Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O que é a Energia Renovável?

  • A energia renovável continua a receber crescente procura devido a fatores como preocupações ambientais, o potencial para custos mais baixos e a possibilidade de usar recursos renováveis basicamente infinitos.
  • Não perca a oportunidade de começar uma carreira na área com o curso de Energias Renováveis da Master D!
O que é a energia renovavel

O que é a Energia Renovável?

Hoje em dia, a energia é uma parte crucial da nossa subsistência.

Desde as pessoas individuais, a negócios, aos veículos e às industrias; a energia tem um papel central na nossa sociedade.

No entanto, este aumento na necessidade de usar energia trouxe um problema ao nosso modo de produção anterior – estávamos dependentes de combustíveis fósseis. Este tipo de combustível apresenta duas grandes desvantagens:

O fato de ser um recurso finito traz questões quanto à possibilidade de ser usado no futuro, dada a previsão de que o consumo energético continue a aumentar;
Estes recursos estão muito associados à emissão de gases poluentes.

Desta forma, governos começaram a promover novas fontes de produção de energia mais limpa, amiga do ambiente e renovável – as fontes de energias renováveis.

Hoje em dia, as energias renováveis já são preferenciais para muitas atividades industriais que as usam como uma forma de se distinguirem nos olhos dos consumidores, e são preferenciais para muitas pessoas individuais preocupadas com questões ambientais.

Dizemos que uma energia é renovável quando ela se reabastece de forma natural e está disponível em quantidades ilimitadas.

Curso de Energias Renováveis

Quais são os diferentes tipos de energias renováveis?

As energias renováveis estão a ser cada vez mais procuradas por pessoas, empresas e instituições.

  • Cada vez mais indivíduos estão a optar por usar painéis solares na sua habitação como uma forma de diminuir custos e ajudar o ambiente;
  • Cada vez mais empresas apostam num branding amigo do ambiente como uma forma de engenharia social – como uma forma de demonstrar os seus valores;
  • Cada vez surgem mais empreendimentos na área das energias renováveis como parques de turbinas eólicas.

Entre as energias renováveis mais conhecidas estão a energia solar, eólica e hidráulica.

 

Energia Solar

A energia solar usa o sol como uma fonte de produção, através de painéis fotovoltaicos capazes de gerar eletricidade para habitações e negócios.

A energia solar é uma das mais utilizadas entre as energias renováveis e continua a ganhar popularidade com o crescimento das preocupações ambientais e de sustentabilidade e com o aumento dos custos associados à produção de energia fóssil.

Os painéis fotovoltaicos são compostos por células fotovoltaicas compostas por um material semicondutor. Quando os raios solares atingem as células, eletrões nos materiais semicondutores começam a gerar movimento que por sua vez gera uma corrente elétrica. Esta corrente elétrica é capturada em equipamentos metálicos e transportado através de fios para ser usado como eletricidade.

A energia solar é amiga do ambiente e renovável, não produzindo emissões de gases que causam o efeito de estufa, nem que contribuem para o aquecimento global. Uma das suas grandes vantagens é a versatilidade – painéis fotovoltaicos individuais não necessitam de grandes investimentos nem de muito espaço e são capazes de gerar energia para uma habitação ou pequeno negócio.

 

Energia Eólica

A energia eólica utiliza o vento como o seu meio de produção, através de turbinas eólicas.

As turbinas eólicas normalmente são compostas por três pás, montadas num rotor, que por sua vez está montado numa torre. O vento ao bater nas pás da turbina faz com que elas girem, que por sua vez fazem girar o equipamento do rotor e torre gerando energia mecânica que passa por um gerador para ser transformada em energia elétrica.

A energia eólica necessita de um investimento inicial bastante significativo, mas os avanços que se têm feito na sua tecnologia estão a trazer cada vez mais vantagens monetárias para investidores na área. Combinando custos mais baixos, com a maior rentabilidade e com a maior procura por energia vinda de fontes renováveis, têm existido bastantes empresas e investidores que criam empreendimentos nesta área.

Os avanços na tecnologia de armazenamento de energia têm ainda permitido que parques de energia eólica sejam construídos em zonas remotas, beneficiando a economia de zonas interiores afastadas das grandes cidades.

 

 Energia Hidráulica

A energia hidráulica utiliza a força de água em movimento para gerar energia através de instalações hidrelétricas.

A forma mais comum de instalação hidrelétrica é composta por uma barragem junto a um corpo de água como um rio ou um lago, onde poderá ser acumulado um grande reservatório de água. A água é despejada através de turbinas que têm pás que ao girar criam energia mecânica que passa por um gerador para se transformar em energia elétrica.

A energia hidráulica é uma das usadas á mais tempo. Na sua forma mais primitiva era usada, por exemplo, para mover moinhos de moer cereais ou para tratar madeira. Os avanços recentes feitos na área têm tornado esta energia numa fonte de grande rendimento para países ricos em água.

energia solar

Vantagens das Energias Renováveis

Em anos recentes, temos sentido um grande aumento na tecnologia que trabalha com as energias renováveis.

Incentivos criados pelo estado para desenvolver a área em conjunto com os investimentos realizados por empresas privadas que atuam nesta área têm gerado efeitos significativos na tecnologia de produção de energia renovável. O custo do equipamento tem baixado, enquanto que a sua durabilidade e/ ou produtividade aumenta. Para mais, depois do investimento inicial, não existem custos contínuos significativos.

Estes avanços, por sua vez, funcionam como incentivos para novas empresas entrarem na área investindo na tecnologia e continuando o seu desenvolvimento.

Assim, uma das grandes vantagens da produção de energia renovável é o seu custo que continua a diminuir e que não está dependente do preço de matérias primas como a energia fóssil. Se o preço do carvão ou do gás natural aumentarem, o preço da energia fóssil irá aumentar; enquanto que não existe um custo inerente ao vento ou aos raios solares.

Outra vantagem é o baixo nível de poluição que é gerado na produção desta energia.

Uma das críticas iniciais que as energias renováveis tiveram, foram as elevadas emissões que eram realizadas durante a produção do equipamento. No entanto, os avanços tecnológicos têm tornado a produção cada vez mais eficiente, e hoje, vemos um nível de emissão de gases muito menor quando comparamos a industria da energia renovável com a indústria da energia fóssil.

O baixo nível de emissões poluentes em conjunto com a possibilidade de usar recursos basicamente infinitos têm sido os grandes contribuidores para o aumento na popularidade deste tipo de energia.

vantagens das energias renováveis

Trabalhar em Energias Renováveis

O aumento na procura e na produção de energia renovável têm criado excelentes oportunidades para profissionais da área conseguirem emprego e poderem avançar na sua carreira.

Na Master D poderá optar pelo Curso de Energia Renovável e pelo Curso de Energia Solar.

Curso de Energias Renováveis – Durante o curso de energia renovável são abordados os principais meios de produção de energia. No final da formação estará apto para desenvolver a sua carreira enquanto operador de sistemas solares térmicos, sistemas solares fotovoltaicos e sistemas eólicos; colaborador na manutenção de sistemas solares térmicos, sistemas solares fotovoltaicos e sistemas eólicos; e comercial de sistemas energéticos.

Curso de Energia Solar – O curso de energia solar foca-se nas técnicas, no equipamento e nos conhecimentos teóricos necessários para a instalação de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos assim como as suas práticas de manutenção. No final do curso estará apto para desenvolver a sua atividade profissional enquanto instalador de sistemas solares; orçamentista de sistemas solares; colaborador no dimensionamento e manutenção de sistemas solares; ou comercial de sistemas energéticos solares.

 

No final da sua formação terá acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio da Master D que conta com mais de 1500 empresas parceiras nas diversas áreas de atividade.

Combinando o conhecimento teórico e atividades práticas do curso, com a sua primeira experiencia profissional, terá os ingredientes para uma carreira de sucesso!

Não perca a oportunidade de entrar numa das grandes áreas em crescimento em Portugal!

 

Cursos de Energias Renováveis

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: