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O que é o E-Commerce

  • O e-commerce transformou a forma como pequenas e grandes empresas realizam a sua atividade – alterou os meios de comunicação, os pontos de diferenciação e os canais de marketing;
  • Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com o Curso de Marketing Digital com especialização em E-Commerce!
o que é o e-commerce

E-Commerce

E-Commerce significa comércio eletrónico e representa todas as trocas de bens e serviços que são realizadas através de canais digitais. O E-Commerce transformou a maneira das empresas e marcas operarem e transformou a forma como nós, enquanto consumidores, compramos. Esta é uma prática que está muito associada à compra de produtos online, mas que vai muito além disso:

  • Plataformas de streaming como a Netflix, ganham cada vez mais procura;
  • As Aplicações móveis representam uma indústria com incríveis crescimentos económicos;
  • São criados cada vez mais serviços de empresas para empresas que funcionam a 100% nos canais digitais.

Podemos dizer que o e-commerce começou a ganhar uma relevância séria a partir dos anos 90 com o advento da internet para os utilizadores em geral e com a introdução de métodos de pagamento seguros. A primeira compra online foi provavelmente realizada a 11 de Agosto de 1994 – um CD do Sting vendido por 12.48 dólares.

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A evolução do E-commerce

O E-Commerce começou devagar – os utilizadores, pouco familiarizados com a tecnologia, tinham dúvidas acerca da sua segurança, e da proteção dos seus dados.

No entanto, com o avanço das novas tecnologias, mais marcas de confiança começaram a adotar os canais digitais para realizarem vendas de produtos e serviços. Estas marcas de renome, trouxeram um sentimento de segurança aos utilizadores, que começaram também a adotar esta nova tecnologia e a expandir o seu uso para novos tipos de produtos e serviços.

O uso do smartphone também transformou a forma como as marcas realizam as suas atividades online. Com o aumento da popularidade de telemóveis com acesso à internet, as marcas sentiram uma oportunidade de estar sempre em contacto com potenciais compradores.

Em Portugal passamos cerca de 70 horas por semana conectados à internet através do telemóvel. Uma marca que não está presente nestes meios, está a perder a oportunidade de conectar-se a milhares de utilizadores.

Por último, as redes sociais e o seu crescimento transformaram, de novo, a forma das marcas se apresentarem aos utilizadores e a forma como realizam as suas atividades online.

Anteriormente a comunicação que existia entre empresa e comprador era basicamente unidirecional. Empresas promoviam os seus produtos em jornais, ou através da televisão e os utilizadores viam estes anúncios. As redes sociais transformaram esta comunicação. Hoje, os utilizadores têm a possibilidade de responder a empresas, de criar o seu próprio conteúdo e de falar entre si com grande visibilidade.

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O E-Commerce na atualidade

O E-Commerce teve um crescimento incrível nos últimos anos que só aumentou com os acontecimentos mundiais que temos sentido nos últimos 3 anos.

Em 2020 as vendas globais geradas em canais digitais ultrapassaram os 4 milhares de milhões de dólares (4,000,000,000,000$). Em 2024 prevê-se que as vendas globais ultrapassem os 6 milhares de milhões. Plataformas como a Amazon e o Ebay são conhecidas a nível mundial e usadas por milhares de utilizadores.

  • Grandes marcas passaram parte da sua atividade para os meios digitais.
  • Novas marcas surgiram, focando-se a 100% sobre o domínio digital.
  • Novos produtos e serviços digitais estão constantemente a ser criados.

A internet tem representado um excelente veículo para gerar vendas e prevê-se que a sua importância continue a aumentar. Fatores como o maior uso da inteligência artificial e tecnologias de machine learning vão permitir customizar cada vez mais a experiência do utilizador para que consiga encontrar os produtos que necessita, quase sem necessitar de pesquisar por eles.

O E-Commerce tem ganho maior e maior aderência devido a fatores como:

Conveniência – A grande vantagem do e-commerce sobre o método de compra tradicional é a conveniência que traz ao utilizador. Podemos navegar as plataformas de compra com todos os seus produtos a partir dos nossos computadores, telemóveis ou tablets sem necessitar de sair de casa. Temos a oportunidade de comprar produtos e serviços de todo o mundo sem necessitar de nos deslocar.

Segurança – Com os avanços das tecnologias, as trocas online têm-se tornado cada vez mais seguras para utilizadores e marcas. Sistemas de pagamento como o PayPal surgiram com o intuito de proteger ambas as partes.

Menos custos – Lojas online têm custos fixos muito inferiores a uma loja tradicional, o que se pode traduzir em preços mais baixos para os compradores finais.

Acessibilidade – Utilizadores com dificuldades motoras têm a possibilidade de realizar compras com maior conforto, não necessitando de se deslocar aos espaços físicos.

 

Sucesso na área do E-Commerce

O crescimento do e-commerce trouxe consigo um maior nível de competição entre as marcas.

Hoje, é necessário ter um plano de marketing definido e bem trabalhado.

Existem 3 áreas essenciais que devemos de ter em conta quando trabalhamos o nosso negócio de e-commerce. A aquisição de utilizadores para o canal de venda, a experiência do utilizador dentro do canal de venda e o processo de fidelização de utilizadores que já realizaram uma compra.

 

Aquisição de utilizadores

O primeiro trabalho do e-commerce manager é levar utilizadores para o canal de venda, que pode ser o website, um número de telefone, as redes sociais da marca ou a sua página dentro de outra plataforma.

Existem dois tipos de canais para trazer utilizadores:

Meios Orgânicos – Os meios orgânicos são os meios não pagos de trazer utilizadores para o nosso canal de venda. Neste sentido podemos ver, por exemplo, estratégias de Redes Sociais (crescer o nosso público dentro destas plataformas) e estratégias de SEO (crescer a nossa reputação para com os motores de busca, que por sua vez nos irão apresentar a mais utilizadores).

Meios Pagos – Os meios pagos, que também são conhecidos como paid media oferecem resultados mais rápidos, mas que irão terminar assim que nós os deixarmos de utilizar. Neste sentido existem duas plataformas principais – o Google Ads (que mostra a nossa página enquanto os utilizadores pesquisam por keywords relevantes para o nosso negócio) e o Meta Ads (que apresenta os nossos anúncios a utilizadores enquanto estes navegam as redes sociais).

Pela nossa experiência, a combinação de métodos pagos e não pagos trazem os melhores resultados para as marcas – os meios pagos permitem-nos conseguir consumidores mais rapidamente, começando a gerar rendimentos e os meios orgânicos, com o tempo, irão permitir-nos gerar compradores mais valiosos (com um menor custo por venda).

 

Experiência do utilizador

Depois de conseguir trazer utilizadores para a plataforma de venda, o gestor de E-Commerce tem de os conseguir transformar em compradores.

O Web Designer tem de criar uma página estética e fácil de navegar, que consiga correr em dispositivos fixos e dispositivos móveis. Mesmo depois de criado o web site, o web designer tem de conseguir medir a experiência do utilizador e tem de ir fazendo ajustes à página que melhorem a sua performance. Por exemplo, se verificamos que muitos utilizadores colocam produtos no carrinho de compras digital, mas que depois não finalizam a compra, isso poderá significar que existe um problema no processo de finalização de compra ou no processo de pagamento.

Outro aspeto fundamental do website, é o conteúdo multimédia. A imagem é essencial quando estamos a fazer compras online. Investir em fotografias de qualidade que mostrem o produto é uma excelente forma de aumentar a nossa taxa de conversão. O conteúdo de vídeo pode ser ideal para mostrar a forma como o nosso produto ou serviço se diferencia da competição.

 

Revenda

Em média, conseguir um novo comprador pode ser até 7 vezes mais caro do que vender a alguém que já comprou anteriormente.

Desta forma, as grandes marcas dão um enorme enfase às suas estratégias de fidelização. Tradicionalmente este processo podia ser feito através de cartões de adesão ou benefícios para anteriores compradores.

Com os novos meios digitais, as marcas têm mais oportunidades de chegar aos seus consumidores, por exemplo através das redes sociais ou através do email.

 

Começar uma carreira na área do E-Commerce

O E-Commerce é uma área que apresenta excelentes oportunidades, o que trouxe um certo nível de concorrência.

A melhor forma de nos destacarmos no mercado de trabalho é com uma formação certificada – o curso de Marketing Digital com especialização em E-Commerce.

Durante o curso aliamos os conhecimentos teóricos a atividades práticas de forma a preparar o formando para os desafios porque irá passar durante o seu percurso profissional.

Módulo I – Marketing Digital - Enquadramento e Estratégia

Módulo II – Canais de comunicação digital

Módulo III – Gestão e monitorização

Módulo IV – Enquadramento e recursos para e-commerce

Módulo V – Estratégia e canais de comunicação

Módulo VI – Fidelização, marketplaces e legislação

No final da formação, terá também acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio da Master D que o poderão auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de emprego.

Dentro da área do Marketing Digital, poderá realizar os cursos online ou em modelo semipresencial.

Não perca a oportunidade de começar a sua atividade numa área com excelentes oportunidades!

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