Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

UX e UI: O que são e como evoluir no design

  • Cada vez mais empresas estão a migrar parte ou a totalidade da sua atividade para o digital, trazendo importância para a área do UX/UI.
  • Não perca a oportunidade de integrar esta área com o Curso de Web Design da Master D!
UX e UI

UX e UI

Criar um novo produto passa muito pelo design.

Um bom design significa que o produto terá mais usos ou será mais eficiente e consequentemente será mais procurado pelo público-alvo.

Os produtos já não são só produtos físicos, há muitos produtos digitais. Cada vez mais, a experiência do utilizador é de suma importância para o sucesso destes produtos digitais e sua procura.

Assim sendo, o design assume um papel relevante onde muitas vezes faz e define o produto. O design acaba por ser o ponto que distingue o próprio produto. Com esta evolução, o próprio mercado requer uma especialização de arte e engenho.

UX e UI, ambas trabalham para definir a forma como o utilizador interage com um determinado produto.

Conheça os cursos Master D

Designer UX ou designer de experiência do utilizador (User Experience Designer)

O UX designer é o responsável pela experiência do utilizador, trabalhando na equipa responsável por criar produtos que proporcionem experiências mais convidativas e agradáveis para o utilizador. O UX foca-se no processo de design do produto e marca e na usabilidade – foca-se na sensação que o produto causa e em tornar a interação do utilizador o mais eficiente e simples.

Para tal, o UX Designer passa por vários processos:

  • Criar cenários possíveis para o utilizador;
  • Criar padrões de interação;
  • Testar o produto;
  • Analisar comportamento e interação do utilizador;
  • Criar protótipos do produto.

 

Designer UI ou designer de interface do utilizador (User Interface Designer)

O UI designer é responsável pela aparência do produto – o seu aspeto final.

São os responsáveis por criar as páginas com as quais o utilizador irá interagir, criando um estilo próprio e uma linguagem visual consistente que vai de encontro ao branding da marca.

O designer de interface realiza o seu trabalho criando interfaces em softwares ou outros dispositivos computadorizados.

As funções do UI Designer passam por:

  • Trabalhar a estética das aplicações web, como o Web site;
  • Criar um design que vá ao encontro à imagem da marca;
  • Aperfeiçoar a forma como o utilizador interage com as páginas;
  • Transmitir uma imagem, e ideal de marca para os consumidores.

UX e UI Design no mercado atual

O UX Design é responsável pela forma como o utilizador interage com as aplicações web.

O UI Design é responsável pela ideia, pelas sensações e emoções que as aplicações web transmitem ao utilizador.

Hoje em dia, os designers acabam por assumir responsabilidade em todo o processo de desenvolvimento do produto. Um dos termos de maior relevância hoje é o “Design Thinking” que reflete uma harmonia entre o aspeto estético e a usabilidade do produto.

Se procura uma oportunidade para começar a sua carreira nesta área, conheça o Curso de Web Design da Master D. Nesta formação irá aprender a criar web sites funcionais, atraentes e preparados para todos os dispositivos – do mobile ao PC. Irá abordar as linguagens de marcação – HTML5 e CSS; linguagens de programação – JavaScript; complementados por Bootstrap, técnicas de SEO e por Wordpress – o sistema de gestão de conteúdos web mais usado mundialmente.

A formação em web design foca-se numa vertente prática que vai ao encontro das necessidades do mercado de trabalho de hoje; com o estudo de casos reais e com tutores sempre disponíveis para receber feedback e esclarecer qualquer dúvida.

No final da sua formação terá acesso à bolsa de estágio e à bolsa de emprego Master D que o poderá assistir na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho.

Combinando conhecimento e experiência terá as ferramentas para desenvolver a sua carreira numa das áreas mais promissoras do presente.

A aprendizagem tem, em conta que para desenvolver um produto com sucesso é necessário adotar um processo de melhoria contínua. Os produtos digitais e o seu design estão em constante desenvolvimento e refinamento com base no feedback dos próprios utilizadores.

É importante para estes profissionais que se dedicam ao design quer da experiência do utilizador quer da interface que procurem compreender o produto de forma global. Deixarão de ser apenas designer numa das partes do produto para passarem a ser o designer do produto no seu todo.

Curso de Web Design

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: