Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O que é o UX Design

  • As áreas relacionadas com o Design - com o UX e com o UI; continuam a fazer evoluir marcas no mundo digital!
  • Não perca a oportunidade de se juntar a esta área com o curso de Web Design!
ux design

UX Design

UX advém do termo inglês User Experience.

Significa Design da Experiência do Utilizador.

O UX Designer é o profissional responsável pela forma como o utilizador interage com as aplicações Web – com websites ou aplicações móveis; é responsável por definir o que cabe a cada página do website e como é que os diferentes elementos vão interagir entre si.

Nesta área existem dois aspetos fundamentais:

O profissional de UX tem de conhecer o público alvo da empresa – quem é o público-alvo? Quais são os seus objetivos com a aplicação web? Ou quão à vontade é que o utilizador está com a internet? Um website referente a novas tecnologias pode ser bastante técnico, enquanto que um website governamental deve ser mais simples, ou acessível a todos os utilizadores.

E o profissional de UX tem de adaptar o público alvo às necessidades e objetivos da empresa – o objetivo do website ou aplicação web será informar, será vender, ou será dar a conhecer? Um website desenhado para vender tecidos a marcas de roupa, poderá pedir muito mais informação e ser muito mais profundo, do que um website que por exemplo venda brinquedos a consumidores finais.

O UX Designer preocupa-se mais com a forma como o utilizador interage e navega dentro da aplicação e menos com a sua estética. Esse é o trabalho do UI Designer – User Interface.

O UI Designer tem o objetivo de transmitir as ideias e ideais da marca ao utilizador final. Após o UX definir os elementos que deverão de estar presentes, o UI irá trabalhar na sua estética.

  • Quais as cores certas para cada elemento?
  • Qual deverá ser o aspeto dos botões?
  • Qual será a font do texto?

Existem muitas empresas em que o trabalho de UX e UI cabem à mesma pessoa. É opção de cada profissional, especializar-se em uma das áreas ou ter conhecimentos mais gerais para poder trabalhar em ambas. Pela nossa experiência, mesmo que nos especializemos numa das áreas, é importante ter conhecimentos base de ambas – saber porque é que o nosso colega está a optar por uma opção e não por outra, saber como apresentar o nosso trabalho de forma a facilitar ou auxiliar o trabalho do outro.

ux design na prática

UX Design na prática

O UX preocupa-se com encontrar a melhor solução para um problema.

Como podemos vender mais produtos online? Como devemos de apresentar os nossos produtos na internet? A quem é que devemos de mostrar estes produtos?

Seguindo esta lógica, o primeiro passo na criação de uma estratégia de UX, é definir quais são os objetivos da empresa.

 

Objetivos da empresa

A grande maioria das empresas tem o mesmo objetivo – aumentar a faturação.

No entanto, os objetivos das aplicações web são variados. O website de um supermercado é desenhado para gerar vendas, que é diferente de um website de um dentista que tem o objetivo de marcar consultas, e que é diferente do website de um museu que tem o objetivo de informar e aumentar o interesse dos utilizadores.

O primeiro passo do UX Designer é identificar o objetivo da empresa para a aplicação web específica.

 

Análise do Consumidor

As características do nosso público alvo devem ditar a forma como a aplicação é desenhada.

A análise do consumidor no processo de UX Design depende muito da instituição com que estamos a trabalhar. Grandes empresas têm a oportunidade de realizar testes pormenorizados, realizar grupos de foco e realizar experiências para determinar com exatidão o que é valorizado ou não valorizado pelo utilizador.

Estes cuidados trazem grandes vantagens para o processo de planeamento e design da aplicação web, mas também trazem custos. Testes e experiências permitem descobrir aspetos do subconsciente que podem ter impacto no processo de decisão do utilizador, enquanto que grupos de foco e inquéritos dão dados qualitativos e quantitativos sobre o que é valorizado ou não.

Em empresas mais pequenas, muitas vezes, o processo de análise do utilizador é um processo totalmente intuitivo. Tendo uma ideia do nosso produto e dos utilizadores mais comuns, criamos uma persona que será usada como base para as decisões de UX.

Por exemplo, se sabemos que o nosso consumidor alvo é uma criança podemos criar uma página mais interativa.

 

Hierarquia da Informação

Tendo um objetivo em mente e uma persona alvo bem definida, o UX Designer deve identificar a informação mais relevante e que leve aos melhores resultados.

Enquanto estamos a criar um website, temos de decidir qual será o conteúdo certo para o nosso consumidor.

Por exemplo, uma loja de roupa pode criar uma página de produto com todas as informações sobre uma peça de vestuário, sobre todos os materiais usados, sobre todo o processo de criação da peça, sobre todos os envolvidos no processo de produção… Mas será que esta informação é relevante para o utilizador?

Pode ser, como pode também não ser – cabe ao UX Designer decidir, com base nos objetivos da marca e na análise do consumidor.

 

Estratégia Holística

Tendo toda a informação sobre os objetivos da empresa, sobre o consumidor e sobre a informação que deverá de ser colocada em cada uma das páginas, o UX Designer passará para a criação de uma estratégia holística para a criação do produto web.

Muita das vezes, este é um processo que envolve o parecer de vários departamentos. É o processo de montagem de todos os dados, que irá dar a forma ao produto final.

Combinando estratégias e técnicas de UX com os dados recolhidos, o designer criará uma página otimizada para ir ao encontro dos objetivos da empresa e do utilizador.

Curso de Web Design

Capacidades Fundamentais do UX Designer

Como em todas as disciplinas associadas ao Marketing e Web Design; ser UX Designer envolve termos a capacidade de trabalhar em várias áreas distintas que se complementam para gerar os melhores resultados.

Mesmo profissionais que optam por se especializar numa das áreas irão beneficiar de conhecimentos base sobre os departamentos e equipas com quem vão interagir.

 

Capacidades Analíticas

O trabalho do UX Designer é solucionar um problema.

Capacidades analíticas permitem-nos descobrir qual é este problema, de quem é este problema, qual é a solução, e qual é a melhor forma de entregar a solução.

Mesmo depois de ter as plataformas criadas, o profissional de UX Design, continuará sempre a seguir reports e análises para melhorar o produto.

Por exemplo, se vemos que 50% dos nossos utilizadores que expressam vontade de comprar um produto não finalizam a compra, pode ser sinal de que existe um problema no processo de checkout. Devemos de rever toda a jornada do utilizador dentro do site, analisar se o processo de compras e de checkout é intuitivo, etc. – perceber a origem do problema e encontrar uma solução.

 

Conhecimentos de Programação/ Desenvolvimento Web

O UX Designer, em muitas situações, trabalha diretamente com a equipa de programação responsável pelo produto.

Conhecimentos base sobre o modo de trabalhar, sobre as ferramentas usadas, e sobre o que pode ser ou não ser feito, são uma tremenda ajuda no processo de comunicação entre ambas as equipas.

Saber o que podemos pedir e como podemos pedir, fará toda a diferença na eficiência dos projetos e no seu resultado final.

Conheça os Cursos de Programação Master D!

 

Capacidades de Análise de Tendências

Ser inovador é difícil!

Seguir tendências é seguro. O UX Designer deve de acompanhar as tendências e aproveitar as modas que mais se aplicam ao seu projeto.

Criar interfaces com uma experiência semelhante ao que estamos habituados em outras apps e websites diminui a curva de aprendizagem do utilizador e facilita a forma como interagem.

 

Conhecimentos dos Princípios de UX / UI

A área do Design segue-se por alguns princípios base como a hierarquia visual, a consistência, o contexto e familiaridade; que melhoram a experiência do utilizador.

Por exemplo:

Títulos com uma letra maior do que o texto (hierarquia visual), com elementos alinhados e consistência ao longo do design, criam uma melhor experiência para o utilizador.

 

Começar uma carreira em UX Design

As áreas ligadas ao Marketing Digital, às novas tecnologias e novos meios de comunicação estão em grande crescimento. Cada vez mais empresas são criadas completamente sobre este domínio e cada vez mais empresas tradicionais migram parte da sua atividade para estas novas áreas.

São necessários profissionais qualificados com o conhecimento e a experiência para lidar com os desafios do mercado atual.

Neste sentido, criámos o Curso de Web Design Master D!

Nesta formação são ensinados conceitos que servirão como base para uma carreira de Sucesso:

  • O conceito de Design no mundo digital;
  • Os princípios de design UX e UI;
  • Linguagens de programação e Markup: HTML5, CSS e Javascript;
  • Trabalhar com Wordpress – o sistema de gestão de conteúdo mais utilizado no mundo;
  • Princípios de SEO.

Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos de formandos que já terminaram a sua formação, o Curso de Web Design tem um efeito diferenciador no mercado de trabalho. O programa e as atividades foram desenhados por profissionais da área para irem ao encontro dos desafios de hoje.

No final do curso, o formando terá acesso à bolsa de emprego e à bolsa de estágio da Master D que o poderão auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho.

Não perca a oportunidade de integrar a área de Web Design!

Curso de Web Design

Formandos Master D

 

Curso de Web Design

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: