O profissional administrativo-financeiro e a sua importância

Publicado em 2017-07-06

Com certeza já se deparou com anúncios de emprego que pediam profissionais da área administrativo-financeira. Contudo, podem surgir algumas dúvidas quanto a esta profissão. O que faz ao certo um profissional administrativo-financeiro? Qual é a sua importância para o funcionamento de uma empresa?

Existem empresas têm profissionais da área administrativa e outros da área financeira. Como em Portugal existe um grande número de pequenas e médias empresas, muitas destas acabam por juntar as duas áreas. Estes profissionais são extremamente importantes devido ao facto de serem polivalentes. Aglutinar as duas áreas acaba por ser uma solução financeira viável para as empresas e, por isso, ter conhecimentos de ambas profissões é, de facto, uma mais-valia.

profissional administrativo-financeira a atender o telefone

 

Enquanto que a área administrativa trata de tudo o que é a organização funcional, a área financeira está virada para as áreas das cobranças, finanças e investimento. Desta forma os profissionais administrativo-financeiros realizam tarefas das áreas a que estão ligados. São eles que tratam fazer a ponte entre todos os departamentos, mas também são eles que realizam análises financeiras.

 

As funções mais importantes do profissional administrativo-financeiro

Como foi já dito acima, estes profissionais juntam o melhor de dois mundos. Da área administrativa, este profissional:

  • Organiza os circuitos de comunicação;
  • Coordena os meios financeiros, humanos e materiais;
  • Faz cobranças a clientes.

Na área financeira os conhecimentos técnicos são um tanto ou quanto mais exigentes. Nesta, o administrativo-financeiro:

  • Gere o dinheiro e o investimento;
  • Gere o risco financeiro;
  • Controla os desvios e sugere medidas de correcção;
  • Executa planos de investimento.

Visto que o sector financeiro está sempre em constante mudança, o administrativo-financeiro deve manter-se sempre actualizado quanto a taxas, legislação, entre outros.

A área financeira é o grande ponto forte nestes profissionais.

Estes profissionais podem vir a trabalhar nas mais variadas empresas, como as industriais, comerciais e de prestação de serviços. Por ter uma forte vertente financeira, os profissionais desta área podem vir a empregar-se em instituições financeiras e de crédito, como em bancos, companhias de seguro e de leasing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *