Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Saúde Oral: Será que escova os dentes de forma correta?

  • A Saúde Oral é fundamental para o nosso bem-estar. Sabia que mais de 90% sda população sofre de cáries dentárias? A Medicina Oral continua em constante expansão e está sempre a precisar de profissionais qualificados para auxiliar os pacientes.
  • Já pensou em tirar um curso de assistente dentária? Conheça o curso Master D de auxiliar de Clínica Dentária e saiba como ter sucesso na profissão!

Já todos ouvimos falar várias vezes sobre a questão da saúde da nossa boca mas será que estamos a fazer a coisa certa?

Sabia que há doenças que podem surgir caso não façamos uma correta manutenção dos nossos dentes, gengivas, língua ou mucosas? Independentemente da idade que tenhamos esta é uma questão a não perder de vista...

Os conceitos de Saúde e Saúde Oral são indissociáveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como: "Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade". Por isso, não podemos considerar que atingimos “um estado de completo bem-estar” se a nível da nossa cavidade oral existirem situações patológicas.

O tratamento, mas sobretudo a prevenção médico-dentária, são as bases essenciais para a manutenção do equilíbrio entre estes dois conceitos.

A Técnica 2 X 2 X 2

Esta é uma técnica de escovagem recomendada pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e consiste em:
  • Escovar 2 vezes por dia;
  • Durante 2 minutos;
  • Permanecer 2 horas sem comer após a escovagem e as refeições principais.

Como fazê-lo?

1. Realize uma rotina de higiene dentária diariamente. Deve fazê-lo idealmente no mínimo de duas vezes ao dia, no horário da manhã e no horário da noite.

2.  É importante que na última escovagem diária que realiza, não consuma posteriormente mais alimentos. A produção salivar durante o período noturno fica diminuída e portanto a capacidade protetora da saliva fica diminuída. A permanência de conteúdo alimentar nas superfícies dentárias no período noturno potencia o desenvolvimento de cáries dentárias e outras patologias orais.

3. No procedimento de escovagem não deve descurar a utilização do fio dentário. Este elemento utiliza-se no início da escovagem de modo a que possibilite a eliminação do conteúdo alimentar dos espaços interdentários, para que possa ser removido posteriormente pela escova dentária.

4.  A escovagem deve ser realizada com recurso a uma escova de dureza média e durante um período de 2 minutos. Para controlar este período de tempo pode colocar uma música da sua preferência que tenha aproximadamente esta duração e realizar a escovagem até terminar a música.

5. Consultar regularmente o médico dentista: Idealmente deve realizar consultas de check-up a cada 6 meses de modo a poder realizar um controlo de patologias dentárias e realizar a sua higiene oral. A adoção de uma correta rotina de saúde oral encontra-se inserida no conceito de prevenção e deve ser amplamente adotada. Sorrir de modo saudável é essencial!

Carla Lorigo, Médica Dentista e e-Tutora da formação em Assistente Dentária da Master D

  Se gosta das profissões ligadas à saúde oral e gostava de trabalhar como assistente dentária, A Master D tem o curso certo para si. Com esta formação poderá desempenhar as seguintes funções em hospitais públicos ou privados e clínicas dentárias:
  • Auxiliar / Assistente de clínica dentária ou policlínica, com especialidade de medicina dentária
  • Recepcionista de clínica dentária ou policlínica, com especialidade de medicina dentária

 

Veja o vídeo da Masterclass: Rastreio de Saúde Oral Clínicas Smile Up na Master D Lisboa

 

2 respostas a Saúde Oral: Será que escova os dentes de forma correta?

30 de junio del 2020

Por favor queria me tratar dos meus dentes

responder
01 de Julho de 2020

Estimada Susana,



Agradecemos o seu contacto. Temos cerca de 30 cursos nas mais diversas áreas nas modalidades distância (e-learning) e semi-presenciais (b-learning). Inclusivamente temos também o curso de Assistente Dentária. Caso seja do seu interesse veja mais informações aqui: https://bit.ly/31yHOVN  . Encontramo-nos ao dispor através do email cursos@masterd.pt para qualquer ajuda ou esclarecimento.



Atenciosamente,



Master D



 


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: