Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Os desafios do Auxiliar de Geriatria na era das novas tecnologias

curso-auxiliar-geriatria
  

 

As Novas Tecnologias ao Serviço dos Idosos

Vivemos na aclamada aldeia global, em que cada ação diária é suportada, facilitada, sugerida, ou melhorada por um suporte tecnológico. No dia-a-dia do idoso tal não é exceção, e cada vez mais é notória a sua utilização quotidiana. Não nos podemos esquecer que a cada geração, o “ser idoso” altera-se. O idoso que hoje tenha 75 anos, é diferente do idoso que tinha 75 anos em 1970. As suas necessidades e aspirações eram diferentes, a sua atividade diária era diferente, o seu modo de se ver a si mesmo era diferente. Esta visão em linha cronológica faz-nos questionar:

 

  •  
  • Como será o idoso que tenha como data de nascimento o ano de 2019? Terá 75 anos em 2094!
  • Quais serão as suas aspirações? Qual será o seu papel na sociedade?
  • Como será ser idoso na viragem para o séc. XXII?

 

As respostas concretas apenas as teremos no futuro, mas é certo que estarão envoltas em tecnologia. Tomemos como exemplo a atualidade:

  • Telemóveis com ecrãs amplos, facilitando o seu manuseamento;
  • Aplicações que acompanham e alertam para alterações no estado de saúde e bem-estar;
  • Dispositivos que monitorizam as tarefas quotidianas, alertando familiares em momentos de emergência;
  • Rede de Internet móvel e doméstica com aplicabilidade nas diversas áreas, entre elas:
  • Estimulação cognitiva, com desafios e jogos mentais;
  • Entretenimento, com ebooks, filmes, músicas, videojogos;
  • Social, com software de promoção de contactos verbais, escritos e videochamadas, ou mesmo redes sociais quer específicas quer generalistas.

formacao-saude-master-d Podemos, assim, perspetivar o idoso do futuro como um elementos cada vez mais ativo enquanto ser individual, e muito mais informado e participativo na sua comunidade.

No futuro encontraremos o idoso que aumentou as fronteiras do seu próprio espaço e um melhor conhecedor de si mesmo.

Este idoso promissor utilizará as tecnologias que tem ao seu alcance para mitigar as limitações e aumentar as suas capacidades de modo muito mais eficiente. Estamos, apenas, em 2019 – lembre-se que somos e seremos – todos – idosos de vanguarda!
 

 

As opiniões dos formandos acerca da formação na Master D

Acompanhar a percurso dos formandos mesmo depois de terminada a formação é um dos objetivos da Master D. Por isso, desafiamos os formandos a deixarem o seu testemunho e a partilharem-no com quem ambiciona também melhorar o seu percurso profissional. Um desses casos é o do Ricardo Moura que é agora Auxiliar de Geriatria.

Ricardo sempre teve atividades profissionais que nada levavam a crer que iria seguir o seu caminho profissional na área da saúde. No entanto, a necessidade de trabalhar com um idoso com doença de Alzheimer fizeram com que descobrisse a sua verdadeira vocação. Depois de terminada a formação sente que está apto e que está munido das ferramentas essenciais para ser um bom Auxiliar de Geriatria.

E disso temos a certeza porque comprovamos através das suas redes sociais onde mostra a evolução do idoso ao seu cuidado.  

Veja agora o vídeo que gravámos com o Ricardo. Um testemunho na primeira pessoa. 

https://youtu.be/9zGDRC2uBWo

Onde posso trabalhar com a formação em Auxiliar de Geriatria?

Vários dão os locais e entidades que precisam de Auxiliares de Geriatria e, devido à cada vez maior esperança média de vida e os avanços no âmbito da saúde, cada vez vivemos até mais tarde. O envelhecimento populacional é o grande impulsionador da procura deste tipo de profissionais. Sob orientação de profissionais de saúde com formação superior, alguns dos locais a desempenhar funções podem ser:
  • Hospitais públicos ou privados;
  • Centros de Saúde;
  • Unidades de Cuidados Continuados;
  • Centros de acolhimento de idosos;
  • Empresas de apoio domiciliário;
  • Clínicas privadas;
  • Lares de terceira idade.

Colaborar na integração do idoso e na melhoria da sua qualidade de vida diária é um papel fundamental na nossa sociedade. Fazer a diferença na vida de alguém é o que o motiva? Não espere mais e invista na sua formação o quanto antes!

Artigo escrito em parceria com Daniela Fonte, e-Tutora do curso de formação em Auxiliar de Geriatria na Master D

 

4 respostas a Os desafios do Auxiliar de Geriatria na era das novas tecnologias

19 de febrero del 2021

A minha vida mudou quando optei por tirar esta formação
Sempre estive ligado à saude, no entanto fiz uma opção em que acertei em pleno, no ano de 2014 inscrevi-me e concluí esta formação.
Revelou-se sem duvida um passo acertado, já que os indicadores de emprego futuro dão a área da saúde como referencia.
A opção seria perceber o mercado de oferta numa formação que utilizasse melhores métodos pedagógicos e através de uma busca a MASTER D foi a primeira escolha.
O curso não é fácil, ainda hoje recorro aos conteúdos disponibilizados para estar sempre atualizado, mas sei que valeu a pena.
Este testemunho é expontâneo e real, fi-lo porque nunca deixei de acompanhar a evolução deste centro formativo e sinto-me também na obrigação de melhorar a qualidade dos serviços prestados nesta área que tanto está a necessitar de técnicos especializados, só assim se consegue o melhor para um serviço que tem que ter no mínimo a excelência,
Hoje sou eu que tenho a minha própria empresa, sou eu que emprego mulheres e homens e sei o quanto é importante estar preparado para enfrentar um futuro com menos incertezas.

responder
23 de Fevereiro de 2021

Estimado Pedro!



Que bom termos notícias suas e muito agradecemos a recomendação que nos deixa. A vocação e extrema dedicação são realmente fatores chave em profissões ligadas à área da saúde. Ficamos muito felizes por termos ajudado a contribuir, e por termos feito parte de um momento tão importante como a sua formação, para que hoje pudesse estar a fazer o que mais gosta. É um privilégio podermos dedicar o nosso tempo à profissão que nos realiza. 



Temos um orgulho imenso nos nossos formandos e o Pedro é um deles.



Desejamos que o futuro lhe traga tudo o que ambiciona e deixamos um beijinho da equipa Master D!


Responder
20 de agosto del 2020

Bom dia, tem aulas presenciais?

responder
20 de Agosto de 2020

Olá Eliane, 



Agradecemos o seu comentário e o interesse demonstrado.



Sim, os nossos cursos contam com aulas presenciais. Para mais informações, envie um email para cursos@masterd.pt e teremos todo o gosto em encaminhar o seu pedido para os nossos técnicos de estudos que irão esclarecer todas as suas questões.



Ficaremos a aguardar notícias suas!



Atenciosamente,



Master D


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: