Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Estudar online: 7 dicas para ser mais produtivo

  • Estudar online é cada vez mais fácil e acessível para todos! Existem plataformas de estudo, existem materiais de apoio, existem ferramentas que nos ajudam a concentrar. 
  • Invista hoje na sua carreira com um curso Online Master D
dicas para estudar online

Estudar online pode ser mais exigente para alguns de nós, mas há comportamentos que podemos adotar para melhorar os resultados. 

Como diria o Gato Cheshire em Alice no país das maravilhas “se não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Agora, se tem a sua meta definida, o melhor é ter um plano de ação para ser mais eficaz.

Quer melhorar o estudo a distância? Estas 7 dicas são essenciais para si.

1. Crie um espaço para estudar online

Onde quer que decida estudar é importante que esse espaço o ajude a manter-se focado e inspirado para estudar.

Escolha qual a divisão da casa onde pode estabelecer a sua base, mas há algumas caraterísticas que potenciam os resultados: uma boa luz natural, sossego (com ou sem música) e uma vista para elementos que o tranquilizem e ajudem a manter o foco.

Por outro lado, ter elementos à sua volta que o podem distrair ou interromper não é a melhor escolha.

2. Defina objetivos

Quais são os seus objetivos para a manhã ou dia de estudo? Como define que o dia foi produtivo ou não?

É importante que, antes de começar, saiba o que pretende alcançar e no final do período que definiu verifique se cumpriu.

Outra forma que o ajuda a selecionar os assuntos é seguir a ordem de prioridades seguinte:

  • Importante + urgente
  • Importante + não urgente
  • Não importante + urgente
  • Não importante + não urgente

3. Siga a regra 80/20

A acrescentar ao ponto 2, poderá seguir também a Lei de Pareto. Conhecida no meio da gestão, diz-nos que 80% dos resultados resultam de 20% de todas as tarefas para qualquer ação.

Assim, deverá identificar quais as tarefas que trazem mais impacto e retorno e defini-las como prioritárias.

4. Organize grupos de estudo online

Sente-se solitário e há demasiado silêncio? Para contrabalançar essa situação, esta é uma das nossas preferidas dicas para ser mais produtivo a estudar em casa. Por exemplo, pode sempre encontrar um grupo com quem combine algumas sessões de estudo virtual em grupo.

Para além do próprio estudo que se propõe fazer é também uma oportunidade de ter uma rotina diferente e trocar ideias. Podem falar dos métodos de trabalho, do que funciona melhor e pior e até fazer uma pausa virtual onde tomam um café ou refresco em conjunto e põem a conversa em dia.

Será um dos melhores momentos da semana e pode funcionar quase como uma recompensa e uma oportunidade de aprendizagem em grupo.

aluna a estudar online

5. Valorize os resultados e estabeleça recompensas

Cada conquista, por mais pequena ou maior, é uma conquista e deve ser valorizada e reconhecida. Muitas pequenas tarefas podem levar a grandes resultados e é importante tomar consciência de cada uma delas e reconhecer o seu contributo.

A melhor forma é definir a sua recompensa. Não só lhe fará bem a pausa e descanso como terá um significado especial porque estará a dar ênfase a algo positivo que conseguiu.

Essa é a força motora para alimentar a motivação para continuar o seu estudo e cumprir os seus objetivos.

6. Faça intervalos

Cada pessoa tem o seu ritmo. Algumas pessoas preferem estudar durante 90 minutos seguidos enquanto para outras isso parece impensável.

Tem de encontrar o seu ritmo que lhe permite usufruir ao máximo do seu foco e concentração.

Algumas pessoas preferem trabalhar 45 minutos sem qualquer distração e fazer depois uma pausa de 15 minutos. Outras preferem os tais 90 minutos e uma pausa de meia hora.

O trabalho produzido no final pode ser igual, mas cada um deve conhecer qual o equilíbrio ideal entre as funções e o descanso para definir o seu método ideal e mais produtivo.

Neste artigo pode conhecer ainda algumas técnicas de estudo e escolher a melhor para si.

7. Coloque o que estudou online em prática

Pôr em prática e seguir o método que definiu parece óbvio, mas por vezes é o que falta. O plano serve como referência de como deve agir e fazer.

Primeiro deve fazê-lo e depois deve controlar os resultados. Só pode mudar aquilo de que tem consciência e avalia. Sendo que este ponto, acaba por ser o primeiro para poder melhorar e tornar-se mais produtivo.

Agora que já conhece as principais dicas para estudar online, convidamo-lo a saber mais sobre os cursos online da Master D. Invista no seu futuro, mesmo a distância!

 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: