• Partilhar:
Trabalhar com crianças ou idosos: Opiniões e bons motivos para o fazer

Gostava de trabalhar na área dos cuidados infantis e geriátricos? Tem vocação para cuidar? Inspire-se nas opiniões de formandas que só veem bons motivos para terem uma carreira que envolve o contacto com crianças e idosos.

Nem sempre é fácil manter a motivação na procura de emprego e na busca de novas oportunidades, mas deixamos hoje os testemunhos de formandas que nunca deixaram de acreditar que conseguem e que, mesmo com adversidades e obstáculos, não desistem.

Cursos para trabalhar com crianças: Elisandra Ventura inscreveu-se e conseguiu conciliar com o emprego

Elisandra Ventura sempre gostou muito de crianças, mas quando procurava formações era para o jornalismo que as suas buscas se voltavam. O destino, ou o que quisermos chamar, trocou-lhe as voltas porque quando encontrou o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master D, não teve dúvidas que este era o caminho e inscreveu-se na Master D Faro.

Procurei fazer esta formação porque sempre adorei trabalhar com crianças, vê-las crescer e assimilar tudo aquilo que lhes transmitimos para a sua formação social.

Antes de fazer este quis fazer a formação de jornalismo, sendo assim comecei a fazer pesquisa de algumas escolas para então começar a estudar.

Quando me encontrava a efetuar a pesquisa encontrei este curso de Auxiliar de Educação e como era algo que também se enquadrava em mim comecei a pensar no assunto e, com a ajuda da minha família, pensei em avançar com esta formação.

No decorrer da mesma encontrei algumas dificuldades, principalmente devido à situação pandémica que estamos ainda a viver, e que me dificultou pesquisas e o acesso presencial à escola.

Não foi fácil conciliar o meu trabalho assim como a minha vida familiar. Casa, vida profissional e estudo cheguei a pensar que não seria capaz de concretizar os meus objetivos, pois o tempo de estudo era reduzido aos horários noturnos e pela noite dentro.

Todos sabemos que nada se consegue alcançar sem esforço, coragem e determinação, por isso a minha alegria e felicidade neste momento é enorme pois alcancei o que tanto ambicionava concretizar.

Segui à risca uma frase de um filósofo: Quem não luta e não conquista, não vive.

curso auxiliar educaçao infantil

Educação infantil: a paixão de Inês Palma

Inês Palma inicialmente queria fazer uma formação superior, mas não conseguiu entrar na universidade e não ficou parada, dedicou-se a um curso que a apaixonava.

O centro formativo da Master D Faro recebeu-a e hoje já está a terminar o seu estágio, depois de concluir o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting.

Depois de acabar o 12.º ano senti-me perdida. Nunca tive grande espírito académico e gosto muito mais de estar em casa, mas mesmo assim candidatei-me à faculdade mas não entrei e decidi não ficar parada, somos jovens e na nossa idade parar é morrer! Tinha de conciliar isso com alguma forma de enriquecer os meus conhecimentos e o meu currículo.

Pesquisei cursos e centros formativos para poder tirar um curso com a duração de 1 ano e que tivesse algo a ver com a minha paixão que são as crianças, e encontrei a Master D. Pedi esclarecimentos, fiz uma entrevista e percebi que tinha encontrado o que procurava.

No início sentia-me muito motivada para a realizar o curso, pois a matéria é super interessante, as minhas preparadoras Ximena, Margarida e Isabel em conjunto com a minha e-tutora Daniela Marques, nunca me deixaram que faltasse motivação, interesse e dedicação, encaminhando-me sempre para as melhores decisões.

A meio confesso que me faltou a motivação porque era um curso à distância e nem sempre me podia deslocar ao centro formativo e, em casa, houve sempre distrações, mas com o meu esforço e a minha dedicação ao mundo das crianças, empenhei-me e decidi terminar o curso no prazo estipulado.

A ajuda da minha e-tutora e sempre amiga, Daniela Marques, foi essencial e as conversas com as minhas preparadoras no centro formativo também! Sim, é preciso muita força de vontade e muita dedicação. Temos de nos saber superar a nós próprias e termos as nossas metas e prioridades muito bem definidas, pois é um curso que nos exige concentração, dedicação e trabalho, mas se a todos esses fatores adicionarmos a paixão, a coisa torna-se fácil.

Hoje tenho o meu diploma, o meu certificado e espero para a conclusão do meu estágio formativo na creche onde eu cresci, pois devido ao COVID-19, ficou tudo suspenso.

Aconselho-vos a se dedicarem a 100% e quando parecer que está difícil é porque estão no caminho certo!

curso auxiliar geriatria

Trabalhar com idosos ou ser cuidador  

O envelhecimento populacional é uma realidade em Portugal, sendo um dos mais envelhecidos da União Europeia. Segundo o INE – Instituto Nacional de Estatística há 159 idosos por cada 100 jovens em Portugal. Estes números têm reflexo no mercado de trabalho, fazendo com que a procura por profissionais preparados e qualificados para proporcionar os cuidados e potenciar o bem-estar dos idosos, seja uma realidade e possa ainda ir aumentando.

Maria Helena Oliveira foi uma das formandas Master D do centro formativo de Lisboa que reconheceu esta realidade e seguiu a sua vocação. Já cuidava de um idoso e considerou, e muito bem, investir na sua formação e munir-se dos conhecimentos técnicos necessários para ser uma profissional mais completa. Sempre muito dedicada e interessada em tudo que aprendia, Maria Helena, deixa o seu testemunho sobre o Curso de Auxiliar de Geriatria e de como a formação online mudou a sua vida.

Acabo de me formar na Master D depois de doze meses, dos quais considero seis passados em vão, numa incerteza se continuava ou desistia, desmoralizada com o tipo de aprendizagem a distância. Não percebia os mecanismos e funcionamento do Campus Virtual e era tudo novo e aterrador.

Como se não bastasse surge a situação da pandemia com todas as suas penalizações e pensei: já não tenho idade para me chatear. No entanto, falou mais alto o meu bichinho da teimosia, da persistência e da resiliência, principalmente porque mal cheguei a Portugal comecei a cuidar de uma pessoa idosa e percebi que precisava de ter referências no trabalho. Para isso precisava de ter conhecimentos fiáveis e encontrei a Master D.

Só precisava de confiar mais em mim, acreditar e prestar mais atenção ao que realmente queria - estar formada em Geriatria – e foi este pensamento positivo a grande motivação e impulso para o cumprimento dos objetivos que tracei.

Estou feliz com mais esta conquista na minha vida, principalmente por ter atingido mais um objetivo com grande êxito.

É mais uma semente brotada das mãos dos grandes e competitivos profissionais que não desistiram de mim, Preparadores e e-Tutores, e alimentaram a todo o momento a minha capacidade e com determinação me fizeram acreditar que eu podia.

Funções de um auxiliar de geriatria

Um auxiliar de geriatria desempenha um papel fundamental para a manutenção da qualidade de vida da população mais idosa, nomeadamente:

  • Prestar cuidados de higiene e conforto
  • Garantir apoio na alimentação
  • Promover atividades de animação por forma a potenciar o envelhecimento ativo
  • Auxiliar nas deslocações da rotina diária

Poderá parecer algo intuitivo e que qualquer um poderá desempenhar, mas não é bem assim. Tarefas como o manuseamento correto do idoso, a realização de atividades adequadas à sua condição, saber aplicar cuidados básicos ajustados às suas patologias ou saber atuar perante uma situação de emergência, devem ser aprendidos.

Tem vocação para trabalhar com crianças ou idosos, mas não tem formação? Conheça os cursos de cuidados infantis e geriátricos da Master D e aposte no seu futuro profissional. 

 

Artigos relacionados

Comentários

22 de Abril de 2021Samantha Pires
Gostaria de saber mais sobre o curso
Responder
23 de Abril de 2021Master D — PT

Olá, Samantha



Agradecemos o seu interesse nos cursos de Cuidados Infantis e Geriátricos da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/3etdrVh

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder
21 de Abril de 2021Ana Sofia Fernandes Valadares
Keria saber o preço
Responder
23 de Abril de 2021Master D — PT

Olá, Ana Sofia



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado nos Cursos na área dos  Cuidados Infantis e Geriátricos da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/3etdrVh

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D