Aumento na procura de profissionais em Cibersegurança
- A indústria da Cibersegurança continua a expandir e a gerar excelentes oportunidades para profissionais qualificados!
- Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com o Curso de Cibersegurança Master D!
Índice
Oportunidades de emprego em Cibersegurança
A indústria da cibersegurança continua em expansão.
O aumento no número de ameaças cibernéticas trouxe consigo um aumento na necessidade de contratar trabalhadores qualificados com os conhecimentos teóricos e as competências práticas para fazerem frente aos desafios da profissão e prevê-se que a indústria ultrapasse o valor de 400 milhares de milhões de dólares global até 2027.
Já pensou em trabalhar na indústria informática ou de cibersegurança?
Neste artigo apresentamos as razões que levaram ao aumento da procura de profissionais e a melhor forma de começar a sua carreira.
Causas para o aumento da procura de profissionais em Cibersegurança
Aumento do número de Cibercrimes
A principal causa para o aumento da procura de profissionais em cibersegurança foi o aumento no número de ameaças cibernéticas e cibercrimes.
Incidentes de alta escala, com impacto mundial, tornaram-se mais comuns e estão a afetar tanto pequenas como grandes empresas. E estes são incidentes com consequências que vão além das perdas financeiras. Empresas que foram impactadas por cibercrimes de grande escala sofrem também perdas na sua reputação e na confiança por parte dos consumidores.
Alguns exemplos deste tipo de ataques são:
- Data Breaches da Equifax em 2017 – Uma das grandes invasões cibernéticas que afetou mais de 100 milhões de pessoas e custou mais de 1 milhar de milhão de doláres à empresa em despesas legais e compesações.
- Data Breaches da Yahoo em 2013/ 2014 – Um ataque que afetou todas as 3 milhares de milhões de contas de utilizadores na plataforma e que pode ter sido uma das causas de grande desvalorização da empresa.
Ataques sofisticados como ransomwares, spywares, phishing e APTs demonstram a importância das empresas de investirem em medidas de cibersegurança. Hoje, empresas em todo o mundo estão a fortificar os seus sistemas digitais levando a um aumento na procura de profissionais com os conhecimentos e as competências para desenvolverem, implementarem e gerirem estas medidas.
Aumento da dependência na infraestrutura digital
Enquanto sociedade, estamos cada vez mais dependentes dos meios digitais para realizar as nossas atividades do dia-a-dia.
Indivíduos utilizam a internet para realizar atividades financeiras.
Empresas utilizam a internet para realizar as suas operações diárias.
Instituições públicas utilizam a internet para armazenar informações confidenciais.
São necessários profissionais qualificados com os conhecimentos e as competências necessárias para lidar com os desafios profissionais. E esta dependência tem sido mais notável com a proliferação de desenvolvimentos como:
- Soluções em Cloud – A adoção de soluções em Cloud trouxe excelentes oportunidades para as empresas crescerem e tornarem-se mais flexíveis. Mas, ao mesmo tempo, trouxe novos desafios para as equipas de cibersegurança. A proteção de dados sensíveis e de aplicações em cloud requer competências especializadas.
- Internet of Things – Novos dispositivos na modalidade de IoT, que estão a ser utilizados em indústrias desde a saúde à manutenção, expandem a possibilidade de ataques cibernéticos. São necessários profissionais qualificados para garantir a segurança destes dispositivos.
- Trabalho remoto – A transição que muitas empresas fizeram para possibilitar trabalho remoto, criou novos desafios na área de cibersegurança. São necessários profissionais para garantir a segurança dos utilizadores em acesso remoto, para proteger os dispositivos utilizados no trabalho e para salvaguardar as redes corporativas.
Implementação de regulamentações restritas
Entidades governamentais em todo o mundo estão a implementar leis de proteção e salvaguarda de informações sensíveis e pessoais, penalizando empresas em inconformidade.
Na União Europeia, por exemplo, a GDPR (General Data Protection Regulation) criou requerimentos exigentes de segurança e privacidade de dados para organizações que lidam com dados pessoais. Incumprimentos da regulamentação podem resultar em multas de até 20 milhões de euros ou 4% do volume de negócios anual.
A necessidade de cumprir esta e outras regulamentações, levou empresas a investir em profissionais qualificados, especializados em compliance, proteção de dados e gestão de risco.
Começar a trabalhar em Cibersegurança
Pela nossa experiência, a melhor forma de começar o nosso percurso em Cibersegurança é com uma formação certificada que foque nos conhecimentos teóricos sobre a área informática e de cibersegurança e as competências práticas que nos permitam lidar com os desafios que possamos sentir ao longo da carreira.
Este é o objetivo do Curso de Cibersegurança Master D!
Ao longo do curso procuramos dotar os formandos com as competências que os tornem capazes de compreender os conceitos teóricos e práticos da cibersegurança, identificar e prevenir ameaças e ataques e implementar soluções de cibersegurança. O curso vai se dividir em 6 módulos:
Módulo I – Conceitos fundamentais da segurança e legislação
Módulo II – Encriptação, segurança e normas
Módulo III – Proteção digital
Módulo IV – Hacking e segurança de sistemas
Módulo V – Hardening e proteção
Procuramos preparar os formandos para começar o seu percurso na indústria da Cibersegurança. Assim, no final do curso, os formandos terão acesso à Bolsa de Emprego e Bolsa de Estágio Master D que poderão auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade profissional.
Não perca a oportunidade de começar a sua carreira em cibersegurança!
Verifique também os outros cursos Master D.
Esta notícia ainda não tem comentários