Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Como criar videojogos 2D: Formação Master D

  • Os Jogos 2D estão a voltar! Com um mercado saturado por grandes títulos de longa duração, há cada vez mais pessoas à procura de jogos de cariz simples e descontraído.
  • Aprenda a criar o seu videojogo com o curso de desenvolvimento de jogos 2D com Unity!
criar jogos 2D

Criar jogos 2D no mercado atual

O mundo dos videojogos de hoje é caracterizado por grandes títulos.

Jogos como o Red Dead Redemption e o Elden Ring dão a possibilidade de o jogador passar dezenas de horas num ambiente completamente imersivo, cheio de ação e história. Por vezes estes jogos são demasiado para o jogador que está à procura de descontrair. Isto fez com que videojogos mais simples, com um ambiente mais casual ganhassem destaque no mercado. Por norma os jogos 2D são mais rápidos, não precisam de ter continuidade, e são mais baratos – são um intervalo dos longos títulos.

Isto não significa que os jogos 2D são piores. 

Significa que os jogos 2D, na maioria dos casos, são desenhados com uma mentalidade diferente. São pensados com uma fórmula mais nostálgica, que permite descontrair e jogar de forma casual.

Isto são excelentes notícias para quem procura entrar na área dos videojogos, mas que não se identifica com os grandes Game Developers. O mundo Indie está a crescer, a ganhar notoriedade e a permitir o sucesso de criadores de videojogos diferentes.

Alguns exemplos de jogos 2D que fugiram ao molde dos jogos atuais e tiveram grande sucesso são o Terraria, Castlevania, Shovel Knight, e Spelunky.

Mobile

Outro fator a trazer luz para a criação dos jogos em 2D é o impacto que o mobile está a ter no mundo dos videojogos. Grandes e pequenas empresas sabem que este mercado imergente tem a possibilidade de grandes lucros. Este ano a Blizzard, uma das maiores empresas de videojogos, já teve mais lucro em dispositivos mobile do que em PC e consolas em conjunto.

carreira em jogos 2D

Trabalhar em Jogos 2D

Este desenvolvimento na indústria está a fazer com que cada vez mais empresas entrem no mercado dos jogos - empresas que não necessitam de investimentos milionários para criar um título de sucesso. E com mais empresas no mercado, existe uma maior procura por profissionais qualificados que dominem os elementos essenciais da criação de videojogos.

Se gosta da área dos videojogos, de programação, criação de paisagens e ambientes e desenvolvimento de personagens não perca a oportunidade de ingressar no curso de desenvolvimento de jogos 2d com Unity.

No mundo dos videojogos, muitos profissionais começam a aprender com tutoriais e guias na internet. Este é um excelente começo. Temos a oportunidade de conhecer a área e os softwares, conhecemos as disciplinas envolvidas na criação de jogos, realizamos os nossos primeiros projetos e vemos se esta realmente é uma área na qual queremos enredar.

No entanto, pelo feedback que recebemos dos nossos formandos e pela nossa experiência, este tipo de conteúdo deve de ser pensado como uma fase inicial. Os jogos 2D envolvem muitas áreas e durante o percurso profissional vamos estar sempre a aprender e a adicionar conhecimento.

Bases fortes, conseguidas com uma formação estruturada para ir de encontro aos desafios e necessidades do mercado atual, permitem-nos acompanhar a evolução das tecnologias e técnicas ao longo da nossa carreira.

É mais fácil adquirir conhecimentos fortes no inicio da carreira.

Com o curso de desenvolvimento de jogos 2D com Unity, ao mesmo tempo que o formando desenvolve o seu projeto, estará também a aprender conhecimentos essenciais para a sua carreira:

  • Estará a aprender os conceitos essenciais do desenvolvimento de jogos;
  • Estará a aprender as diferenças que existem entre os vários perfis na indústria;
  • Irá basear-se em alguns dos jogos que tiveram um maior impacto no desenvolvimento da indústria;
  • E irá desenvolver um projeto do início ao fim!

 

Conheça o programa do curso de videojogos

 

Criar um jogo em 2D

Na Master D acreditamos que a prática aliada à teoria é a melhor forma de criar conhecimentos sólidos. Durante a formação irá estar a trabalhar num projeto final de forma independente

Durante a formação irá aprender a trabalhar com o Unity, uma das plataformas de excelência na criação de jogos; irá aprender a trabalhar na linguagem C#, como implementar sprites e efeitos sonoros no seu projeto, definir diagramas de fluxo, programar movimento e interatividade e programar o movimento das personagens e interação com outros elementos. Irá aprender técnicas de implementação de animações, criar cenários e desenvolver sistemas de partículas.

No projeto final todos estes elementos serão unidos para criar um jogo completamente seu, consoante os seus gostos e ideais de jogabilidade. É uma excelente prática e é um excelente inicio de apresentação para o portfólio profissional.

 

Estudar ao seu Ritmo

O curso de desenvolvimento de Jogos 2D com Unity pode ser realizado de forma totalmente online em modelo E-learning ou de forma semi-presencial em modelo B-learning nos centros formativos de Lisboa, Porto, Faro e Coimbra.

Pode evoluir na formação ao seu próprio ritmo, conforme a sua disponibilidade e conforme se sente confortável e poderá voltar atrás sempre que necessário.

Com os cursos Master D queremos preparar formandos profissionais, que já tenham ou que não tenham experiência na área, para conseguirem o conhecimento e capacidades essenciais para uma carreira de sucesso.

Irá participar em casos práticos com exercícios e simulações de situações profissionais, terá acesso ao Campus Virtual e terá contacto com tutores especializados que estarão disponíveis para o ajudar com dúvidas e processos!

No final do curso o formando terá ainda acesso à bolsa de emprego e à bolsa de estágio Master D, que o pode ajudar a conseguir a sua primeira experiência profissional na área.

Entre em contacto connosco e conheça as condições!

Obtenha mais informações sem compromissos

Game Jam - Master D

 

A Game Jam é um evento da Master D, onde os formandos vão ter aoportunidade de criar o seu próprio videojogo em parceria com os tutores!

 

1 respostas a Como criar videojogos 2D: Formação Master D

12 de septiembre del 2022

Excelente artigo sobre como criar jogos 2D!

responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: