• Partilhar:
Indústria 4.0: o que é e cursos para trabalhar na área

Uma das fases mais marcantes da história ocidental foi a Revolução Industrial, que começou durante a segunda metade do século XVIII, em Inglaterra.

Máquinas a vapor, produções em massa, homens e mulheres a ocuparem lugares nas grandes fábricas de tecido. Quando imaginamos cenas como esta, pensamos logo em imagens cinematográficas a preto e branco.

Cores muito limitadas, se as comparamos com o universo de cores que as câmaras, as imagens e os ecrãs dos computadores nos apresentam atualmente.

De facto, vivemos a chamada quarta Revolução Industrial. Uma fase da história ocidental que será lembrada pela rápida evolução das tecnologias. Telemóveis, computadores, eletrodomésticos, robôs industriais e muitos mais equipamentos. Todos estes são utilizados nos mais diversos espaços da nossa sociedade e possuem custos baixos sendo, portanto, cada vez mais acessíveis.

Estes materiais evidenciam a rapidez com que temos evoluído a nível pessoal e profissional e as dinâmicas do mercado mudam na mesma velocidade.

Sendo assim, a procura por profissionais que trabalham no desenvolvimento das tecnologias do novo modelo industrial, a chamada Indústria 4.0, é cada vez mais maior.

Já pensou em trabalhar num setor com um futuro promissor e que lhe pode oferecer um amplo leque de possibilidades profissionais? A Master D aposta nesta área e incentiva cada vez mais formandos a fazerem-no também.

Cursos para trabalhar na Indústria 4.0

Estamos perante novas mudanças que vieram para ficar e que obrigarão as empresas a adaptarem-se e a procurarem mão de obra especializada. O emprego nesta indústria não vai desaparecer, mas sim alterar-se. Por isso, a Master D acredita ser necessária uma especialização que ajude a antecipar problemas e estudar as melhores soluções.

Sendo a Indústria 4.0 muito ampla, há diversos cursos que um profissional poderá fazer antes (ou mesmo durante) da sua integração no mercado de trabalho.

A Master D apresenta 4 cursos para profissionais da Indústria 4.0. Durante essas formações, que podem ser feitas semipresencialmente nos centros formativos de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, os formandos da Master D exploram os problemas e as soluções que decorrem o quotidiano destes profissionais.

Curso Automacao Industrial

Curso de Autómatos Programáveis - Automação Industrial

Imagine se a falta de mão de obra em determinados setores do mercado pudesse ser suprimida por robôs? É o que está a acontecer e que deverá prolongar-se por anos.

Para tornar os seus processos mais eficientes, diversas unidades de produção industrial recorrem a sistemas automatizados, utilizando robôs controlados por autómatos programáveis. No entanto, a mão humana é sempre necessária para a programação, reparação ou potenciar o desempenho dos autómatos.

Aprenda a programar estes autómatos com o Curso de Autómatos Programáveis - Automação Industrial da Master D.

Curso Robotica

Curso de Robótica

Sabia que o uso de robôs e de sistemas de automação será essencial para reindustrializar Portugal no pós-pandemia?

Estima-se que haverá um investimento de até 4,5 mil milhões de euros na economia dentro dos próximos 4 anos. Só assim as empresas tornam-se mais produtivas, rentáveis e competitivas.

Nesse sentido, um profissional capaz de executar tarefas de produção, manutenção e programação nas empresas é uma das atuais necessidades do mercado.

Torne-se num profissional como este perfil com o Curso de Robótica da Master D.

Curso Manutencao Industrial

Curso de Manutenção Industrial

O Curso de Manutenção Industrial da Master D prepara-o para resolver os problemas e desempenhar as funções ao nível da manutenção de sistemas elétricos, eletropneumáticos e eletrónicos.

Com este curso, pode obter o certificado Automatismos Elétricos do Instituto Tecnológico Master D em colaboração com a Siemens. Um grande investimento no seu futuro profissional!

Curso Reparador Equipamento Medico Hospitalar

Curso de Reparador de Equipamento Médico e Hospitalar

O que seria da área da saúde se não fosse a Indústria 4.0? Atualmente vemos robôs a realizarem exames e cirurgias - algo inimaginável há 30 anos!

A manutenção dos equipamentos deve ser realizada por profissionais qualificados e que respeitem as normas de segurança necessárias.

Através do Curso de Reparador de Equipamento Médico e Hospitalar da Master D, os formandos aprendem a montar, instalar, configurar, calibrar, reparar e realizar a manutenção nestes equipamentos técnicos.

 

A Master D está segura de que a Indústria 4.0 está a revolucionar não apenas o nosso quotidiano, na perspetiva do consumidor, mas as nossas práticas profissionais. Se pretende especializar-se num centro de formação de excelência, a Master D Portugal está à distância de um clique. Mas se pretende manter o contacto semipresencial, pode encontrar-nos nos centros formativos de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

Diga adeus aos problemas profissionais. Conheça a Master D Portugal e todas as vantagens que somente um curso à sua medida pode oferecer.

Para estar sempre a par de todas as novidades, siga-nos no Facebook, no Instagram e no canal do Youtube da Master D!

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D