O gestor de marketing completo

Publicado em 2015-02-06

Falar de marketing e de como saber quais as melhores formas de promover um serviço ou produto, nos dias de hoje, é um assunto que pode gerar diferentes opiniões e apresentar caminhos muito diversos.

Marketing

Tudo começa essencialmente com aquilo que se quer promover. Que produto ou serviço temos para colocar à disposição do mercado e como chegar da melhor forma à audiência que pretendemos?

Hoje em dia os consumidores têm acesso a mais informação e conseguem também ter acesso, e até contactar, outros consumidores com um perfil idêntico. Os consumidores querem respostas e as marcas têm de responder para estar à altura das exigências destes novos consumidores.

É preciso saber compreender esta nova forma de estar dos consumidores. É preciso também que as empresas definam uma estratégia que ligue consumidores e marcas, oferecendo uma resposta eficaz ao que os consumidores procuram, ao mesmo tempo que desenvolvem a sua própria marca.

Muitas empresas procuram estabelecer uma relação com os seus consumidores. É dessa relação que depois vão surgir as vendas. E como se desenvolve essa relação? A utilização de diferentes técnicas e ferramentas de marketing tem sido a resposta para as empresas desenvolverem as suas acções de vendas, mas hoje em dia o marketing está muito diversificado e é necessário saber que caminhos escolher.

O marketing tradicional tem sido uma escolha conhecida e segura para muitas empresas. Com as novas tecnologias têm surgido outras formas de comunicar que têm vindo a alterar os comportamentos dos consumidores e empresas. Os gestores compreendem que existem grandes diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital. Ainda assim, um e outro não se anulam mas antes se completam.

Se para criar planos de marketing, recorrendo ao marketing tradicional, já existem bastantes profissionais capazes e bem preparados no mercado, o mesmo não se pode ainda dizer do marketing digital.

E quem tem experiência na área tradicional não a poderá aplicar totalmente na área digital. É preciso saber o que se vai fazer e como fazê-lo em termos práticos.

Se por um lado o marketing digital pode ser uma resposta, que gera poucas dúvidas a quem procura promover os seus produtos ou serviços, por outro torna necessário também que saiba o que pretende fazer. O marketing digital tem tanto de eficiência como de exigência.

É possível obter excelentes resultados e ver a sua marca chegar ao mundo inteiro em pouco tempo, mas é preciso também saber como o fazer para o conseguir. Não é suficiente colocar o produto numa loja online ou desenvolver um website para promover a empresa.

Uma formação que permita ao gestor adquirir conhecimentos em marketing digital pode ajudar a fazer a diferença nos resultados que irá conseguir alcançar posteriormente.

Saberá definir o que pretende, saberá pôr em prática esse plano e saberá analisar os resultados. Entre outras competências, esta formação irá permitir ao gestor:

  • Definir uma estratégia que inclua os recursos digitais disponíveis e essenciais à marca
  • Desenvolver conteúdos para os meios digitais
  • Saber como criar e desenvolver campanhas online
  • Saber como medir os resultados e optimizar as campanhas
  • Saber dinamizar as redes sociais e cativar novos membros e participantes

Assim como o marketing tradicional e digital se complementam também o gestor profissional deve estar preparado para poder trabalhar e para oferecer o seu contributo nestas duas vertentes do marketing.

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