Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Robótica Industrial: vantagens e cursos para se qualificar na área

Como conseguir emprego na indústria

Indústria 4.0

Vivemos na chamada quarta Revolução Industrial ou indústria 4.0 onde a evolução das novas tecnologias e o uso cada vez mais frequente de robôs para automatizar processos apresentam-se como as principais mudanças. Mas o que é, afinal, um robô e quais os seus principais usos? De uma forma simples, um robô corresponde a uma máquina que consegue realizar um conjunto de tarefas complexas de forma automática.

Gostava de trabalhar em robótica? Neste artigo vamos falar das vantagens da robótica industrial e em que cursos pode investir para aumentar as probabilidades de conseguir emprego neste setor que é cada vez mais promissor.

Vantagens da Robótica Industrial

Existem inúmeras tarefas, que pela sua natureza monótona e por vezes repetitiva, fazem com que as pessoas não tenham vontade nem as queiram realizar.

Um exemplo da procura crescente por processos automatizados com uso de robôs na indústria, ou robótica industrial, está relacionado com o rápido crescimento do sector de comércio eletrónico e a consequente necessidade de rastreamento, seleção e encaminhamento de encomendas, realizada em unidades de armazenamento e despacho.

Foi o caso da Amazon que teve a necessidade de criar a sua própria empresa de automação, a Amazon Robotics, que surgir da utilização de uma grande quantidade de robôs nos seus armazéns.

No que se refere à realidade portuguesa, um dos maiores desafios para a economia portuguesa é como aumentar a produtividade do trabalho e, segundo a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a automação poderá ser um dos caminhos pelos quais passa este aumento da produtividade.

A aplicação de robôs em processos automatizados pode aumentar a procura de mão de obra qualificada por meio da eficiência que trazem à produção industrial (efeito de produtividade).

Por outro lado, existe o risco de desemprego por falta de qualificação dos trabalhadores. Por isso, nunca é demais relembrar a importância da formação contínua para acompanhar evolução tecnológica.   

Cursos para trabalhar na indústria

A Master D dispõe de várias formações ligadas à indústria, entre as quais, o curso de Automação, curso de Manutenção Industrial e curso de Robótica.

Se optar pelo curso de Robótica, vai aprender a programar robôs colaborativos da marca Universal Robots e da marca KUKA. Esta formação tem ainda grandes vantagens, tais como estar disponível na modalidade online, totalmente a distância, e adquirir conhecimentos acerca de softwares fundamentais para trabalhar nesta área, como o Polyscope e KUKA Sim Pro.

Os conteúdos do curso de Robótica, de forma geral, são os seguintes:

  • Introdução à Robótica
  • Programação Robótica
  • Opções Avançadas de Robótica
  • KUKA – Básico
  • KUKA – Avançado

 

No final do curso, para além do certificado de formação, terá ainda acesso ao certificado Robótica do Instituto Tecnológico da Master D em parceria com a Universal Robots.

Especialize-se em Robótica Industrial com a Master D e adquira todos os conhecimentos necessários para ser um profissional altamente qualificado para trabalhar no sector da indústria.

Artigo de Luís Carreiras, e-Tutor do Curso de Robótica da Master D

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: