Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Apresentação

O curso de energia solar é dirigido a todos os interessados em aprender as técnicas de instalação de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, bem como as respetivas práticas de manutenção.

A energia solar é vista como uma opção de futuro no que respeita à produção de energia elétrica, seja para fins de consumo próprio e eventual venda à rede - micro-geração - ou para fins industriais.

A utilização de painéis solares em edifícios é uma prática cada vez mais corrente e que pode contribuir para ganhos de eficiência no consumo de energia dos mesmos, ajudando a melhorar a sua classificação no âmbito de certificações energéticas.

 

Aprenda a instalar sistemas solares térmicos e fotovoltaicos. O Curso de Energia Solar inclui mais de 30 sessões práticas.

 

Durante o curso os formandos têm a possibilidade de aceder a sessões práticas nos laboratórios dos nossos centros formativos e ter contacto com alguns dos equipamentos utilizados na produção de energia solar.

Algumas das sessões práticas do curso abordam as caraterísticas técnicas e o funcionamento de painéis fotovoltaicos e coletores solares térmicos.

Este curso de energia solar abrange conhecimentos de:

  • Biomassa, Energia Hídrica, Marés, Ondas, Geotérmica e Hidrogénio;
  • Eletricidade;
  • Pneumática;
  • Desenho Técnico (Autocad);
  • Higiene e Segurança no Trabalho.

Caso pretenda uma formação que englobe sistemas eólicos conheça também o nosso curso de energias renováveis.

Objetivos

  • Conhecer os princípios de eletricidade com que baseiam os sistemas de energia solar fotovoltaica.
  • Conhecer os diversos tipos de energias renováveis, seu funcionamento e potencial de aproveitamento.
  • Entender os aspectos-chave dos sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, o seu modo de funcionamento, as suas aplicações, os diferentes tipos de instalações, etc.
  • Identificar os componentes fundamentais deste tipo de instalações e aprender a dimensioná-las, escolhendo os componentes necessários para o seu funcionamento correto.
  • Conhecer os principais procedimentos a seguir, para realizar este tipo de instalações, assim como as principais obras de manutenção das mesmas.
  • Conhecer a normativa pela qual as instalações solares se regem.

Vantagens deste curso

  • BOLSA DE ESTÁGIOS Aceda ao mercado laboral com
    a Master.D
  • BOLSA DE EMPREGO Acesso à nossa Bolsa de Emprego
    GRÁTIS
  • CASOS PRÁTICOS Preparamos simulando situações
    reais
  • CAMPUS VIRTUAL Learnnity: a sua comunidade de
    aprendizagem
  • TUTOR ESPECIALIZADO Técnico especialista na área

Saídas Profissionais

Após concluírem este curso de formação de Energia Solar os formandos poderão desenvolver a sua atividade profissional como:

  • Instaladores de Sistemas Solares Térmicos e Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos;
  • Orçamentistas de Sistemas Solares (Fotovoltaicos e Térmicos);
  • Colaboradores no dimensionamento e manutenção de Sistemas Solares Térmicos e de Sistemas Solares Fotovoltaicos;
  • Comerciais de Sistemas Energéticos Solares.
 

No âmbito destas atividades, os formandos poderão desenvolver, entre outras, funções a elaboração de projetos, instalação, manutenção e dimensionamento de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos; promoção e aconselhamento de soluções técnicas em sistemas solares térmicos e fotovoltaicos.

Os formandos poderão desempenhar estas funções em diversos locais/entidades, nomeadamente em empresas de soluções de energias renováveis e de consultoria energética.

Certificação

 
De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.
 
Certificações Master.D
 
A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade) e certificada pela DGERT para as áreas: (213) Audiovisuais e produção dos media, (342) Marketing e publicidade, (481) Ciências Informáticas, (522) Eletricidade e energia e (523) Eletrónica e automação. Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.

Perguntas Frequentes

Existem oportunidades de emprego na área das energias renováveis?

Sem dúvida! Com o crescente investimento que se vê nesta área, as oportunidades de emprego continuam a aumentar. Os Formandos Master D terão acesso a uma bolsa de emprego e estágio que os pode auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho!

Que profissões poderei desenvolver com o curso de Energia Solar?

Os formandos Master D ficam aptos a desenvolver a sua atividade enquanto instaladores de sistemas solares térmicos e sistemas de energia solar fotovoltaicos, como orçamentistas de sistemas solares, ou comerciais de sistemas energéticos solares.

Obtenha informações sem compromisso

00351

Partilhar esta página: