Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Apresentação

O curso de Energias Renováveis é dirigido a quem tenha interesse na área da instalação e manutenção de sistemas solares térmicos, fotovoltaicos e eólicos.

Este curso pode igualmente ser uma mais-valia para pessoas cujo trabalho atual esteja relacionado com a tecnologia associada às energias renováveis e que desejem adquirir ou atualizar os seus conhecimentos.

Durante a formação são abordados alguns dos principais meios de produção de energia a partir de fontes renováveis, com destaque para os sistemas de produção de energia solar térmica, fotovoltaica e eólica.

Este curso, assente num modelo de formação adaptado às necessidades e objetivos dos formandos, visa a aquisição das seguintes competências:

  • Identificar os diversos tipos de instalações de energias renováveis (solar e eólica) e os seus componentes, bem como perceber o funcionamento dos mesmos.
  • Elaborar um projeto destes sistemas, efetuar a sua instalação e realizar a sua manutenção.
  • Realizar estudos técnicos de instalações solares térmicas e fotovoltaicas.

As energias renováveis são todas as energias disponíveis na Natureza, provenientes de fontes Naturais, com capacidade de se regenerar – energias provenientes do sol, do vento, do mar. Este é um mercado em franco crescimento devido ao aumento das preocupações ambientais e novas políticas a nível global de apoio às energias verdes. Continuam a haver oportunidades de emprego e oportunidades de progressão de carreira.

Um sistema fotovoltaico ou um sistema eólico implicam um elevado investimento económico, pelo que se espera obter o rendimento máximo de produção de energia elétrica para que sejam o mais rentáveis possível.

Para que estes sistemas não tenham quebras de produção, é necessário haver uma correta organização e planos de manutenção. Em muitas instalações, a falta destes elementos pode potenciar eventuais falhas dos sistemas (sujidade, sombras, falhas de equipamentos, entre outras), levando, consequentemente, a uma quebra de produção. Para evitar que isso aconteça, é necessário formar profissionais qualificados e aplicar medidas de manutenção de forma a otimizar o rendimento destes sistemas.

É neste contexto que a Master.D disponibiliza também o curso de Energias Renováveis com especialização em Manutenção de Sistemas Solares e Eólicos.

No decorrer deste curso, os formandos podem realizar sessões práticas em laboratório e ter contacto direto com as tecnologias mais utilizadas na produção de energia a partir de fontes renováveis.

Os cursos de Energias Renováveis e Energias Renováveis com especialização em Manutenção de Sistemas Solares e Eólicos abrangem conhecimentos de:

  • Biomassa, Energia Hídrica, Marés, Ondas, Geotérmica e Hidrogénio.
  • Eletricidade.
  • Desenho Técnico (AutoCAD).
  • Higiene e Segurança no Trabalho.

A Master.D estabelece parcerias com diversas empresas do setor para proporcionar aos seus formandos a possibilidade de candidatura a um estágio após a conclusão do curso.

Disponibilizamos o curso de Energias Renováveis em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, bem como na modalidade de b-learning.

Objetivos do Curso de Energias Renováveis

  • Conhecer os princípios de eletricidade em que se baseiam os sistemas solares fotovoltaicos e eólicos.
  • Conhecer os diversos tipos de energias renováveis, o seu funcionamento e o seu potencial de aproveitamento.
  • Entender os aspetos-chave dos sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, o seu modo de funcionamento, as suas aplicações, os diferentes tipos de instalações, etc.
  • Identificar os componentes fundamentais deste tipo de instalações e aprender a dimensioná-las, escolhendo os componentes adequados para o seu correto funcionamento.
  • Conhecer os principais procedimentos a seguir para realizar este tipo de instalações, assim como as principais obras de manutenção das mesmas.
  • Conhecer a normativa pela qual as instalações solares se regem.
  • Identificar os principais componentes de um aerogerador, o seu modo de funcionamento e os sistemas utilizados para controlar a sua potência de saída.
  • Saber o que é um parque eólico e quais as suas principais partes constituintes.

 

Caso o formando opte pelo curso de Energias Renováveis com especialização em Manutenção de Sistemas Solares e Eólicos, acrescem-se, aos anteriormente referidos, os seguintes objetivos:

  • Conhecer os diferentes tipos de manutenção.
  • Realizar uma avaliação e reconhecer as vantagens na implementação de um plano de manutenção.
  • Conhecer os aspetos técnicos e jurídicos associados à manutenção deste tipo de instalações.
  • Realizar um levantamento dos recursos humanos e materiais necessários para a realização de uma manutenção eficaz em sistemas solares e eólicos.

