• Partilhar:
Como ser um bom Auxiliar de Geriatria?

Uma profissão emergente e cada vez mais necessária: O perfil de um bom profissional de cuidados geriátricos

O aumento do número de idosos impulsiona a procura de profissionais para cuidados geriátricos. O crescente envelhecimento da população mundial, bem como o aumento da esperança média de vida, fazem com que as profissões especializadas nas áreas dos cuidados com idosos se encontrem também em crescimento.

Com a formação em  Auxiliar de Geriatria poderá desempenhar funções com elevada empregabilidade e procura, nomeadamente auxiliar de geriatria, auxiliar de apoio domiciliário/ajudante familiar, ajudante de lar ou cuidador de idosos.

 

Auxiliar de Geriatria - Banner

 

Auxiliar de Geriatria, Agente de Geriatria, Assistente de Apoio Geriátrico

 

São muitas as denominações mas um só perfil a conceber – ser o apoio de alguém que, por sua idade e eventuais patologias, se encontra mais vulnerável. Esta vulnerabilidade pode ser temporária ou contínua. Mas em qualquer um dos casos, o apoio do profissional de Geriatria é transversal e abrangente. Reune na sua atuação duas áreas complementares: a Geriatria e a Gerontologia. Esta união permite que o Auxiliar de Geriatria conheça as principais patologias relacionadas com a idade avançada.

Sabendo identificar e atuar em conformidade com as distintas características das mesmas (Geriatria), também possibilita que seja capaz de reconhecer em cada idoso um individuo único e irrepetível, com uma história de vida ímpar e rica. Deste modo, será capaz de responder às necessidades específicas inerentes à esfera emocional e psicossocial (Gerontologia). Este entendimento é a base da construção de um profissional não somente conhecedor das limitações de cada idoso, mas sobretudo ciente das capacidades consolidadas e de como as potenciar.

O respeito e a dignidade humana encontram-se como princípio fundamental e irrefutável, orientador de todo o processo deste cuidador formal que é, aos dias de hoje, crucial para a manutenção da qualidade de vida.

Daniela Fonte, e-Tutora da formação em Auxiliar de Geriatria

 

Principais funções de um Auxiliar de Geriatria

 

Devido à cada vez maior procura deste tipo de profissional é fundamental munir-se dos conhecimentos teóricos e práticos para o eficaz desempenho da profissão. Algumas das funções a desempenhar são:
  • Apoio no domicílio ou numa instituição, no que diz respeito a cuidados básicos de higiene, de conforto e de saúde;
  • Apoiar na alimentação, prestar cuidados de higiene e arrumação do meio onde se move;
  • Organizar e preparar os materiais e equipamentos essenciais à prestação de cuidados;
  • Colaborar no desenvolvimento de atividades de animação para evitar situações de monotonia, isolamento e solidão.
Não tem experiência na área da Geriatria? Não há problema. Com esta formação adquire todos os conhecimentos teóricos e práticos para exercer esta atividade, melhorar ou atualizar os seus conhecimentos e ainda apostar no seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

 

Conheça a opinião da Carla Antunes que se especializou em Auxiliar de Geriatria na Master D Lisboa:

 

Artigos relacionados

Comentários

17 de Setembro de 2020PASTORA FEITOSA BORGES
gostaria de fazer o curso de auxiliar de geriatria. Estou indo morar em Portugal e gostaria de fazer o curso online e a pratica lá. Se possivel.
Responder
28 de Setembro de 2020Master D — PT
Estimada Pastora Feitosa Borges,

Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Auxiliar de Geriatria. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2WiNMXm

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D 
Responder
12 de Julho de 2020Moussanda Teresa
Gostaria de fazer o curso de auxiliar de geriatria
Responder
14 de Julho de 2020Master D - PT

Estimada Moussanda Teresa, 





Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na nossa formação em Auxiliar de Geriatria. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/2WiNMXm 

Ficaremos a aguardar notícias suas!





Atenciosamente,

Master D



 


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Sobre a Master.D