• Partilhar:
Robótica: o que é e como trabalhar na área

Já se apercebeu que o mundo está a mudar? Estamos hoje a viver a chamada Quarta Revolução Industrial, ou também conhecida como Indústria 4.0, que está a trazer muitas alterações aos sistemas de produção, bem como aos modelos de negócio das empresas.

A robótica, por exemplo, é uma das tecnologias que está na ordem do dia e muito presente na nossa vida. Aparece um pouco por todo o lado e, muitas vezes, não nos apercebemos do que se trata. O seu propósito principal é replicar ações humanas, mas neste caso através da utilização de máquinas criadas para esse efeito.

São um elemento crucial pois podem intervir em ambientes perigosos, onde seres humanos não poderiam sobreviver, podem fazer atividades que os humanos não querem fazer ou que causam um elevado desgaste físico. A criação de robôs para a realização destas ações é possível fazendo a integração da engenharia com a ciência da computação.

Esta é uma área onde diferentes engenharias estão presentes, como a engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia da informação, mecatrônica, eletrônica, bioengenharia, engenharia da computação, engenharia de controlo, engenharia de software, matemática, entre outras.

O uso de robôs está, efetivamente, presente em múltiplos sectores de atividade.

Como trabalhar em robótica

Para quem quer trabalhar nesta área, a expectativa de facilmente encontrar uma oportunidade de trabalho é alta e está correta. Os desenvolvimentos que têm ocorrido nos últimos tempos, em diversas áreas, contribuíram para uma procura crescente de profissionais habilitados a trabalhar em diferentes projetos e sectores.

No entanto, desengane-se se pensa que o grau de exigência é pouco. A especificidade deste trabalho e os conhecimentos técnicos que são necessários exigem ao futuro profissional uma formação certificada e especializada na área.

curso de robotica - Master D

Cursos para aprender robótica

Ao decidir realizar um Curso de Robótica deverá avaliar bem o conteúdo e programa do mesmo. Qual será a especialidade que irá obter e onde estará apto a trabalhar são elementos que deve investigar. Se pretende trabalhar num sector de atividade específico deve confirmar também que o curso que vai fazer responde eficazmente a esse objectivo. Igualmente importante é a certificação que vai obter. Esta certificação dá aos futuros empregadores uma garantia de serviço e que a aprendizagem está de acordo com as de referência e já reconhecidas no mercado.

O novo curso de robótica da Master D proporciona aos formandos no final do curso um certificado em robótica do Instituto Tecnológico da Master D com Universal Robots. A Universal Robots, é uma empresa dinamarquesa, fundada em 2005, que tem recebido inúmeros prémios e sido nomeada por diversos membros empresariais do sector um pouco por todo o mundo.

Porque aprender robótica

A criação de produtos com valor acrescentado, eficientes e que façam uma gestão responsável das energias é essencial para as empresas se manterem competitivas e serem respeitadas no mercado. Essa combinação de vários requisitos na produção coloca num lugar de destaque a utilização diária da robótica para poder responder de forma competitiva e promover a melhoria dos processos produtivos, contribuindo também para a criação de novos modelos de negócio.

Mais do que retirarem aos humanos o seu trabalho, os robôs vêm fazer muitas tarefas que os humanos não querem fazer e, em alguns casos, que provocam um desgaste físico que deixa as suas marcas. Por outro lado, algumas destas funções acabam por acrescentar pouco valor, no grande esquema da produção, e torna-se necessário recorrer também à automatização para que as mesmas não tornem todo o processo inviável quando analisamos os custos de produção e o produto final.

Colocar-se na linha da frente, é ser um profissional com formação na área da robótica e que está atento ao desenvolvimento industrial e económico. As oportunidades de desenvolver uma carreira profissional no sector da robótica não vão faltar, mas ser um profissional bem preparado coloca-o na mira das melhores empresas e poderá trabalhar em projetos inovadores que o farão crescer ainda mais como profissional especialista no sector da robótica.

--

Neste artigo demos-lhe a conhecer as vantagens de apostar na área da robótica e a importância da formação neste sector que requer conhecimentos específicos e, cada vez mais, procura profissionais qualificados.Conheça agora os melhores cursos na área da Eletrotécnica, Indústria e Automação e prepare-se para os novos empregos na indústria 4.0.

Artigos relacionados

Comentários

12 de Novembro de 2021Belany
Olá bom dia!!
Terminei o ensino secundário a alguns anos na área de mecânica e gostaria de fazer um curso em robótica ! Encontrei este anúncio no Facebook e gostaria de obter mais informações se possível! Obrigada!
Responder
12 de Novembro de 2021Master D — PT

Olá, Belany



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Robótica da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://www.masterd.pt/curso-robotica.html

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D