Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Melhores cursos para trabalhar com crianças e idosos

Gostava de ter uma carreira ligada às crianças ou aos idosos? A Master D tem os cursos certos para ajudá-lo a conseguir. 
Cursos na área dos cuidados infantis e geriátricos

Imagina-se a trabalhar com crianças ou idosos? Este artigo vai ajudá-lo a conhecer melhor a área e em que cursos relacionados com os cuidados infantis e geriátricos deve investir para seguir uma destas profissões.

Cuidados com idosos e crianças: o hoje e o amanhã

Hoje em dia, trabalhar para o futuro é procurar por qualidade, muito mais que quantidade.

Por muito que a qualidade possa ser subjetiva, procuramo-la em todos os produtos. Desde os sapatos aos telemóveis e automóveis, e em todas as vertentes da nossa vida, das relações às férias e aos empregos.

Queremos o melhor porque fazemos o melhor, por que o merecemos. E procuramos o melhor diariamente.

Esta mesma visão aplica-se aos cuidados que recebemos – queremos receber o melhor e queremos prover o melhor aos nossos. Queremos, inclusive, fazer parte desta mesma promoção, porque fazer parte é ser parte da qualidade que tanto procuramos.

Por isso, é natural que sinta que quer fazer a diferença, porque pode de facto fazê-lo! E pode, de diferentes formas, com distintos públicos.

Os cuidados prestados na infância definem o mundo de amanhã. Por mais lugares-comuns que conheçamos, trabalhar diariamente com crianças é, com elas, imaginar e criar um mundo diferente, é preparar o que está para chegar e é entender as possibilidades que as novas ideias podem ter na qualidade de vida de todos. É, no fundo, fazer parte da construção de um mundo melhor.

Mas este mundo melhor faz-se também hoje: faz-se não só do que está para vir, mas também daquilo que já construímos, porque só podemos melhorar aquilo que já alcançámos.

Por isso, este nosso contributo é também orientado para os cuidados geriátricos. A população idosa, as suas conquistas e desafios, tornam-se parte integrante da nossa identidade. Que melhor agradecimento existe, a não ser aplicar a mesma qualidade que procuramos, nos cuidados que lhe prestamos?

Podemos, enfim, dizer que são duas faces da mesma moeda: se a educação fomenta a qualidade de vida de um futuro que apenas podemos imaginar, os cuidados geriátricos promovem a qualidade e dignidade humana que hoje conseguimos prestar.

E a aposta nesta qualidade, para cada um dos públicos, está cada vez mais visível:

  • Por um lado, a apreciação de projetos de lei que propõem a gratuitidade das creches para 2022, sendo que ao dia de hoje já é universal o ensino pré-escolar – o acompanhamento específico à população infantil é cada vez mais procurado e exigente por partes dos progenitores e das próprias crianças.
  • Por outro, o índice de envelhecimento em Portugal foi, em 2020, de 165%, isto é, por cada 100 jovens, existem 165 pessoas com mais de 65 anos (fonte: PORDATA). O envelhecimento da população portuguesa gera, assim, uma demanda cada vez mais diversificada por serviços de geriátricos de qualidade e rigor, que acompanhem a esperança média de vida, cada vez mais ampla.

Para ambos, é certo, a qualidade da prestação de cuidados é elementar, cada vez mais exigente e procurada. Para isso, a aposta na formação dos profissionais referentes a cada área torna-se uma peça fundamental para garantir esta mesma qualidade.

Como trabalhar com idosos e crianças

Fique agora a conhecer alguns cursos que o podem ajudar a ter uma carreira na área dos cuidados infantis e geriátricos.

Curso Auxiliar Educacao Infanti - Master D

  • Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting

No Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting vai aprender tudo o que precisa de saber para poder atuar e estimular, adequadamente, o desenvolvimento de crianças dos 0 aos 12 anos, em todas as suas esferas de desenvolvimento: cognitivo, emocional, afetivo, motor, sensorial, social, linguístico, sexual, moral.

No decorrer do curso, encontrará as ferramentas essenciais para acompanhar, no terreno, a realização das atividades quotidianas quer em berçário, creche, jardim de infância, pré-escolar; em Atividades de Tempos Livres, em contexto escolar ou em Babysitting.

 

  • Auxiliar de Geriatria

O Curso de Auxiliar de Geriatria vai aprender como permitirá que conheça o processo de envelhecimento, quer físico quer psicossocial, por forma a melhor se posicionar perante a população idosa, fazendo parte integrante do envelhecimento ativo individual.

Durante o curso conhecerá as principais patologias físicas e mentais associadas à velhice e como acompanhar o seu progresso, bem como as necessárias atuações no campo da higiene, alimentação e animação que venham promover a dignidade humana na última etapa da vida.

Saiba como obter o estatuto de cuidador informal.

Curso Auxiliar Saude Geriatria - Master D

  • Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria

O Curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria junta as valências de um auxiliar de saúde e de um auxiliar de geriatria.

Esta formação na área da saúde vai dar-lhe todas as ferramentas que precisa para prestar cuidados de saúde de acordo com as diretrizes dos enfermeiros, em diferentes situações, com especial enfoque na terceira idade.

Após conclusão da formação poderá trabalhar, por exemplo, em hospitais, clínicas, centros de dia, lares, entre outros.

  • Animador Sociocultural e Turístico

O Curso de Animador Sociocultural e Turístico permitirá com que possa responder a ofertas de emprego para animador sociocultural, socioeducativo ou turístico, monitor, entre outros.

Com esta formação poderá trabalhar com diferentes públicos e promover momentos recreativos em contexto social, educativo e turístico. No fundo, o seu papel será planear, implementar avaliar atividades de lazer e aprendizagem. 

> Saiba mais sobre a área de Animação Sociocultural!

As formações de Auxiliar de Geriatria e Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria incluem o Curso de SBV - Suporte Básico de Vida e a formação em Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting, o Curso de SBVP - Suporte Básico de Vida Pediátrico.

--

Gostava de trabalhar com crianças ou idosos? Neste artigo ficou a conhecer os melhores cursos da Master D para aprender tudo o que precisa para responder a ofertas de emprego nesta área e seguir seguro para o mercado de trabalho.

Artigo escrito em parceria com Daniela Fonte, e-Tutora dos Cursos de Cuidados Infantis e Geriátricos da Master D

 

Curso Auxiliar Educação Infantil: Opinião de formanda

 

 

3 respostas a Melhores cursos para trabalhar com crianças e idosos

16 de junio del 2023

Amo essa profissão

responder
08 de junio del 2022

Gosto tanto de fazer este curso por o meu perfil combina com este curso.

responder
09 de Junho de 2022

Olá, Basanta



Obrigado pelo interesse nos cursos da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e para podermos entrar em contacto. 



Até breve,

Master D


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: