Saúde Oral: Será que escova os dentes de forma correta?

Publicado em 2019-07-26

 

saude-oral-master-d

Já todos ouvimos falar várias vezes sobre a questão da saúde da nossa boca mas será que estamos a fazer a coisa certa? Sabia que há doenças que podem surgir caso não façamos uma correta manutenção dos nossos dentes, gengivas, língua ou mucosas? Independentemente da idade que tenhamos esta é uma questão a não perder de vista…

Os conceitos de Saúde e Saúde Oral são indissociáveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como:

“Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Por isso, não podemos considerar que atingimos “um estado de completo bem-estar” se a nível da nossa cavidade oral existirem situações patológicas. O tratamento, mas sobretudo a prevenção médico-dentária, são as bases essenciais para a manutenção do equilíbrio entre estes dois conceitos.

A Técnica 2 X 2 X 2

Esta é uma técnica de escovagem recomendada pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e consiste em:

  • Escovar 2 vezes por dia;
  • Durante 2 minutos;
  • Permanecer 2 horas sem comer após a escovagem e as refeições principais.

Como fazê-lo?

1. Realize uma rotina de higiene dentária diariamente. Deve fazê-lo idealmente
no mínimo de duas vezes ao dia, no horário da manhã e no horário da noite.

2.  É importante que na última escovagem diária que realiza, não consuma posteriormente mais alimentos. A produção salivar durante o período noturno fica diminuída e portanto a capacidade protetora da saliva fica diminuída. A permanência de conteúdo alimentar nas superfícies dentárias no período noturno potencia o desenvolvimento de cáries dentárias e outras patologias orais.

3. No procedimento de escovagem não deve descurar a utilização do fio dentário. Este elemento utiliza-se no início da escovagem de modo a que possibilite a eliminação do conteúdo alimentar dos espaços interdentários, para que possa ser removido posteriormente pela escova dentária.

4.  A escovagem deve ser realizada com recurso a uma escova de dureza média e durante um período de 2 minutos. Para controlar este período de tempo pode colocar uma música da sua preferência que tenha aproximadamente esta duração e realizar a escovagem até terminar a música.

5. Consultar regularmente o médico dentista: Idealmente deve realizar consultas de check-up a cada 6 meses de modo a poder realizar um controlo de patologias dentárias e realizar a sua higiene oral.

A adoção de uma correta rotina de saúde oral encontra-se inserida no conceito de prevenção e deve ser amplamente adotada.

Sorrir de modo saudável é essencial!

Carla Lorigo, Médica Dentista e e-Tutora da formação em Assistente Dentária da Master D

 

Se gosta das profissões ligadas à saúde oral e gostava de trabalhar como assistente dentária, A Master D tem o curso certo para si. Com esta formação poderá desempenhar as seguintes funções em hospitais públicos ou privados e clínicas dentárias:

  • Auxiliar / Assistente de clínica dentária ou policlínica, com especialidade de medicina dentária
  • Recepcionista de clínica dentária ou policlínica, com especialidade de medicina dentária

Veja o vídeo da Masterclass: Rastreio de Saúde Oral Clínicas Smile Up na Master D Lisboa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *