Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

O que é o Spyware

  • Com os avanços da tecnologia e dos seus benefícios para a sociedade, surgem também novos perigos como os spywares.
  • Gostaria de começar uma carreira na área da Cibersegurança? Conheça os cursos de informática da Master D!
Spyware

Spyware

O Spyware é um tipo de software maligno (um tipo de malware) que espia e recolhe informação sobre o utilizador no seu computador ou dispositivo móvel sem que este tenha dado o seu consentimento.

Muitas vezes, somos nós utilizadores que permitimos que este tipo de malware entre no nosso dispositivo ao clicar em links não confiáveis, ou quando fazemos o download de softwares não confiáveis infetados.

Quando instalado no nosso computador, o spyware pode recolher informações sensíveis como as nossas passwords e nomes de utilizador, o nosso histórico de pesquisa e os ficheiros que temos guardados. Existem 3 métodos principais para um spyware conseguir os nossos dados:

  • Keylogging – O software com esta funcionalidade recolhe informação sempre que nós pressionamos uma tecla no computador, ou sempre que tocamos no ecrã do telemóvel – pode recolher informações confidenciais como as nossas credenciais de login ou informações sobre os nossos cartões bancários.
  • Captura de Ecrã – Este software é desenhado para tirar capturas de ecrã em intervalos regulares, de forma a monitorizar a atividade do utilizador.
  • Acesso Remoto – Este software poderá ser o mais perigoso porque permite que quem tem controlo sobre o malware ganhe também controlo sobre o nosso dispositivo. Poderão ser instalados outros softwares maliciosos e até poderá ter influência sobre o nosso hardware, como a hard drive.

Manter práticas de cibersegurança e cuidados online é essencial para nos mantermos protegidos.

Curso de Cibersegurança

Como se proteger de Spywares

Existem duas razões principais que podem causar o aparecimento de spyware no nosso dispositivo: erro humano ou fragilidades nos nossos sistemas.

Desta forma, existem algumas medidas que devemos tomar a fim de nos protegermos:

 

Manter o software atualizado

Quando programas e sistemas instalados no nosso computador emitem o aviso de que é necessário realizar atualizações, muitas vezes é porque encontraram uma fragilidade na sua segurança ou porque estão a dar resposta a novos perigos que surgiram na internet.

Quando receber a mensagem de um software a pedir para atualizar o sistema, deverá de o aceitar com a maior brevidade.

 

Cuidados com Links e Downloads

Antes de clicar em links ou realizar downloads, deve se certificar que estes vêm de uma fonte confiável.

Muitos spywares são transmitidos através de emails que se fazem passar por outras entidades. Estes ataques podem vir de emails muito semelhantes a emails oficiais que são usados para nos convencer a clicar num link ou a fazer o download de um novo programa.

Verifique o endereço de email e o seu conteúdo antes de clicar em alguma ligação ou realizar qualquer download.

Deverá também ter cuidado com pop ups que possam aparecer enquanto navega a internet. Regra geral, quando o pop up não é do site que está a navegar (como por exemplo, botões para subscrever a uma newsletter ou a apresentar promoções da marca), não deve confiar.

 

Use Software anti-spyware

Os anti-spywares ajudam na proteção, na deteção e na remoção de eventuais spywares que possam estar a infetar o equipamento. Certifique-se que o anti-spyware que está a utilizar foi criado por uma marca fidedigna.

 

Use uma Firewall

A firewall é uma rede de segurança que monitoriza e controla o tráfego a “chegar” ou a “sair” do nosso equipamento, baseado num conjunto de regras predefinidas. Tendo a firewall ativa, poderá bloquear tráfego não autorizado a partir do seu computador – impede que o software comunique com o seu controlador.

proteger de spywares

Carreira na área da Segurança Digital

A cibersegurança tem sido uma das áreas em grande expansão nos últimos anos.

Enquanto sociedade, ao estarmos mais dependentes das novas tecnologias para realizar atividades do dia-a-dia, ficamos também mais sujeitos ao perigo de cibercrimes. Desta forma, foi necessário desenvolver técnicas de cibersegurança capazes de proteger, examinar e corrigir problemas de cibersegurança.

A cibersegurança começou a ser uma área procurada por grandes empresas e por instituições governamentais e não governamentais que baseiam muito da sua atividade no meio digital e utilizam este espaço para armazenar informações sensíveis.

 - Empresas privadas necessitam de proteger a informação dos seus clientes e das suas atividades;

 - Instituições governamentais trabalham com informações qualificadas que não podem passar para o público, para o privado ou para outras instituições;

 - Nós, utilizadores, estamos cada vez mais acostumados a realizar atividades privadas no meio digital, como por exemplo, realizar atividades bancárias através dos nossos dispositivos móveis.

As oportunidades para trabalhar e desenvolver uma carreira profissional em cibersegurança continuam a crescer.

Se gostaria de se juntar a esta área em crescimento, não perca a oportunidade de conhecer o curso de cibersegurança da Master D!

Neste curso são abordados os princípios, os conhecimentos teóricos e as capacidades técnicas que necessita de desenvolver para começar uma carreira de sucesso na indústria da cibersegurança. A formação irá passar pelos temas de: Conceitos fundamentais de segurança e legislação; Encriptação, segurança e normas; Proteção digital; Hacking e segurança de sistemas; e Hardening e proteção.

No final do curso terá os conhecimentos necessários para começar a sua carreira em perfil júnior, enquanto:

  • Técnico de assistência em cibersegurança;
  • Técnico de software em cibersegurança;
  • Helpdesk em cibersegurança;
  • Gestor de cibersegurança em sistemas;
  • Analista de desempenho de sistemas;
  • Responsável em cibersegurança.

De forma a unir os novos conhecimentos e capacidades a uma primeira experiência profissional, a Master D criou a bolsa de emprego e bolsa de estágio com mais de 1500 empresas parceiras nos diversos ramos de atividade.

Conheça os cursos de Informática e os cursos de Programação Master D!

Curso de Cibersegurança

 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: