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E-Commerce Manager - Dicas para uma carreira de Sucesso

  • O E-commerce é uma das grandes tendências no mundo do Marketing Digital. Uma oportunidade para negócios expandirem os seus canais de venda, para novos negócios surgirem, e para profissionais criarem uma nova carreira.
  • Já pensou em trabalhar na área? Conheça o curso de Marketing Digital com especialização em E-Commerce!
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E-Commerce Manager

O E-Commerce Manager, ou gestor de E-Commerce é responsável pela gestão de todos os aspetos de uma loja digital – desde selecionar os produtos para venda, aos canais de marketing utilizados e estratégias de venda. Esta é uma posição desafiante que necessita de conhecimentos gerais e práticos sobre todas as áreas de ação do marketing digital.

Mesmo não trabalhando na área de desenvolvimento web, ou de SEO, por exemplo; o e-commerce manager terá de conhecer as disciplinas, e de saber o que poderá esperar da sua equipa.

Neste artigo juntámos algumas dicas que o poderão auxiliar na criação de uma carreira de sucesso na área!

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Dica 1 – Conheça o seu Publico

A primeira tarefa do e-commerce manager é conhecer o seu público-alvo.

Quem são e o que procuram? Ao conhecer o púbico alvo, o gestor de e-commerce terá a capacidade de criar campanhas e estratégias de Marketing mais eficazes, personalizadas à sua situação e à sua empresa. Um erro muito comum de gestores é aplicar a mesma estratégia a diferentes situações. Conhecer o público-alvo e a empresa permite criar personalização.

Para conhecer o seu público alvo, o gestor de e-commerce poderá:

  • Realizar estudos de mercado – Obter informação sobre o local físico onde a empresa se encontra, sobre os competidores, e sobre a demografia da população alvo – os seus hábitos de compra e necessidades.
  • Dados do Website e Redes Sociais – As novas ferramentas digitais como o Google Analytics e o Facebook Insights permitem conhecer quem visita o website e páginas de redes sociais – qual o conteúdo que estão a visitar e com o qual têm maior interação.
  • Interagir com o Público – Interagir com os consumidores através das redes sociais, de e-mail ou em pessoa, permite obter informação qualitativa sobre a nossa oferta e produtos – conseguimos feedback sobre todos os aspetos da marca (produto, ideais, comunicação) e possivelmente podemos realizar adaptações para conseguir os melhores resultados.
  • Monitorizar tendências e novidades do mercado – Manter-se a par das novas tendências no mercado e no seu público alvo permite manter a marca relevante ao longo do tempo.

Ao seguir estes passos, o e-commerce manager irá conhecer melhor o seu público-alvo, o que permite criar estratégias de marketing mais eficazes e melhorar a performance do negócio em geral.

processo de estudar público alvo em e-commerce

Dica 2 – Mantenha-se a par das Tendências de E-Commerce

Todas as áreas relacionadas com o Marketing Digital estão em constante evolução.

O E-Commerce não é exceção. Todos os anos são desenvolvidas novas tecnologias para conseguir chegar a mais possíveis consumidores qualificados, novas tecnologias são desenvolvidas para aumentar a nossa taxa de conversão, novas técnicas são criadas para transformar visualizações em conversões…

Algumas das tendências atuais que devemos de ter em conta:

  • O aumento do uso do telemóvel para realizar compras e a importância de ter um website “mobile friendly”;
  • O uso de inteligência artificial e machine learning para personalizar a experiência de compra de cada utilizador;
  • O aumento da popularidade de serviços e produtos em modelo de subscrição – pagamentos mensais ou anuais;
  • O aumento da popularidade das Redes Sociais como um espaço onde fazer compras e o aumento da importância do influencer marketing;
  • Novos métodos de pagamento como carteiras digitais.

Ao mantermo-nos atualizados em relação a estas tendências, podemos ir evoluindo a nossa plataforma para as acompanhar e criar a melhor experiência para o utilizador.

 

Dica 3 – Desenvolva competências técnicas de Marketing Digital

O Gestor de E-Commerce tem de dominar as ferramentas de marketing digital.

Existem profissionais que desenvolvem um website de e-commerce por si só e existem profissionais que desenvolvem uma página com uma equipa. Em ambos os casos, é importante conhecer as áreas do marketing digital – de saber o que é possível fazer em cada uma, o que esperar da equipa responsável, os timings de cada tarefa e possíveis retornos.

O sucesso de uma página de e-commerce depende das técnicas e ferramentas de Marketing Digital aplicadas. Aqui estão algumas em que poderá se focar:

Email Marketing – O email marketing envolve o uso de newsletters, emails promocionais ou transacionais para conseguir atingir um objetivo de marketing (que por norma é vendas). Marcas já estabelecidas que tenham construído uma base de dados de clientes forte, têm a possibilidade de conseguir excelentes resultados com esta técnica.

Otimização do Site para Motores de Busca – A otimização de sites para motores de busca, mais conhecida pelo termo em inglês Search Engine Optimization (SEO), refere-se a técnicas utilizadas para melhorar a posição das nossas páginas em plataformas como o Google. Mantendo as páginas atualizadas, direcionadas a keywords relevantes, com o conteúdo otimizado e relevante; os motores de busca irão considerar o nosso website mais fidedigno, apresentando-o nas primeiras posições de pesquisa.

Social Media Marketing – As redes sociais têm revolucionado a forma como plataformas de e-commerce interagem com possíveis clientes. Sabia que em média em Portugal passamos 2 horas por dia ligados às redes sociais?

Paid Media – Paid Media refere-se a todos os métodos de publicidade online pagos – os mais usados utilizam o Google Ads e Meta (Facebook e Instagram Ads). No curto prazo, estas são ferramentas ideais para chegar a novos utilizadores de forma rápida.

O E-Commerce Manager precisa de conhecimentos fortes sobre estas áreas para as conseguir implementar da forma mais eficaz e eficiente. Aqui um mindset data-driven é fundamental – baseamo-nos em dados concretos para realizar as nossas estratégias.

novas tendencias e capacidades necessárias em e-commerce

Dica 4 – Conheça as plataformas de e-commerce

Para gerir uma loja de e-commerce deverá de conhecer as plataformas mais conhecidas.

Pela nossa experiência existem duas plataformas que se distinguem: Shopify e WooCommerce. O Shopify é uma plataforma de e-commerce baseada na cloud, que permite gerir quase todo o tipo de lojas online. Esta é uma plataforma bastante simples de se usar, com bastantes ferramentas e possibilidades de integração.

O WooCommerce é um plugin open-source que se usa na plataforma Wordpress. Na sua versão base, o WooComemerce é grátis de se usar e é bastante flexível. A ferramenta é um pouco mais complexa do que o Shopify, mas permite mais funcionalidades.

As principais diferenças entre as plataformas:

Customização: WooCommerce tem mais opções de customização em termos de design e funcionalidade;

Hosting: O Shopify já oferece serviços de Hosting, enquanto que o WooCommerce necessita de estar associado a um site Wordpress que necessita de serviço de hosting;

Facilidade de Uso: O Shopify, por norma, é mais fácil de ser usado, não necessitando de conhecimento técnico.

Escalabilidade: Ambas as plataformas têm a oportunidade de evoluir com a evolução da empresa, mas por norma, o WooCommerce tem maior facilidade neste processo;

Ambas as ferramentas têm as suas vantagens e podem ser usadas em diferentes situações dependendo das necessidades do negócio e da marca. Por norma o Shopify está associado à facilidade do uso, enquanto que o WooCommerce é associado á possibilidade de customização e oportunidades de evolução.

 

Dica 5 – Construa uma equipa forte!

Uma marca que assenta no E-Commerce necessita de muito trabalho.

São necessárias várias disciplinas que se interrelacionam para trazer os melhores resultados, e como gestor de e-commerce, será a sua tarefa de coordenar esta equipa e certificar-se que ela trabalha ao mais alto nível.

As principais áreas que devemos de ter em conta são:

Ter uma equipa forte, permite que cada pessoa se foque na sua área, oferecendo uma solução integra, melhor capaz de cumprir os nossos objetivos.

Curso de Marketing Digital com
especialização em e-commerce

Começar uma carreira na área do E-Commerce

O E-Commerce e as áreas associadas ao Marketing Digital, de forma geral, apresentam excelentes oportunidades de emprego, de progressão de carreira e até de trabalho enquanto freelancer!

No entanto, esta é uma área com muita competição. A melhor forma de nos destacarmos no mercado de trabalho é com uma formação certificada como o curso de Marketing digital com Especialização em E-Commerce da Master D!

Neste curso iremos começar por adquirir conhecimentos gerais sobre a área do marketing digital, os seus elementos fundamentais, princípios e técnicas, para posteriormente focar na área do E-Commerce. Irá aprender a criar websites em Wordpress, a importância das redes sociais para os negócios digitais, gestão de campanhas em Meta e Google Ads, técnicas de SEO e SEM.

No final da formação, estará apto para começar a sua carreira enquanto:

  • Gestor de Marketing Digital;
  • Gestor de Redes Sociais;
  • Gestor de SEO/ SEM;
  • Gestor de Conteúdos Online;
  • Gestor de Lojas Online.

Não perca a oportunidade de começar a sua carreira numa área em expansão! Junte-se hoje à Master D!

 

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