Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Agricultura Biológica - O que é e como começar

  • Sempre teve curiosidade sobre o tema da agricultura biológica? Quer saber mais sobre o que é, as suas vantagens, desafios e regulamentação? Então, este artigo é para si!
  • Conheça também o Curso de Agricultura Biológica e Sustentável Master D e saiba como começar a investir na área
Agricultura Biológica

Agricultura Biológica

A agricultura biológica surgiu e foi-se desenvolvendo para responder aos danos ambientais causados ​​pelo uso de pesticidas químicos e fertilizantes sintéticos na agricultura convencional, ao mesmo tempo que trouxe uma série de vantagens ecológicas. Este tipo de agricultura utiliza formas mais naturais de controlar pragas através da combinação de plantas e a utilização de fertilizantes biológicos que resultam de resíduos animais, vegetais e plantas que por sua vez atuam como fixadoras de nitrogénio.

São inúmeras as vantagens da agricultura biológica:

  • Vantagem 1 - A agricultura biológia é a “agricultura sustentável”, pois preserva o meio ambiente, promovendo uma maior harmonia e respeito pela natureza, e contribuindo para uma maior sustentabilidade do ecossistema.
  • Vantagem 2 - A agricultura biológica respeita a sazonalidade dos alimentos.
  • Vantagem 3 - Caracteriza-se por uma maior frescura e muitas vezes pela possibilidade de compra direta aos próprios agricultores.
  • Vantagem 4 - É livre de produtos químicos e pesticidas e não utiliza OGM (Organismos geneticamente modificados)
  • Vantagem 5 - Os alimentos biológicos são saudáveis, com maior durabilidade e mais densos em nutrientes.

O ponto de partida para começar com uma atividade na agricultura biológica será sempre informar-se sobre a legislação em vigor e, simultaneamente, conhecer se há programas de apoio para o que pretende produzir ou para o seu projeto em concreto. Poderá começar por consultar a Agrobio (Associação Portuguesa de agricultura biológica) onde encontra informação diversa sobre agricultura e um dossier dedicado à agricultura biológica com uma série de notícias, informação bio, regras e legislação bio.

Os desafios para a agricultura biológica atuais e futuros é manter os seus benefícios ambientais, aumentar o retorno financeiro e conseguir reduzir os preços. Para tal a informação de como começar e o que fazer são fundamentais para o agricultor que se quer dedicar à produção agrícola biológica. Há dois pontos de partida essenciais para quem quer iniciar este caminho que são eles a conversão e a certificação.

Conheça o Curso de Agricultura Biológica Master D

Como se pratica a agricultura sustentável

A agricultura biológica usa técnicas e produtos sustentáveis para criar produtos agrícolas mais saudáveis, com um menor impacto no ambiente, e com mais propósitos. Neste sentido os técnicos agrícolas optam por recorrer a técnicas como rotações agrícolas, o uso de adubos verdes (adubos de origem vegetal), a compostagem, ou a instalação de sebes vivas.

Esta filosofia agrícola procura respeitar os ciclos da natureza, melhorar a saúde das plantas e dos animais, dos solos e das águas subterrâneas, e permitir uma função sustentável, onde os recursos não são gastos – são transformados e repostos.

Hoje sentimos os consumidores cada vez mais conscienciosos sobre os produtos que ingerem e sobre o seu papel ambiental – deste modo, o consumo biológico tem vindo a aumentar, criando novas oportunidades de emprego e possibilidade de empreendedorismo na área!

A agricultura biológica tem vindo a evoluir em Portugal! Enquanto sociedade estamos cada vez mais conscientes sobre a necessidade de utilizar recursos renováveis, e de criar produções biológicas.

Conversão na Agricultura Biológica

Antes de iniciar a produção é necessário passar por um processo conhecido como 'conversão'. Durante este período, são utilizados os métodos de produção biológica e têm de ser utilizadas sementes de produtos biológicos, no entanto, a produção resultante não pode ser vendida como biológica. A duração deste período de conversão depende do tipo de produto biológico produzido e pode ir de doze meses a três anos consoante o tipo de produção pretendida.

Este período de conversão obriga a um esforço por parte do produtor uma vez que vai obter rendimentos mais baixos, tendo em conta que a produção obtida não irá ter o preço de mercado de produtos biológicos. Existem algumas medidas de apoio que ajudam os produtores nesta fase.

 

Certificação em Agricultura Biológica

É necessário que o produtor esteja registado num órgão de controle e possua uma certificação emitida por este órgão. Isto implica uma inspeção anual e um conjunto de verificações para garantir que o produtor cumpre as regras da produção biológica.

Poderá falar com produtores experientes neste tipo de produção para recolher informação de quem já pôs em prática a produção agrícola biológica. E ainda poderá considerar consultar diversas entidades estatais e europeias para averiguar sobre um eventual guia sobre oportunidades de apoio para produtores de agricultura biológica ou até de conselhos sobre as melhores práticas, ou sobre como implementar soluções novas e inovadoras e assim potenciar a eficiência e consequente retorno financeiro.

Igualmente importante será considerar candidatar-se a outras formas de apoio ao rendimento ao abrigo da política agrícola comum (PAC). Estes apoios podem incluir pagamentos diretos e pagamentos específicos para jovens agricultores.

Para enveredar nesta área profissional ou atualizar algum conhecimento é possível aprender mais através do curso de agricultura biológica. Pode ainda considerar outra opção de aprendizagem e trabalho, como o curso de gestão agrícola Master D.

Conheça o Curso de Agricultura Biológica Master D

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: