Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Estudar online: 7 dicas para ser mais produtivo

O online é a modalidade cada vez mais escolhida por quem quer conciliar o emprego, ou outras atividades do dia a dia, com a formação. Conheça as dicas Master D para tirar o máximo partido do estudo em casa.

Dicas estudo a distancia - Master D

Como diria o Gato Cheshire em Alice no país das maravilhas “se não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Agora, se tem a sua meta definida, o melhor é ter um plano de ação para ser mais eficaz.

Estudar online pode ser mais exigente para alguns de nós, mas há comportamentos que podemos adotar para melhorar os resultados. 

Quer melhorar o estudo a distância? Estas 7 dicas são essenciais para si.

1. Crie um espaço de estudo

Onde quer que decida estudar é importante que esse espaço o ajude a manter-se focado e inspirado para estudar.

Escolha qual a divisão da casa onde pode estabelecer a sua base, mas há algumas caraterísticas que potenciam os resultados: uma boa luz natural, sossego (com ou sem música) e uma vista para elementos que o tranquilizem e ajudem a manter o foco.

Por outro lado, ter elementos à sua volta que o podem distrair ou interromper não é a melhor escolha.

2. Defina objetivos

Quais são os seus objetivos para a manhã ou dia de estudo? Como define que o dia foi produtivo ou não?

É importante que, antes de começar, saiba o que pretende alcançar e no final do período que definiu verifique se cumpriu.

Outra forma que o ajuda a selecionar os assuntos é seguir a ordem de prioridades seguinte:

  • Importante + urgente
  • Importante + não urgente
  • Não importante + urgente
  • Não importante + não urgente

3. Siga a regra 80/20

A acrescentar ao ponto 2, poderá seguir também a Lei de Pareto. Conhecida no meio da gestão, diz-nos que 80% dos resultados resultam de 20% de todas as tarefas para qualquer ação.

Assim, deverá identificar quais as tarefas que trazem mais impacto e retorno e defini-las como prioritárias.

4. Organize grupos de estudo virtuais

Sente-se solitário e há demasiado silêncio? Para contrabalançar essa situação, esta é uma das nossas preferidas dicas para ser mais produtivo a estudar em casa. Por exemplo, pode sempre encontrar um grupo com quem combine algumas sessões de estudo virtual em grupo.

Para além do próprio estudo que se propõe fazer é também uma oportunidade de ter uma rotina diferente e trocar ideias. Podem falar dos métodos de trabalho, do que funciona melhor e pior e até fazer uma pausa virtual onde tomam um café ou refresco em conjunto e põem a conversa em dia.

Será um dos melhores momentos da semana e pode funcionar quase como uma recompensa e uma oportunidade de aprendizagem em grupo.

5. Valorize os resultados e estabeleça recompensas

Cada conquista, por mais pequena ou maior, é uma conquista e deve ser valorizada e reconhecida. Muitas pequenas tarefas podem levar a grandes resultados e é importante tomar consciência de cada uma delas e reconhecer o seu contributo.

A melhor forma é definir a sua recompensa. Não só lhe fará bem a pausa e descanso como terá um significado especial porque estará a dar ênfase a algo positivo que conseguiu.

Essa é a força motora para alimentar a motivação para continuar o seu estudo e cumprir os seus objetivos.

6. Faça intervalos

Cada pessoa tem o seu ritmo. Algumas pessoas preferem estudar durante 90 minutos seguidos enquanto para outras isso parece impensável.

Tem de encontrar o seu ritmo que lhe permite usufruir ao máximo do seu foco e concentração.

Algumas pessoas preferem trabalhar 45 minutos sem qualquer distração e fazer depois uma pausa de 15 minutos. Outras preferem os tais 90 minutos e uma pausa de meia hora.

O trabalho produzido no final pode ser igual, mas cada um deve conhecer qual o equilíbrio ideal entre as funções e o descanso para definir o seu método ideal e mais produtivo.

Neste artigo pode conhecer ainda algumas técnicas de estudo e escolher a melhor para si.

7. Coloque em prática

Pôr em prática e seguir o método que definiu parece óbvio, mas por vezes é o que falta. O plano serve como referência de como deve agir e fazer.

Primeiro deve fazê-lo e depois deve controlar os resultados. Só pode mudar aquilo de que tem consciência e avalia. Sendo que este ponto, acaba por ser o primeiro para poder melhorar e tornar-se mais produtivo.

Agora que já conhece as principais dicas para estudar online, convidamo-lo a saber mais sobre os cursos online da Master D. Invista no seu futuro, mesmo a distância!

 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: