Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Cursos a distância? Dicas para ser mais produtivo a estudar em casa

Porque não estudar em casa?

 Há situações em que temos mesmo de estudar a partir de casa mas isso não significa que temos de mudar totalmente os nossos hábitos.

Os cursos a distância hoje em dia são muito mais frequentes do que possa imaginar e há muita gente que procura esta forma para continuar ativa no mercado de trabalho.

Seja por falta de tempo para deslocações, vontade de conciliar a atividade profissional com o estudo, ter mais tempo para os filhos. Independentemente da motivação estudar a distância não é um problema mas sim uma oportunidade.

Há algum tempo que pensava em ter uma nova profissão e esteve a adiar? Reunimos algumas dicas que temos a certeza que vão ajudá-lo a tirar o máximo partido do seu curso online.

Ajuste à sua realidade e vamos a isso!  

Dicas essenciais para fazer um curso a distância

 
  • Contacte a equipa docente para esclarecimento de dúvidas 

​Avançar no estudo com dúvidas deverá ser algo a evitar. Utilize os canais habituais de contacto com o Tutor ou Preparador e resolva a dúvida o mais rápido possível.

Caso não o faça poderá prejudicar a continuidade do estudo e a assimilação dos conteúdos seguintes.

  • Assista a webinars 

Os webinars são excelentes formas para entrar em contacto direto com os tutores/formadores e com os colegas de curso. Este contato mais direto, mesmo nos cursos a distância, ajuda a esclarecer e são ótimas ferramentas de motivação.

  • Escolha o seu local ideal de estudo

Até mesmo o ambiente onde estamos tem influência no estudo. Prefira um local arejado, com luz natural e com o menor número de distrações possível. Vai ver que o estudo renderá mais. Se gostar de ouvir música enquanto estuda e sente que o ajuda, não hesite. Mas aconselhamos que não saiba a letra para evitar que se concentre na letra em vez do estudo.

  • Durma 8 horas por dia

Um descanso eficaz é fundamental para uma boa aprendizagem. Quanto mais decansados, mais ativo e mais disponível para aprender.

  • Descubra a hora em que se sente mais concentrado

Manhã, tarde ou noite? Todos somos diferentes e neste caso não há exceção. Há quem prefira o estudo logo pela manhã, outros consideram a noite a sua aliada. Seja qual for o seu caso, o importante é descobrir a hora em que é mais produtivo.

  • Alimente-se bem e beba água

Uma boa alimentação e hidratação potenciam o bem-estar geral e permitirá que o seu corpo responda bem melhor aos estímulos.

  • Organize o seu dia

Inicie o dia planeando as tarefas que irá fazer ao longo do dia. Defina quanto tempo gastará em cada delas e discipline-se. Se preferir, defina no dia anterior o seu dia seguinte e trace as suas metas.

  • Desligue-se das tecnologias não essenciais

Se puder, desligue as notificações do telemóvel. Se receber mensagens ou outro tipo de notificação, a curiosidade poderá fazer com que se distraia para ver e coloca em causa a concentração.

  • Faça pausas frequentes

Por cada 50 minutos, descanse 10. As pausas são importantes para evitar o desgaste mental e a diminuição da concentração.

  • Faça exercícios práticos, resumos e tópicos

Cada um de nós terá o seu método mais eficaz. Contudo, estas três situações ajudarão a reter a informação. Utilize ainda marcadores de cores para fazer destaques na matéria.

  • Exercite-se

O exercício físico oxigena o cérebro e é um bom aliado do estudo. Alongamentos, Yoga, pilates... Qual o seu preferido? Se não puder sair de casa pesquise na Internet. Há muitas plataformas que disponibilizam exercícios e até aulas online.

 

Há algum tempo que pensava em ter uma nova profissão e esteve a adiar? Por vezes pensa que deveria reciclar os seus conhecimentos na sua profissão atual e nunca mais chegava o dia do passo em frente? Hoje é o dia!

Veja as opiniões dos formandos Master D e basta escolher a sua área ideal.  É sempre tempo de aprender. E a Master D percebe de formações como nenhum outro Centro Formativo!

 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: