Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Trabalhar como cozinheiro em Portugal: por onde começar

  • Quem melhor do que um especialista para falar da sua profissão? David Marques, Chef de Cozinha e e-Tutor do curso de Cozinha da Master D, fala acerca da profissão e que passos dar para se tornar um bom cozinheiro. 
  • Se está a pensar em começar a sua carreira como cozinheiro não hesite em entrar em contacto com a Master D e saiba mais sobre o nosso curso!
Cursos de cozinheiro

Ser cozinheiro é moda? É um modo de estar na vida ou apenas mais uma profissão?

Poderia ser uma profissão dentro de muitas outras, em que o gosto pela área em questão seria suficiente, não esquecendo todas as caraterísticas necessárias de um bom profissional, mas há muito mais a considerar, se quer trabalhar como cozinheiro em Portugal, tal como uma formação especializada para que se possa valorizar profissionalmente.

O gosto, o sacrifício, o empenho e engenho em busca de querer aprender e evoluir mais e mais, são fundamentais para um equilíbrio entre o “ser” e a “arte” que se pratica. A exigência física e psicológica leva a enumeras perguntas existenciais em que a única resposta se baseia no amor de servir bem o cliente.

Quero preparar-me para ser cozinheiro

Ser Cozinheiro

Já se perguntou: devo seguir a profissão de chef? Parece assustador todo o caminho, mas todo o trabalho árduo tem o seu retorno.

Portugal tem uma cultura gastronómica fenomenal em que os sabores e o prazer de uma refeição são fundamentais, aliados a uma comida de conforto com uma mesa farta e boa companhia.

Mas nem tudo são facilidades e é importante saber que nem sempre as condições de trabalho são as melhores, que nem sempre o dia corre bem e que nem sempre nos cruzamos com as melhores pessoas. Tudo faz parte do nosso crescimento enquanto cozinheiros. Afinal, não é assim em qualquer profissão?

 

Ser cozinheiro é um processo, é um protótipo de um profissional que se cria mediante as vivências e as nossas vontades para formar o chef que idealizamos. Ninguém nasce nesta profissão a ser um chef. Vamos criando e executando o melhor de nós, colocamos no prato todas as nossas experiências, sabores e técnicas aprendidas e encontramos o equilíbrio perfeito para satisfazer a procura.

Que curso fazer para ser Cozinheiro

Voltando ao começo, ao início de tudo: como formar um cozinheiro?

Nos dias de correm, nada nada se faz sem formação. Sem dúvida que, nesta área, muita da nossa formação baseia-se nos sabores de infância, nas memórias que vamos criando ao longo da jornada, mas sem descurar a formação e a sua importância.

Na Master D encontra o Curso de Cozinha ideal para quem quer vir a trabalhar como Cozinheiro em restaurantes, unidades hoteleiras, cruzeiros, cantinas, empresas de eventos e catering ou até criar o seu negócio próprio nesta área. Esta formação irá muni-lo das ferramentas certas para encarar o mercado de trabalho altamente preparado e com total segurança.

 

Mais informações sem compromissos

A formação tem mesmo um papel crucial porque vai dar forma aos nossos pensamentos, criar e fortalecer as nossas bases, a origem dos produtos, a história das técnicas, o aperfeiçoar da paleta de sabores, tudo peças importantes do nosso profissional.

Sem bases, sem conhecer os cortes, os caldos, as confeções básicas que elevaram variadas culturas gastronómicas aos dias que conhecemos, como podemos evoluir? Ler, ver, aprender, tudo parte da nossa formação antes de chegar ao que todos desejamos, por em prática o conhecimento adquirido.

O momento da verdade em que colocamos tudo o que somos no mínimo que fazemos, a nossa alma espelhada no prato, mesmo sendo um simples arroz de pato ou um prato de autor digno de uma estrela Michelin.

Portanto, sem dúvida que a formação é uma mais valia. Podemos e devemos formar-nos, agarrar as oportunidades faz de nós alguém que procura o sucesso, que não se acomoda ao básico de uma cozinha. Não podemos ser todos chef de estabelecimentos altamente reconhecidos, mas todos temos o nosso espaço quando criado com respeito e qualidade de trabalho.

Trabalhar como cozinheiro

Criar um negócio ou trabalhar por conta de outrem são duas opções viáveis, ambas com sentidos diferentes, mas que se ligam naturalmente.

Como podemos criar um negócio sustentável, sem nunca ter trabalhado e ganhado experiencia noutros locais? Acho pouco provável. É preciso ver outras realidades, seja em restaurante, hotel, catering ou indústria.

Todos com o mesmo propósito mas com formas de trabalho totalmente distintas dando, uma vez mais, um leque enorme de saídas profissionais a escolher.

Quer trabalhar como cozinheiro em Portugal? Comece por fazer uma boa formação e empenhe-se. O resto virá com o tempo, porque seguir o queremos faz de nós melhores cozinheiros e futuros chefs!

A carreira de cozinheiro está cheia de oportunidades e pode trazer salários bastante aliciantes!

Curso de Cozinha - Banner

David Marques, Chef de Cozinha e e-Tutor do Curso de Cozinha da Master D

10 respostas a Trabalhar como cozinheiro em Portugal: por onde começar

03 de mayo del 2022

Meu sonho é trabalhar em Portugal amo a cultura dos portugueses adoro cozinhar gostaria muito de uma oportunidade

responder
10 de Maio de 2022

Olá, Silmara



Obrigado pelo contacto e interesse no Curso de Cozinha da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e pode ainda saber mais aqui: https://www.masterd.pt/curso-cozinha



Até breve,

Master D


Responder
12 de abril del 2022

Quero muito aprender a culinária portuguesa!!

responder
12 de Abril de 2022

Olá, Alexandra



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Cozinha da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://www.masterd.pt/curso-cozinha.html



Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
29 de noviembre del 2021

Bom dia, queiro informaçoes sobre o curso de web delovelopment como inschrever-para o curso.

responder
29 de Novembro de 2021

Olá, Jacques



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Web Development da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://www.masterd.pt/curso-web-development.html

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
24 de septiembre del 2021

Olá irmãos portugueses, moro no rio de janeiro e gostaria de fazer investimento com vcs. Gostaria de fazer um curso de pastelaria ( não sei se está certo) aqui no Brasil e confeitaria. Como saber informações valores . Muito obrigado +51 22 99762 2591 zap

responder
29 de Setembro de 2021

Olá, Anderson



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Pastelaria da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/3kexKYe

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
17 de septiembre del 2021

Desejo mais informações.Obrigada!

responder
24 de Setembro de 2021

Olá, Claudiana



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Cozinha da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/3hAQYbI

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: