Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Groomer - O que faz e como trabalhar na área

Publicado em 18 de Agosto de 2022
  • A profissão de Groomer tem ganho relevância no nosso quotidiano. Cada vez vemos donos de animais de estimação mais cuidadosos e cientes das necessidades das suas mascotes - os seus cuidados de saúde, a sua higiene e estética.
  • Se gostaria de trabalhar com animais de estimação, não perca a oportunidade de se inscrever no curso de Tosquia e Grooming Master D! Saiba como começar uma carreira de sucesso.
Groomer

Quem é o Groomer?

O Groomer de animais é um profissional qualificado para prestar cuidados ao nível da higiene e estética, conhecendo as particularidades e atenções que deve ter dependendo da raça e espécie dos animais. Por norma, o Groomer está muito associado a cães e a gatos.

O Groomer tem de ter conhecimentos sobre a anatomia e fisiologia das diferentes espécies de cães e gatos, tem de conhecer as técnicas de limpeza, as técnicas de cuidados básicos e as técnicas de tosquia para cada fisionomia.

O Groomer, como todos os profissionais de cuidados animais, tem de saber como estar, como lidar e como se comportar com os diferentes animais. Como lidar com um cão que está mais feroz, ou com um gato que está mais assustado.

Conheça o curso de Tosquia e Grooming da Master D, e saiba como pode começar uma carreira de sucesso na área da estética e grooming.

Receba mais informações sobre o curso

O groomer tem de saber tratar animais?

Por norma, o trabalho de groomer e o trabalho de veterinário são distintos e realizados por profissionais diferentes. No entanto, é importante que os profissionais de grooming conheçam doenças que possam estar relacionadas com a sua ocupação. Doenças de pele, doenças de pelo, e doenças externas podem ter impacto na maneira como o Groomer desempenha as suas funções.

Também existem profissionais da saúde animal, que já trabalham como veterinários ou como assistentes de veterinária e optam por aprofundar os seus conhecimentos e capacidades com o curso de Tosquia e Grooming.

pet grooming

Onde é que o Groomer pode trabalhar

As saídas profissionais mais comuns para quem tira o curso de Grooming e Tosquia são como “Tosquiador de cães e gatos”, “Groomer de cães e gatos”, e “cabeleireiro de cães e gatos”.

Estas são profissões que apresentam cada vez mais oportunidades. No nosso quotidiano vemos os donos de mascotes cada vez mais preocupados e com cada vez mais conhecimento sobre a importância da higiene animal, dos cuidados com a pele e com o pelo.

Os profissionais de grooming podem desempenhar as suas funções em clínicas veterinárias, em hospitais, quintas ou associações, em lojas de animais, em casa, ou em locais especializados e preparados para o efeito.

“É mais caro do que o meu cabeleireiro”

Esta frase vai começar a fazer parte do dia-a-dia do Groomer.

 É verdade.

O Groomer, na maioria, cobra mais do que um cabeleireiro para pessoas. Isto acontece porque o Groomer tem de ter cuidados especiais com os seus “pacientes”. Por norma os animais são mais irrequietos que as pessoas, têm necessidades especiais, podem morder ou arranhar e podem necessitar de cuidados de saúde.

Por isso é que maioria dos groomers cobra mais do que um cabeleireiro humano.

grooming de cães e gatos

Os Groomers podem abrir o seu próprio negócio?

Os cuidados com a higiene e estética animal estão a aumentar. Hoje em dia, levar a nossa mascote ao cabeleireiro já é um procedimento comum e aceite pela maioria. No estrangeiro já existem muitos negócios que vivem somente da estética e cuidados de higiene animal. Cabeleireiros, Grooming saloons, e Pet Shops especializadas são cada vez mais comuns.

Em Portugal esta é uma prática relativamente recente, e por isso não existem muitos negócios dedicados. É uma área com grandes possibilidades de expansão para profissionais qualificados com experiência na área.

Como começar uma carreira de sucesso como Groomer?

Temos de pensar que hoje em dia, os animais de estimação são tratados como se fossem parte da família. A confiança que um médico tem de transmitir aos pacientes, é a mesma confiança que um profissional de saúde animal tem de transmitir aos donos dos cães e gatos.

A nossa recomendação para quem quer começar a sua carreira na área do Grooming e Tosquia é tirar uma formação certificada com aulas práticas dadas por profissionais experientes preparados para ensinar. Na Master D dispomos do Curso de Tosquia e Grooming, assim como o curso de operador de pet shop com especialização em tosquia e grooming e o curso de auxiliar de veterinária com especialização em tosquia e grooming.

Enquanto os formandos realizam o curso vão também ter acesso a uma bolsa de estágio e uma bolsa de emprego, que os pode ajudar na sua primeira experiência profissional. Ganhando experiência profissional e experiência no contacto com os animais, o Groomer pode começar à procura de novos desafios!

Conheça os formandos Master D

 

Decidi tirar o meu curso nesta vertente da Tosquia e do Grooming porque quero abrir o meu próprio negócio, esse foi um dos pontos principais

Inscreva-se no curso de tosquia e grooming

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: