Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Como estudar em casa? 4 Dicas Master D

  • Sabemos que estudar em casa é uma das opções mais convenientes para a maior parte das pessoas. Também sabemos que esta é das opções com mais obstáculos para um estudo eficiente.
  • Siga estas dicas Master D e saiba como estudar em casa, deitando abaixo todas as barreiras!
Como estudar em Casa

1.Escolher e organizar o local de estudo

Ter uma sala específica para estudar em casa não está ao alcance de todas as pessoas. Por isso, o melhor é escolher um espaço da casa que seja minimamente sossegado e tenha boa luz. Este local deverá estar limpo, organizado e com espaço para que tenha consigo todo o material que necessita.

Nesse canto deverá apenas limitar-se a estudar! Ao limitar o número de ações a fazer num determinado espaço, o nosso cérebro preparar-se-á automaticamente para a sessão de estudo.

Se estudar em espaços sossegados não é a melhor opção para si, existem formas de estudar em casa com desassossego. Sugerimos pôr música numa coluna ou convidar colegas.

 

1.1.Organização do local de estudo

A organização do seu espaço de trabalho é um fator essencial de como estudar em casa de forma mais produtiva.

Ali deve ter todos os equipamentos e materiais que precisa, como livros, computador, material de escritório e um plano de estudos. Assim, não terá de sair do local e correr o risco de se distrair pelo caminho. Faça uma listagem do material que precisa e confirme antes de começar a estudar.

Se precisar de se mover, considere estudar de pé. Não é necessário ter uma secretária que se eleva; basta que tenha uma estrutura que eleve os materiais de acordo com a sua altura. Pode também ler em voz alta enquanto se movimenta numa dada divisão.

 

2.Planear o Estudo e Definir Prioridades

2.1.Definir horários de estudo

Tanto que se repitam ou que variem de acordo com outras atividades. Definir horários de estudo é essencial para que a sessão aconteça mesmo, dado que já se tem esse tempo reservado na sua agenda ou num cronograma.

O ideal seria que se mantivesse o mesmo horário para que o cérebro reconheça o hábito. Lembre-se, os seres humanos são animais rotineiros!

 

2.2.Criar um cronograma semanal

Criar um cronograma semanal com dias da semana, tarefas e o tempo que essas vão demorar a terminar pode ajudar a que se mantenha no ritmo de estudo.

Além disso, poderá redefinir prioridades nas matérias de estudo, acrescentar notas, subdividir temas… O que precisar! Opte por fazê-lo em papel se precisar de escrever para memorizar ou utilize uma plataforma online para tenha o cronograma consigo no seu smartphone.

 

2.3.Estabelecer objetivos e prioridades

Há matérias em que temos mais facilidade e trabalhos que são mais urgentes que outros. Para estudar em casa de forma eficiente, há organizar o estudo e estabelecer prioridades.

Pergunte-se: Quais são as disciplinas com um teste mais próximo? Qual é o próximo trabalho que vai ter de entregar? Quais as matérias a que tem de dedicar mais tempo de tudo?

Defina também objetivos reais e mais fáceis de alcançar, como: rever uma matéria até dia x.

 

3.Evitar a procrastinação

Procrastinar é dos maiores obstáculos a derrubar para que se consiga estudar em casa. Para tal, é essencial evitar distrações a todo o custo.

Desligue a televisão, bloqueie aplicações e redes socias e mantenha o telemóvel fora de secretária. Além disto, pode também avisar as pessoas que moram consigo para não incomodarem durante o tempo em que estiver a estudar.

 

4.Mantenha-se saudável!

Beber água, ter uma alimentação variada e praticar exercício físico! Tudo isto é essencial quando nos perguntamos “Como estudar em casa?”

Estes quatro fatores mantêm o cérebro a funcionar da melhor forma, ajudam-no a manter-se focado e com melhor memória, e mantêm-no também com mais energia para continuar.

 

4.1.Preservar a saúde mental

Sem saúde mental, não há como estudar em casa. Ou fora dela!

Primeiro, tente dormir as horas que precisa para estar verdadeiramente revitalizado.

Em segundo lugar, evite o isolamento. Se é necessário evitar contacto com outros para se focar, é também verdade que estar completamente isolado não faz com que o estado de espírito seja o melhor para estudar.

Além disto, faça pausas de 15mins entre temas. Neste intervalo pode reconectar-se com amigos ou simplesmente recompensar-se pela produtiva sessão de estudo que está a ter.

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: