• Partilhar:
Trabalhar como cozinheiro em Portugal: por onde começar

Ser cozinheiro é moda? É um modo de estar na vida ou apenas mais uma profissão?

Poderia ser uma profissão dentro de muitas outras, em que o gosto pela área em questão seria suficiente, não esquecendo todas as caraterísticas necessárias de um bom profissional, mas há muito mais a considerar, se quer trabalhar como cozinheiro em Portugal, tal como uma formação especializada para que se possa valorizar profissionalmente.

O gosto, o sacrifício, o empenho e engenho em busca de querer aprender e evoluir mais e mais, são fundamentais para um equilíbrio entre o “ser” e a “arte” que se pratica. A exigência física e psicológica leva a enumeras perguntas existenciais em que a única resposta se baseia no amor de servir bem o cliente.

Já se perguntou: devo seguir a profissão de chef? Parece assustador todo o caminho, mas todo o trabalho árduo tem o seu retorno.

Portugal tem uma cultura gastronómica fenomenal em que os sabores e o prazer de uma refeição são fundamentais, aliados a uma comida de conforto com uma mesa farta e boa companhia.

Mas nem tudo são facilidades e é importante saber que nem sempre as condições de trabalho são as melhores, que nem sempre o dia corre bem e que nem sempre nos cruzamos com as melhores pessoas. Tudo faz parte do nosso crescimento enquanto cozinheiros. Afinal, não é assim em qualquer profissão?

Ser cozinheiro é um processo, é um protótipo de um profissional que se cria mediante as vivências e as nossas vontades para formar o chef que idealizamos. Ninguém nasce nesta profissão a ser um chef. Vamos criando e executando o melhor de nós, colocamos no prato todas as nossas experiências, sabores e técnicas aprendidas e encontramos o equilíbrio perfeito para satisfazer a procura.

Que curso fazer para ser Cozinheiro

Voltando ao começo, ao início de tudo: como formar um cozinheiro?

Nos dias de correm, nada nada se faz sem formação. Sem dúvida que, nesta área, muita da nossa formação baseia-se nos sabores de infância, nas memórias que vamos criando ao longo da jornada, mas sem descurar a formação e a sua importância.

Na Master D encontra o Curso de Cozinha ideal para quem quer vir a trabalhar como Cozinheiro em restaurantes, unidades hoteleiras, cruzeiros, cantinas, empresas de eventos e catering ou até criar o seu negócio próprio nesta área. Esta formação irá muni-lo das ferramentas certas para encarar o mercado de trabalho altamente preparado e com total segurança.

 

 

A formação tem mesmo um papel crucial porque vai dar forma aos nossos pensamentos, criar e fortalecer as nossas bases, a origem dos produtos, a história das técnicas, o aperfeiçoar da paleta de sabores, tudo peças importantes do nosso profissional.

Sem bases, sem conhecer os cortes, os caldos, as confeções básicas que elevaram variadas culturas gastronómicas aos dias que conhecemos, como podemos evoluir? Ler, ver, aprender, tudo parte da nossa formação antes de chegar ao que todos desejamos, por em prática o conhecimento adquirido.

O momento da verdade em que colocamos tudo o que somos no mínimo que fazemos, a nossa alma espelhada no prato, mesmo sendo um simples arroz de pato ou um prato de autor digno de uma estrela Michelin.

Portanto, sem dúvida que a formação é uma mais valia. Podemos e devemos formar-nos, agarrar as oportunidades faz de nós alguém que procura o sucesso, que não se acomoda ao básico de uma cozinha. Não podemos ser todos chef de estabelecimentos altamente reconhecidos, mas todos temos o nosso espaço quando criado com respeito e qualidade de trabalho.

Criar um negócio ou trabalhar por conta de outrem são duas opções viáveis, ambas com sentidos diferentes, mas que se ligam naturalmente.

Como podemos criar um negócio sustentável, sem nunca ter trabalhado e ganhado experiencia noutros locais? Acho pouco provável. É preciso ver outras realidades, seja em restaurante, hotel, catering ou indústria.

Todos com o mesmo propósito mas com formas de trabalho totalmente distintas dando, uma vez mais, um leque enorme de saídas profissionais a escolher.

Quer trabalhar como cozinheiro em Portugal? Comece por fazer uma boa formação e empenhe-se. O resto virá com o tempo, porque seguir o queremos faz de nós melhores cozinheiros e futuros chefs!

Curso de Cozinha - Banner

David Marques, Chef de Cozinha e e-Tutor do Curso de Cozinha da Master D

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D