Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Design Thinking - O que é e como utilizar

  • O Design e as áreas relacionadas continuam a ganhar relevância no mercado atual, enquanto empresas estão a usar a sua imagem como um modo de diferenciação e de atrair novos consumidores!
  • Não perca a oportunidade de integrar a área com o Curso de Design Gráfico Master D!

O que é o Design Thinking?

Design Thinking significa colocar o utilizador no centro do processo de criação. Através deste processo, designers e utilizadores trabalham em conjunto para ajudar a visualizar e a compreender como interagem as pessoas com as aplicações.

O design thinking pode ter diversos usos e pode até ser utilizado em diferentes departamentos de uma empresa para desenvolvimento de melhorias nas metodologias de trabalho ou até das condições de trabalho.

Esta colaboração permite um melhor entendimento e consequentemente uma abordagem mais inovadora e criativa na definição do design. Esta aprendizagem inclui o que os utilizadores pensam, sentem e a forma como actuam. A observação dos utilizadores é um dos elementos principais bem como a compreensão da sua interação e objectivos pretendidos. Desta forma, os designers obtêm a informação necessária para encontrar o caminho do desenho para as aplicações.

O design thinking segue um processo de desenvolvimento que obedece a cinco etapas que são a Empatia, Definição, Idealização, Protótipo e Teste.

Empatia

Aqui, o objetivo é o designer observar os utilizadores e a forma como interagem e reagem ao produto ou à situação.

Esta etapa deve ser feita sem julgamento e interferência por parte do designer. Dessa forma o utilizador poderá partilhar de forma aberta a sua experiência e ajudar o designer a compreender as suas necessidades.

Definição

Nesta segunda etapa, o objetivo é identificar o problema ou desafio a resolver.

A informação que recolheu da sua observação dos utilizadores irá permitir ao designer identificar o que precisa fazer para ir ao encontro de uma melhor experiência por parte dos utilizadores.

Idealização

A seguir segue-se a etapa de pensar e avançar com ideias de como resolver o problema anteriormente definido.

Para tal, podem ser criadas reuniões de equipa com o propósito de lançar todas as ideias que surjam independentemente da sua viabilidade ou custos. Durante esta fase os designers têm sempre os utilizadores como foco e a resolução do seu problema, enquanto procuram encontrar uma solução que proporcione uma experiência interativa agradável e mais facilitada.

Protótipo

Com o protótipo, o designer cria a solução real e que pode ser experienciada e testada.

Será o ponto de partida para a criação da versão final e que será utilizada pelos consumidores. O objetivo desta etapa é também identificar potenciais problemas adicionais que o utilizador possa experienciar. Dá, assim, uma visão mais concreta do comportamento e ações do utilizador dando oportunidade aos designers de rever e encontrar novas soluções.

Teste

A fase de teste permite recolher novamente informações relevantes quer sobre o comportamento dos utilizadores, quer sobre a sua experiência.

Aqui utilizadores reais vão testar a utilização de um determinado produto. Apesar de ser a última etapa do processo, é possível que a chegada até aqui implique voltar a outras etapas mais atrás. Tudo faz parte do trabalho pois foi feita uma aprendizagem que só se tornou possível com o levantamento feito anteriormente e seguintes passos. No final, o que irá contar é o resultado e características do produto. O desenho do mesmo requer vários olhares e de ângulos e expectativas diferentes.

 

O Trabalho do Designer Gráfico

O Designer Gráfico pode melhorar o resultado do seu trabalho ao pôr em prática o processo de desenvolvimento de Design Thinking.

Esta é uma área que está em constante evolução e que requer um profissional que continue a investir no seu conhecimento. As tendências de 2020 como o uso do monocromático, já não têm a mesma aderência nos dias de hoje, e os utilizadores reparam nisso. Um design antiquado é associado a um produto antiquado.

Na Master D contamos com vários cursos relacionados com a área:

Curso de Design Gráfico – O curso de Design Gráfico prepara formandos para trabalhar com os principais softwares – como o Photoshop, o Illustrator e o After Effects. Desenvolva as capacidades para começar a sua carreira enquanto Designer Gráfico, Designer de Comunicação, Designer Editorial, Ilustrador ou Pós-Produtor Gráfico.

Curso de Web Design – O Curso de Web Design prepara os formandos para os formandos para desenvolverem páginas através de HTML, CSS e JavaScript, trabalhando com Wordpress. Esta é uma área em grande expansão com cada vez mais empresas a passarem parte da sua atividade para o online, onde necessitam de uma página Web - tem-se sentido um grande aumento na procura tanto de UX Designers como UI Designers.

Curso de Multimédia – O Curso de Multimédia prepara os formandos de uma forma holística para as profissões relacionadas, podendo posteriormente ingressar no mercado de trabalho, desenvolver um negócio próprio ou complementar capacidades e técnicas de áreas associadas.

Na Master D contamos com mais de 25 anos de experiência na formação de profissionais de excelência que se focam nas mais diversas áreas de atividade. Para complementar os conhecimentos adquiridos com experiências reais de trabalho, os formandos terão acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio da Master D que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira experiência profissional.

Conheça os cursos Master D!

 

Formandos Master D

 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: