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E-Commerce em Portugal

Publicado em 09 de Novembro de 2022

E-Commerce em Portugal

E-Commerce em Portugal

O E-Commerce continua a ganhar relevância em Portugal!

Depois do período de confinamento que sentimos nos últimos anos, os utilizadores da internet têm vindo a ganhar confiança nas novas tecnologias para realizarem as suas compras online. Desde produtos básicos, como compras de supermercado, a produtos necessários, como compras de roupa, a produtos de curiosidade que podemos encontrar nas redes sociais e decidir comprar, e até novos produtos digitais tais como subscrições a plataformas de streaming.

O E-Commerce tem vindo a ganhar relevância no mercado português e mundial, e cada vez mais empresas e marcas estão a optar por esta modalidade como meio de expansão.

  • O uso da Internet tem vindo a aumentar, com as pessoas a passarem em média 72 horas por semana a navegar a internet;
  • As redes sociais estão cada vez mais populares, com utilizadores a passarem uma média de duas horas por dia nelas;
  • As desconfianças que se sentia em relação às compras online têm vindo a diminuir;
  • Redes Sociais são cada vez mais aceites como um local onde podemos realizar compras online;

Esta é uma área em grande expansão, tanto para empresas de grande dimensão, como para pequenas marcas, ou para pessoas individuais que desejam colocar os seus produtos à venda online.

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O que é o E-Commerce

O E-Commerce é a modalidade de troca, realizada por completo através da internet: desde o processo de compra em plataformas como websites ou redes sociais, até ao pagamento dos produtos ou serviços. Em português podemos chamar de comércio eletrónico.

Desde bens necessários até compras de luxo, podem ser realizados neste meio:

  • Os supermercados estão a investir cada vez mais nas suas plataformas de compras online;
  • Cada vez mais empresas estão a ser criadas por completo sobre a modalidade e-commerce; empresas como a Amazon, ou a Netflix;
  • Marcas de roupa estão a promover o seu website como um meio de fazer compras a partir do conforto da sua casa;
  • Empreendedores individuais estão a criar negócios nesta área, vendendo os seus produtos ou fazendo a revenda de produtos de outros.

O E-Commerce em expansão está a criar oportunidades de emprego na área! Oportunidades para trabalhar dentro da área, e oportunidades de criar um negócio próprio - muitos estão a optar por seguir este ramo.

Com tantos a entrarem no mercado de trabalho, a melhor forma de se diferenciar é com uma formação certificada, como o curso de Marketing Digital com especialização em E-Commerce da Master D.

Nesta formação irá obter as capacidades necessárias para se destacar no mercado de e-commerce – desde a criação de websites em Wordpress (a plataforma de gestão de conteúdo mais usada mundialmente); até à sua otimização com técnicas de SEO e à sua promoção em Redes Sociais e Anúncios do Google.

o que é o e commerce

Criação de Plataforma de Vendas

Hoje existem inúmeras ferramentas que nos ajudam a criar um Web Site!

Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos de formandos, o Wordpress é a ferramenta de excelência – permite-nos formatar o website como desejamos, não necessitando obrigatoriamente de conhecimentos de código extensos, e com imensos plugins uteis para o desenvolvimento.

Na nossa opinião, o Wordpress não é tão fácil de utilizar como outras plataformas, mas é muito mais completo, e no longo termo irá permitir expandir o site e realizar as ações que desejamos com muito poucas restrições.

O Wordpress não tem custos para se começar a utilizar, mas alguns dos plugins que recomendamos são pagos. Dependendo das nossas necessidades iniciais, podemos optar por começar com um website mais simples e à medida que evoluímos a nossa marca, podemos evoluir o nosso site Wordpress.

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Manutenção e Crescimento do Website

Com o website criado, é necessário começar a criar conteúdo.

Passar os produtos para a plataforma online, com imagens de qualidade, uma descrição de excelência que promova vendas, e ligações internas que promovam autoridade de site - a qualidade do nosso website e do conteúdo que colocamos nele são determinantes para o sucesso.

Problemas técnicos por exemplo na indexação das páginas podem causar a perda de centenas de vendas, podem diminuir a nossa reputação para os motores de busca e podem comprometer a qualidade dos nossos anúncios com as redes sociais.

As técnicas de SEO – search engine optimization; são usadas para aumentar a reputação do nosso website em certos temas e para certas palavras chave, promovendo motores de busca como o Google ou o Bing a apresentarem o nosso site na primeira página de pesquisas. Esta é uma área fundamental para o desenvolvimento do web site. É um conjunto de técnicas que geram resultados contínuos – resultados que hoje não são muito altos, mas que vão estar continuamente a chegar ao longo da nossa atividade.

Promover os Nossos Produtos

As estratégias de paid media geram resultados rápidos!

Com o website criado e trabalhado, é necessário promover. Neste sentido, existem estratégias de crescimento orgânico e crescimento pago.

As redes sociais são as plataformas que mais associamos ao crescimento orgânico digital. Com cada vez mais pessoas online e a passar mais tempo a consumir conteúdo, é quase impensável para uma empresa de consumo não estar presente nestas plataformas – não estarmos em plataformas como o Facebook e o Instagram significa que não estamos a chegar a um público de consumidores enorme.

Nas redes sociais a grande tendência é o conteúdo de vídeo.

Plataformas como o Youtube e mais recentemente o Tik Tok e Instagram stories / reals recebem milhares de utilizadores todos os dias e dão a possibilidade de marcas chegarem a mais pessoas:

  • Através de anúncios pagos;
  • Através do público orgânico;
  • Em parcerias com criadores de conteúdo;

Estratégias de promoção geram resultados mais rápidos, mas menos contínuos – quando criamos um anuncio iremos ter resultados, mas quando o anuncio deixar de correr, os resultados vão diminuir.

Por isso, recomendamos combinar estratégias de promoção e estratégias de SEO – temos resultados neste momento e criamos conteúdo que irão trazer resultados contínuos no futuro.

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Trabalhar em E-Commerce em Portugal

Pela nossa experiência, o e-commerce em Portugal apresenta excelentes oportunidades!

Muitas das empresas nacionais ainda não entraram nesta modalidade de venda, ou entraram, mas não com o cuidado e atenção necessários. Desta forma, profissionais qualificados, com o conhecimento e a experiência necessária podem criar carreiras de grande sucesso. Na nossa ótica existem 3 caminhos principais que podemos seguir neste ramo:

Trabalhar em Agência/ Consultora – Trabalhar em agências ou consultoras de marketing é uma excelente oportunidade de se começar a carreira em e-commerce. A maior vantagem neste meio é o contacto com profissionais experientes – não só de e-commerce, mas das várias atividades relacionadas com o marketing e o marketing digital.

O Marketing tem muitas atividades que se interrelacionam – mesmo que optemos por especializar numa das áreas em específico, é importante ter conhecimentos base sobre as áreas relacionadas.

Trabalhar por conta própria – Trabalhar por conta própria é provavelmente a forma mais desafiante de começar a carreira, mas também é a forma que nos permite ser mais independentes – o nosso sucesso vai depender do trabalho que realizamos tanto para os clientes como no nosso desenvolvimento profissional.

É uma decisão arriscada em inicio de carreira, mas é uma opção com excelente potencial quando já temos alguma experiência profissional. Chegando a potenciais clientes em que estamos realmente interessados, temos a oportunidade de trabalhar em temas mais interessantes para nós, tendo mais controlo sobre a nossa carreira e percurso profissional.

Trabalhar para empresa de retalho – Trabalhar numa empresa de retalho tem os seus próprios desafios. Por um lado, estas empresas podem ter departamentos de marketing mais pequenos, dando-nos menos oportunidades de interagir com profissionais experientes na nossa área; por outro lado, iremos ter a oportunidade de trabalhar em mais áreas do marketing – nestas empresas é mais provável que o profissional de Google Ads trabalhe também em Facebook Ads (agora Meta); que o profissional de SEO trabalhe também em copywriting.  

Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos de antigos formandos, o ideal quando começamos a nossa carreira no marketing é procurar uma oportunidade onde estamos em contacto com várias áreas e com profissionais experientes de várias áreas. Ter este conhecimento geral sobre a área vai-nos abrir portas de desenvolvimento que não teríamos acesso caso nos focássemos unicamente no nosso nicho.

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Estudar E-Commerce em Portugal

As áreas do Marketing hoje em dia, são áreas onde existe muita competição entre candidatos – sendo uma área em grande expansão com excelentes oportunidades de carreira, existem muitas pessoas a candidatar-se. A melhor forma de nos destacarmos no mercado de trabalho é com uma formação certificada como o Curso de Marketing Digital com especialização em E-Commerce da Master D.

Esta é uma formação certificada que se foca na vertente prática, dando a experiência para os formandos começarem a desenvolverem os seus projetos e a terem o primeiro contacto com as diferentes ferramentas de marketing digital como o Wordpress, ou o WooCommerce. O nosso objetivo é preparar os formandos para os desafios reais do mercado de trabalho.

No final da formação, terá acesso à bolsa de estágios e bolsa de empregos Master D - contamos com mais de 1500 parceiras!

 

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