Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

5 Vantagens de usar Energias Renováveis

  • As energias renováveis estão cada vez mais presentes e são cada vez mais procuradas na nossa sociedade.
  • Não perca a oportunidade de começar uma carreira na área com os cursos de Energias Renováveis Master D!
vantagens das energias renovaveis

O que é a Energia Renovável

As Energias Renováveis são aquelas que são capazes de se regenerarem forma natural de um modo sustentável. Alguns exemplos são a energia solar, hídrica, eólica e geotérmica.

Nos últimos anos, tem-se sentido uma tendência crescente no uso deste tipo de energias:

  • Cada vez mais utilizadores pessoais procuram as energias renováveis como uma forma de diminuir a sua pegada ecológica, optando, por exemplo, por usar painéis solares como alternativa às fontes de energia tradicionais;
  • Marcas estão a optar cada vez mais pelas energias renováveis como uma estratégia de branding – como uma forma de se diferenciar aos olhos de consumidores que estão cada vez mais envolvidos e interessados em questões ambientais;
  • Entidades governamentais estão a optar por incentivar projetos de energias renováveis como uma alternativa menos poluente aos combustíveis fósseis.

Com uma sociedade cada vez mais preocupada com questões ambientais - desde alterações climatéricas à poluição atmosférica; a produção de energias renováveis tem tido um aumento na sua procura e importância. Estas são uma fonte de energia limpa e sustentável que reduz a nossa pegada ecológica e é constantemente renovada de forma natural.

Segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis “Estas fontes evitam que se importem combustíveis fósseis, como o carvão e o gás natural para gerar eletricidade, evitam a emissão de gases com efeito de estufa e reduzem o preço da energia elétrica no mercado de eletricidade, contribuindo para uma maior sustentabilidade económica e ambiental do país.”

E com a tendência crescente do uso de energias renováveis, surgiram novas oportunidades de emprego e progressão de carreira.

Se gostaria de começar a sua carreira na área, não perca a oportunidade de conhecer os cursos de energias renováveis Master D!

Conheça os Cursos Master D

Vantagens do uso de energias renováveis

A procura crescente das energias renováveis surgiu devido às vantagens que estas trazem sobre as energias fósseis – benefícios que vão desde questões ambientais até à criação de postos de trabalho.

Neste artigo procuramos dar-lhe a conhecer os 5 benefícios principais que as energias renováveis nos trazem.

 

Vantagem 1 – Energia Amiga do Ambiente

A produção de energia elétrica a partir de fontes de energia renovável evita a emissão de gases com efeito de estufa. Este ponto é um dos mais importantes quando estamos a comparar com o uso de energias fósseis.

Quando as instalações de produção de energias renováveis começaram a surgir, foi feita a crítica de que a produção do equipamento requeria uma emissão de gases poluentes muito superior à produção de equipamento para exploração de recursos fósseis. No entanto, os dados mostram-nos que a quantidade de emissões criadas no setor das energias renováveis, na integra, são significativamente menores do que aquelas criadas na produção de energias fósseis.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento nesta industria permitiu criar equipamento mais eficiente com menos custos de produção tanto a nível económico como ambiental.

O uso de energias renováveis traz benefícios ambientais no âmbito de:

  • Emissão de gases poluentes – A emissão de gases causadores do efeito de estufa são significativamente menores quando recorremos a fontes de energia solares, eólicas ou hidráulicas quando comparadas aos recursos fósseis como o carvão, o petróleo ou o gás natural.
  • Poluição atmosférica – A produção de energias fósseis está muito associada à poluição do ar, emitindo materiais poluentes para a atmosfera que podem ser a causa de doenças.
  • Uso de água – Por norma, a produção de energias renováveis requer um menor uso de água para a produção de energia. Na produção de energia através de fontes fósseis como o carvão ou o gás natural, é utilizada muita água para o arrefecimento/ estabilização de temperatura do equipamento.

 

Vantagem 2 - Custos

As energias renováveis estão associadas a custos inicias elevados. A produção de turbinas eólicas, ou de painéis fotovoltaicos podem significar custos altos para as empresas ou compradores.

No entanto, estes são equipamentos com um longo período de vida, que no longo termo irão trazer benefícios económicos e facilmente haverá retorno financeiro do valor que se investiu neste tipo de tecnologias. Para além disso, ao utilizarem recursos que praticamente são infinitos, como o vento, o sol ou as marés, a produção de energia renovável não está dependente do custo de matérias primas.

Os aumentos no preço de matérias primas como o carvão, o petróleo ou o gás natural, não irão afetar a produção de energias renováveis.

Com os avanços nas tecnologias de produção de energia vindas de fontes renováveis, contamos que o tempo para se sentir um retorno no investimento continue a diminuir.

custos das energias renováveis

 

Vantagem 3 - Consistência

Quando as fontes de energia renováveis começaram a ganhar maior procura, foi feita a crítica de que a produção estaria muito dependente das condições ambientais – se não houvesse vento, por exemplo, os moinhos eólicos deixariam de produzir e deixar-se-ia de ter energia.

Com a evolução das tecnologias nesta área, este fator deixou de ter o impacto de outrora. Hoje em dia as novas tecnologias de armazenamento de energia trouxeram consistência para o uso de energias renováveis, permitindo que elas possam ser armazenadas em rede e usadas quando necessário. Desta forma, é possível recorrer a energia eólica mesmo quando não há vento e a energia solar mesmo em épocas menos soalheiras.

Para além disso, com o aumento dos investimentos nesta área, alterações climatéricas numa zona especifica têm menos significado. Tendo várias explorações de energia eólica espalhadas por várias zonas geográficas, conseguimos uma maior consistência na produção de energia.

 

Vantagem 4 - Criação de postos de trabalho

Outra das preocupações que se sentiram quando o uso de energias renováveis começou a receber maior adoção, foi a possibilidade de tirar emprego de muitos trabalhadores na exploração de recursos fósseis.

O número de postos de trabalho é um tema complexo, que envolve vários fatores geográficos e demográficos, mas é importante fazer notar que a adoção de energias renováveis não é algo instantâneo. Queremos dizer, que começar a adotar hoje energias renováveis não significa que amanhã deixará de haver postos de trabalho na produção de energias fósseis. Este é um processo gradual que provavelmente demorará gerações, permitindo que novos trabalhadores se especializem neste novo modo de produção mais eficiente e limpo.

Postos de emprego na produção de energia fóssil podem diminuir, mas ao mesmo tempo irão surgir novas oportunidades de trabalho na produção de energias renováveis. Estas novas oportunidades de emprego, por sua vez têm a vantagem de não necessitarem de estar centralizadas numa localização – pequenas comunidades interiores podem também adotar estes sistemas como um meio de desenvolvimento da economia local.

Segundo a APREN: “Em 2021, estima-se que o setor da eletricidade de origem renovável incorporava cerca de 66 mil empregos em Portugal.”

 

Vantagem 5 - Segurança energética

A produção de energias renováveis tem uma grande vantagem, que é o facto de poder ser acessível à maior parte das nações. Isto significa que países que produzem energias renováveis não estão tão dependentes do fornecimento de energias fósseis que variam de país para país. Países com uma costa maior podem tomar partido de maior produção de energia hídrica, países com bastante vento podem tomar partido de energia eólica…

Ainda não é realista pensar que uma nação desenvolvida pode depender por completo de energias renováveis, mas com o tempo e com a evolução das tecnologias de produção e armazenamento, isto pode tornar-se numa realidade.

postos de trabalho relacionados com energias renováveis

 

Começar uma carreira na área das energias renováveis

As vantagens das energias renováveis são claras e podem trazer consigo excelentes oportunidades de emprego e progressão de carreira!

Se tem gosto pela área não perca a oportunidade de conhecer os cursos Master D:

Curso de Energias Renováveis – A formação em energias renováveis é dirigida a todos os interessados na área da instalação e manutenção de sistemas solares térmicos, fotovoltaicos e eólicos. No final do curso estará apto para começar a sua carreira enquanto operador de sistemas solares térmicos, solares fotovoltaicos, ou eólicos; colaborador na manutenção de sistemas solares térmicos, fotovoltaicos ou eólicos ou comercial de sistemas energéticos.

Curso de Energia Solar – A formação em energia solar foca-se nas técnicas de instalação e manutenção de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos. No final do curso estará apto a desenvolver a sua carreira profissional enquanto: instalador de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, orçamentista de sistemas solares, colaborador no dimensionamento e manutenção de sistemas solares, e comercial de sistemas energéticos solares.

 

Não perca a oportunidade de começar a sua carreira nesta área emergente!

 

Formação em energias renováveis Master D

 

Curso de Energias Renováveis

1 respostas a 5 Vantagens de usar Energias Renováveis

16 de octubre del 2023

Eu quero aprender,muito mais 🆗

responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: