• Partilhar:
6 Dicas para ajudar a manter a motivação na procura de emprego

A procura de emprego é um processo que requer persistência e paciência. Neste contexto, a desmotivação e a procrastinação podem por vezes ganhar terreno, mas não têm que sair vencedoras. Neste artigo, trazemos algumas dicas Master D para manter o farol da vontade e força ativo.

Saber começar o dia é importante, por isso é aconselhável a criação de uma rotina definindo uma hora para acordar, como se fosse para ir para o trabalho.

E facto é que é isso que acontece, só que, desta feita, para encontrar e gerar o seu próprio emprego. Neste processo, é importante começar por ritualizar a manhã. A forma de fazê-lo não é igual para todos, mas pode expressar-se através de uma pequena caminhada, escrita, meditação ou mera contemplação.

Práticas simples como estas ajudam a enraizar e a definir, com clareza e vigor, as prioridades do dia. Assim, é importante fazer uma lista de tarefas, de acordo com as suas prioridades, com objetivos realistas.

Nutra a motivação passo a passo quando procura emprego

Procurar emprego não é tarefa fácil, mas manter a motivação é um fator essencial para não perder o foco e lembre-se de que nada dura para sempre. Em breve conseguirá alcançar os seus objetivos.   

 

  • Defina horários para as tarefas: Com a possibilidade de tirar partido da flexibilidade que o estar sem emprego permite, defina um horário, com um número de horas preciso, para se dedicar à construção do seu CV, pesquisa de anúncios e empresas, bem como ao envio de candidaturas reativas e/ou candidaturas espontâneas. Neste quadro, pode definir um número mínimo de currículos a enviar por semana, por exemplo.

 

  • Mantenha-se ativo: Pratique alguma atividade física, seja ela dança, yoga ou corrida. Estimule a sua endorfina, substância responsável pelo bem-estar e redução do stress. Outra boa dica é manter dieta equilibrada, rica em nutrientes, que lhe proporcione a leveza mental e física de que precisa.

 

  • Foque-se: Sem foco, a direção perde-se e as redes sociais são uma grande tentação. O computador é uma excelente ferramenta de trabalho, mas acautele-se quanto ao tempo que pode desperdiçar. Caso queira investir numa rede social, privilegie o Linkedin, a maior rede social de profissionais do mundo. Uma boa oportunidade para incrementar a sua rede de contactos e potenciar o network que, nesta fase, mais do que nunca, precisa de ser reforçada.

 

  • Pare quando for preciso: Parar não é um erro, mas muitas vezes uma necessidade para ganhar perspetiva face à situação e descansar. Permita-se, por isso, também a falar com um amigo, a ler um livro ou a desenvolver uma atividade de interesse.

 

  • Privilegie a positividade: Mantenha por perto pessoas positivas que o inspirem. Procure falar com familiares, amigos e profissionais sobre questões relacionados com o trabalho. Aconselhe-se, não precisa de fazer o caminho da procura de emprego sozinho.

 

  • Não deixe de aprender: Expanda horizontes e aprenda algo novo, na sua área profissional ou não, que assegure a sua gratificação pessoal e confiança. Opte por exemplo, por cursos online que ajudarão a otimizar o seu tempo.

 

 

Estas são algumas das ideias que o SIL – Serviço de Inserção Laboral da Master D transmite aos formandos para ajudar no processo de busca de emprego e no êxito das candidaturas. 

 

Agora que já sabe as dicas da Master D para manter-se motivado na altura de procurar emprego, o importante é realmente aplicá-las e ajustá-las a si e à sua rotina. Comece hoje a investir no seu futuro.  

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D