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Trabalhar em Marketing

  • Gostaria de trabalhar na área do Marketing? Neste artigo iremos apresentar esta indústria, as diferentes oportunidades, e as profissões mais procuradas.
  • Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com os Cursos de Marketing Master D!
trabalhar em marketing

O mercado profissional em Marketing

O Marketing é uma indústria em constante evolução.

Surgem novas técnicas e novas tecnologias, altera-se a forma como as pessoas pensam, alteram-se os seus hábitos e a forma como decidem o que consumir.

Se pensa em começar a sua carreira em Marketing, neste artigo iremos apresentar a indústria, as suas oportunidades e desafios! Mas antes de começar uma carreira em Marketing, existem alguns pontos que devemos ter em consideração:

Aumento na procura – A procura por profissionais de marketing está a subir, com cada vez mais empresas a reconhecer a importância de ter uma estratégia eficiente, que consiga a chegar a mais potenciais compradores. Existem excelentes oportunidades para começar uma carreira e para evoluir profissionalmente;

Competências diversas – Cada vez mais, é exigido que os profissionais de marketing desenvolvam um conjunto de competências diverso, desde criatividade, a análise de dados, a pensamento estratégico, pensamento matemático e adaptabilidade. Profissionais que consigam trabalhar com diferentes plataformas de marketing e consigam combinar estas competências, são muito procuradas por empresas recrutadoras.

Competitividade – O Marketing é uma indústria competitiva com muitos profissionais a competir por oportunidades profissionais. Para nos destacarmos, é preciso ter conhecimentos fortes sobre os princípios fundamentais do marketing, é necessário mantermo-nos atualizados em relação às novas tendências e construir um portfolio de experiências forte.

Pela nossa experiência, a melhor forma de começar o percurso profissional na área do marketing é através de uma formação certificada, lecionada por tutores especialistas que se focam nas competências mais procuradas por empresas recrutadoras!

Quero trabalhar em Marketing

Trabalhar em Marketing

Trabalhar em Marketing é uma experiência desafiante e recompensadora.

É uma área que exige que estejamos em constante aprendizagem e evolução, mas que ao mesmo tempo permite salários bastante acima da média nacional, existe uma maior oportunidade de trabalhar em horário flexível ou trabalhar em modalidade de remote work, e existe bastante segurança no mercado de trabalho.

Quando trabalha na área do Marketing Digital pode esperar:

Criatividade e Inovação

Um dos aspetos mais entusiasmantes sobre o Marketing, é a possibilidade de trabalhar numa profissão onde a criatividade reina. A criatividade está no centro do Marketing desde o processo de criar criativos, até aos textos da marca e até à estratégia de captação e fidelização de clientes.

Decisões baseadas em dados

Cada vez mais, o Marketing baseia as suas atividades operativas em ações quantitativas. Empresas e clientes esperam receber relatórios com dados quantitativos sobre os efeitos que que uma estratégia ou uma campanha está a ter na sua atividade. Igualmente, as ferramentas de marketing contemporâneas estão a ser criadas tendo por base estes princípios quantitativos.

Trabalho colaborativo

A colaboração é fundamental para os resultados da equipa de Marketing. Cada vez mais, é necessário ter uma equipa diversa, com competências que se complementem - uma equipa que consiga trabalhar com as diferentes ferramentas e com as diferentes técnicas para chegar a novos consumidores, a consumidores anteriores, para conseguir aumentar a sua taxa de conversão e para diminuir o custo de aquisição.

trabalhar na área do marketing

Diferentes áreas do Marketing

Na indústria do Marketing temos duas possibilidades gerais:

Temos a oportunidade de trabalhar nas diferentes vertentes da indústria com várias plataformas, ferramentas e técnicas.

E temos a oportunidade de nos especializar numa das áreas, focando a nossa atividade em um, ou em poucos meios, ferramentas e técnicas.

Cada metodologia traz as suas vantagens.

Profissionais com conhecimentos mais generalistas, que trabalhem com diferentes plataformas, por norma, trabalham em equipas de pequena/ média dimensão, tendo um impacto maior na performance geral. No entanto, estes profissionais não têm a oportunidade de trabalhar em detalhe cada uma das plataformas.

Profissionais que optam por se especializar em um meio, por norma, trabalham em equipas maiores para empresas de grande dimensão e têm o objetivo de otimizar os resultados da plataforma com que trabalham.

Pela nossa experiência, mesmo profissionais que optem por se especializar em um dos meios, devem de ter conhecimentos gerais sobre as diferentes plataformas, as suas metodologias, vantagens e funcionalidades. Desta forma, os profissionais terão um impacto maior no processo de planeamento e decisão.

Profissionais de SEO (otimização para motores de busca) têm de saber trabalhar com a equipa de Paid Media para otimizarem as Landing Pages para diferentes keywords que ambas as equipas podem trabalhar; profissionais de Branding necessitam de trabalhar com todos os outros elementos da equipa para manterem a comunicação eficiente ao longo de todos os canais de marketing; o gestor de marketing tem de saber conciliar os diferentes canais, para saber quando e onde deve aumentar ou diminuir o investimento.

É impossível dominar todas as áreas do Marketing, mas ter conhecimentos sobre o trabalho de cada elemento da equipa, sobre o que podemos esperar de cada um e sobre como alinhar todas as estratégias, permite otimizar os resultados do departamento.

Entre as áreas do Marketing de hoje que estão a ter maior impacto na estratégia da maioria das empresas, destacamos:

 

Marketing Digital

O Marketing Digital representa a adaptação das estratégias de Marketing tradicional para os novos canais digitais, assim como a criação de novas estratégias e ferramentas.

O Marketing Digital foca-se na promoção de produtos e serviços através de canais online como websites, redes sociais, campanhas de email ou publicidade; com o objetivo de chegar a novos potenciais consumidores, ou consumidores que já são clientes, e ultimamente, aumentar a faturação da empresa.

Uma formação em Marketing Digital é excelente porque nos dá conhecimentos gerais sobre todas as áreas da indústria que estão a ter impacto nos resultados das empresas.

Curso de Marketing Digital

Redes Sociais

O Marketing de redes sociais, envolve a gestão da relação que a marca tem com os seus consumidores e potenciais consumidores.

Este foi um dos meios que alterou por completo a forma como empresas comunicam. Com o aparecimento das redes sociais, passámos de uma comunicação unidirecional, onde a empresa transmite a sua mensagem através de anúncios de televisão, ou jornais, por exemplo; para uma comunicação bidirecional, onde uma empresa comunica e os utilizadores têm a oportunidade de responder, têm a oportunidade de criar o seu próprio conteúdo e mais facilmente comunicam entre si.

Cada vez mais, surgem empresas que realizam a sua atividade a 100% através das redes sociais.

Assim, profissionais de social media, com os conhecimentos e as competências necessários para elevar uma marca nestes meios, têm recebido muitas oportunidades profissionais e oportunidades de evolução de carreira.

Curso de Gestão de Redes Sociais

SEO

SEO, ou search engine optimization (otimização para motores de busca) é o conjunto de técnicas que têm o objetivo de melhorar o posicionamento de um website quando é feita uma pesquisa relevante em plataformas como o Google ou o Bing.

Hoje, os motores de busca, são uma das principais fontes que os utilizadores utilizam para procurar informação antes de fazerem uma compra. Estar posicionado nos primeiros espaços, quando é feita uma pesquisa relevante, tem um impacto incrível nos nossos resultados.

A área de SEO, é uma parte mais técnica do marketing, o que significa que existe menos concorrência, existem mais oportunidades e existem melhores condições de empregabilidade.

 

E-Commerce

O E-Commerce refere-se às técnicas e ferramentas que permitem fazer a venda de produtos online. Esta é uma área que explodiu nos últimos anos, com os consumidores mais confiantes ao fazer compras online e com plataformas e tecnologias otimizadas para facilitarem o processo de compra e venda.

Cada vez mais, podemos ver empresas e marcas que estão a ser criadas a 100% sobre o domínio digital, sem nunca abrirem uma localização física.

Uma especialização em Marketing Digital e E-Commerce pode criar muitas oportunidades profissionais!

Curso de E-Commerce

Paid Media

Os anúncios pagos que vemos em motores de busca como o Google ou em redes sociais, são uma das principais ferramentas digitais que empresas utilizam para chegarem a novos potenciais compradores e para potenciarem a fidelização de clientes.

Entre as plataformas mais utilizadas, destacam-se o Google Ads (que também incorpora Youtube Ads), Meta Ads (que incorpora Facebook e Instagram Ads) e mais recentemente o Tik Tok Ads.

Profissionais que se especializam em Paid Media têm excelentes oportunidades profissionais, oportunidades de evolução de carreira e oportunidades de criação de negócio próprio!

 

Gestão de Marcas

Os Gestores de Marca focam-se no desenvolver da identidade e reputação de uma empresa. O seu objetivo principal é assegurar que o público-alvo associe a marca e os seus diferentes elementos, às emoções, sentimentos e ligações que planearam.

Por exemplo, um gestor de marca para uma empresa de refrigerantes, pode querer que o seu público alvo associe a marca à frescura, a tempo passado entre amigos e à descontração.

Um Curso de Gestão de Marcas cria as ferramentas para os formandos começarem a sua carreira enquanto Brand Managers, Relações Públicas, Gestores de Eventos e mais!

Curso de Gestão de Marcas

 

Cursos de Marketing

Os Cursos de Marketing Master D têm o objetivo de preparar os formandos com os conhecimentos teóricos e com as competências técnicas que estão a ser mais procurados no mercado de trabalho. A nossa equipa de e-Tutores foca-se em conhecimentos e técnicas atuais, que permitam que o formando continue a acompanhar as evoluções e tendências ao longo da sua carreira.

Começamos por trabalhar os princípios base do Marketing, para posteriormente nos focarmos nas técnicas contemporâneas.

Na Master D contamos também com o Serviço de Inserção Laboral que tem o objetivo de auxiliar o formando na procura de uma primeira experiência profissional. No final do curso, o formando irá ter acesso à Bolsa de Estágio e Bolsa de Emprego Master D! Contamos com mais de 1500 empresas parceiras nas diversas áreas de atividade.

 

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