de SEO, na criação de campanhas de Social Media, campanhas de Email Marketing, de SMS, entre outras. É importante saber escrever bem, de forma a que os leitores queiram continuar a ler, e é importante escrever eficazmente, de forma a gerar vendas.

Criação de Imagem – A imagem é uma das comunicações com maior impacto no consumidor final. Quem nunca viu um cartaz na rua e pensou que estava muito mau, que não dá vontade de comprar? E quem nunca viu outro cartaz e ficou com curiosidade sobre o produto? A imagem é algo a que os consumidores estão habituados e é algo que pode fazer toda a diferença no processo de decisão de compra.

Vídeo – O vídeo ganhou relevância com o aparecimento da televisão e está a ganhar de novo relevância com os novos modelos de Redes Sociais. Plataformas como o Youtube, como o Tik Tok e o Instagram focam-se neste conteúdo e criam a oportunidade de chegarmos a um novo público.

Áudio – O áudio, apesar de não receber tanta atenção, tem criado novas oportunidades de comunicação. A comunicação em podcast popularizou-se nos últimos anos e tornou-se uma nova oportunidade para marcas se promoverem e chegarem a um novo público.

O Marketing de Conteúdos é uma área extensa com excelentes oportunidades de progressão de carreira. Saiba mais sobre a área com o Curso de Multimédia da Master D!

 

Paid Media

Os meios de comunicação pagos têm a vantagem de gerar resultados mais rápidos.

Anúncios em plataformas como o Meta (Facebook e Instagram), ou como o Google Ads potenciam compras no momento chegando ao nosso público alvo enquanto navegam a internet.

Criando anúncios únicos que marcam os utilizadores, estes anúncios podem também gerar reconhecimento de marca – utilizadores que vêm o anuncio hoje e não compram, podem se relembrar da marca daqui a um mês quando precisam do nosso produto ou serviço.

Muitas vezes anúncios no Google são comparados com os resultados orgânicos. Os anúncios pagos têm a vantagem de gerarem resultados imediatos, enquanto que os resultados orgânicos têm a vantagem de gerar resultados contínuos. A combinação de ambas as estratégias, por norma, gera os melhores resultados.

áreas fundamentais do marketing digital

Criar uma carreira em Marketing Digital

O Marketing é uma área em expansão com excelentes oportunidades de emprego e de progressão de carreira!

É uma área onde necessitamos de conhecimento e experiência, mas onde podemos evoluir continuamente. Por norma existem 3 percursos profissionais que os marketers seguem:

Consultora de Marketing – As consultoras de Marketing são uma excelente forma de começar a carreira depois de terminarmos a nossa formação. Nas consultoras temos a oportunidade de trabalhar com as diversas equipas, de perceber qual a área que nos diz mais, e de progredir para uma especialização.

Com uma formação em Marketing Digital, temos a oportunidade de, por exemplo, começar a integrar a equipa de SEO, de evoluir na área, e de tornar SEO na nossa especialização.

Dependendo da consultora com que trabalhamos, podemos ainda ter a hipótese de trabalhar em diferentes áreas – como marketing de saúde, marketing de formação, marketing alimentar, etc. Dá-nos a hipótese de ganhar conhecimentos sobre diversas áreas.

Finalmente, trabalhar com uma consultora de marketing dá-nos a oportunidade de acompanhar vários projetos – de perceber o processo de planificação e presenciar as diferenças de um projeto para o outro.

 

Equipa de Marketing – Trabalhar numa equipa de Marketing dentro de uma empresa também tem as suas vantagens – temos a oportunidade de aprofundar a nossa atividade, dedicando 100% do nosso tempo a um único projeto. Podemos trabalhar em diversas áreas do marketing e de acompanhar a evolução de uma marca no longo termo.

Enquanto que em consultoras, podemos necessitar de dividir o nosso tempo entre 2, 3, 4, ou mais empresas; enquanto trabalhamos numa equipa de marketing, todo o nosso tempo será dedicado ao mesmo projeto – temos oportunidade de aprofundar e dedicar mais tempo a cada processo que realizamos.

Por norma, as equipas de marketing dentro das empresas, são menores do que as equipas dentro de consultoras, criando a possibilidade de se trabalhar em mais do que uma área – por exemplo, em pequenas empresas, profissionais de Web Design também poderão trabalhar em Web Development; profissionais de SEO também poderão trabalhar em criação de conteúdo.

Por outro lado, dentro dos departamentos de marketing, por norma não temos o contacto com tantas pessoas como em consultoras de marketing. O nosso desenvolvimento está mais dependente do nosso estudo individual e não temos tanto aconselhamento.

 

Freelance – Trabalhar por conta própria é um enorme desafio, mas pode trazer excelentes benefícios – temos a oportunidade de trabalhar exatamente sobre as áreas que nos interessam mais, por norma estamos mais dedicados à nossa progressão e estamos somente dependentes da nossa performance.

Começar a nossa carreira enquanto freelancer pode ser muito difícil quando ainda não tivemos contacto com uma equipa de marketing e com a realidade do ambiente de trabalho, mas no futuro pode trazer imensos benefícios.

Enquanto freelancers, nós somos responsáveis pela nossa evolução profissional, por conseguir clientes e por todos os processos administrativos/ legais.

 

Cada uma das áreas traz consigo benefícios e desafios e cabe a cada profissional decidir qual o melhor caminho para si.

 

Formação em Marketing Digital

O Marketing é uma área com excelentes oportunidades, mas também uma área com muita competição.

Profissionais com formação em diversas áreas estão a optar pelo marketing como carreira profissional – a melhor forma de nos destacarmos é com uma formação especializada, criada a pensar nos desafios e necessidades do mercado de trabalho atual.

Na Master D contamos com mais de 25 anos na formação de profissionais de excelência! Contamos com uma equipa profissional, dedicada a si, ao seu conhecimento e evolução.

 

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