Vantagens deste curso

  • BOLSA DE ESTÁGIOS Aceda ao mercado laboral com
    a Master.D
  • BOLSA DE EMPREGO Acesso à nossa Bolsa de Emprego
    GRÁTIS
  • CASOS PRÁTICOS Preparamos simulando situações
    reais
  • CAMPUS VIRTUAL Learnnity: a sua comunidade de
    aprendizagem
  • TUTOR ESPECIALIZADO Técnico especialista na área

Saídas Profissionais com o Curso de Energias Renováveis

Após concluir esta formação de Energias Renováveis, o formando poderá desenvolver a sua atividade profissional como:

  • Operador de sistemas solares térmicos, sistemas solares fotovoltaicos e sistemas eólicos.
  • Colaborador na manutenção de sistemas solares térmicos, sistemas solares fotovoltaicos e sistemas eólicos.
  • Comercial de sistemas energéticos (solares e eólicos).

 

No âmbito destas atividades, o formando poderá desempenhar, entre outras, as seguintes funções:

  • Elaboração de pequenos projetos.
  • Instalação, manutenção e dimensionamento de sistemas solares térmicos, fotovoltaicos e eólicos.
  • Promoção e aconselhamento de soluções técnicas em sistemas solares térmicos, fotovoltaicos e eólicos.

 

O formando poderá desempenhar estas funções em diversos locais/entidades, nomeadamente em empresas de soluções de energias renováveis e de consultoria energética.

Certificação

 

De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.
 
A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade) e certificada pela DGERT para as áreas: (213) Audiovisuais e produção dos media, (342) Marketing e publicidade, (481) Ciências Informáticas, (522) Eletricidade e energia e (523) Eletrónica e automação. Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.
 
Certificações Master.D

Perguntas Frequentes

A aposta numa formação em energias renováveis é segura?

Sem Dúvida!

O crescente investimento realizado neste setor tem contribuído para a criação de muitos postos de trabalho e tem criado excelentes oportunidades de progressão de carreira. Governos de países desenvolvidos estão a apostar cada vez mais em energias verdes renováveis como alternativa a fontes energéticas mais poluentes.

As Energias Renováveis estão cada vez mais presentes na nossa sociedade!

Com o Curso de Energias Renováveis Master D, os formandos terão acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio que poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho. No final da formação estará preparado para desenvolver uma carreira profissional enquanto Operador de sistemas solares térmicos, sistemas solares fotovoltaicos e sistemas eólicos, Colaborador na manutenção de sistemas solares térmicos, sistemas solares fotovoltaicos e sistemas eólicos, e Comercial de sistemas energéticos solares e eólicos.

Tenho vantagens em trabalhar em Energias Renováveis?

Este setor tem dado muitas provas de crescimento!

Em Maio de 2022, as fontes de energias renováveis contribuíram com 71,6% do total da produção de eletricidade em Portugal (dados da REN – Redes Energéticas Nacionais). Em toda a Europa e na maioria dos países desenvolvidos, esta é uma moda que se prevê que continue a evoluir.

Enquanto sociedade, sentimos cada vez mais cuidados com questões ambientais e sentimos uma procura cada vez maior por Recursos Renováveis que não comprometem as gerações futuras. Desta forma, em países pertencentes à União Europeia e em muitos outros países desenvolvidos, instituições governamentais têm criado incentivos à utilização destas novas energias.

O uso de energias renováveis tem sido igualmente aprovado por marcas de produtos de consumo que encontram nesta ideologia um meio de diferenciação. Todos estes fatores fazem crescer a procura por profissionais de excelência – com os conhecimentos e a experiência para lidar com as dificuldades deste mercado.

De forma a providenciar esta experiência, a Master D criou a bolsa de emprego e a bolsa de estágios com mais de 1500 empresas parceiras de diversas áreas!

Quanto pode ganhar um profissional que trabalha em Energias Renováveis?

As profissões mais técnicas podem apresentar valores mais atrativos em relação a salários. No entanto, cada vez mais as empresas focam-se mais nas competências e capacidade de evolução. O salário vai sempre depender da função a desempenhar e até mesmo da própria empresa onde trabalha.

Obtenha informações sem compromisso

00351

Partilhar esta página: