Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

10 Razões para apostar num curso de turismo

  • Porque deve pensar sobre a possibilidade de estudar e frequentar um curso de Turismo? Veja algumas razões que podem contribuir para melhor se informar e esclarecer todas as suas dúvidas.
Cursos Turismo Online

Pensar numa formação profissional é um tema pertinente em que o empenho na pesquisa pode ser um investimento bem feito. Não basta frequentar cursos de turismo e no final acreditar que as portas se vão abrir facilmente no mercado de trabalho. Há algo que é uma garantia de que as probabilidades de isso acontecer podem aumentar ou diminuir consoante esse curso inclua uma determinada característica que é a qualidade do próprio curso.

Não basta escolher um curso na área que pretende trabalhar apenas porque o nome do curso é apelativo. Verifique também outras características importantes como a experiência do centro de formação, o programa e formadores, os materiais pedagógicos disponíveis, a existência de bolsas de estágio ou de emprego, certificação, a duração do curso, modalidades de ensino entre outras que considere pertinentes.

Se o turismo é a sua aposta, então é possível que seja uma pessoa naturalmente disponível para os outros e para ajudar. Servir os outros com gosto e com empenho e ter interesse em proporcionar a melhor experiência possível aos clientes, será natural e motivante para si. Está no caminho para a profissão que gosta ou que desejou para si.

Porque deve então pensar sobre a possibilidade de estudar e frequentar um curso de turismo? Veja de seguida algumas razões que podem contribuir para melhor se informar e esclarecer potenciais dúvidas.

Bons motivos para fazer um curso de turismo

  1. Sector de atividade com procura constante de trabalhadores qualificados

Os profissionais nesta área têm opções de trabalho em diversos locais diferentes que operam no sector do turismo. Diversas funções e tarefas estão ao dispor dos profissionais. Como qualquer profissão também no sector do turismo a formação profissional é um elemento importante no recrutamento de futuros profissionais.

 

  1. Trabalhar na cidade ou no campo

Com a diversidade de oferta dos serviços de turismo poderá trabalhar em hotéis ou alojamentos que se localizem quer na cidade quer no campo. Isto em qualquer parte do país onde haja algum potencial turístico. Pode ainda optar por um local remoto que se dedica a um turismo mais natural ou selvagem e até outras opções além-mar. Para qualquer uma destas opções é necessário saber previamente como os negócios neste sector funcionam no seu dia a dia.

 

  1. Aprender outro idioma

Para quem gosta de aprender e praticar outro idioma, os cursos podem proporcionar-lhe uma aprendizagem personalizada às necessidades da profissão e das tarefas diárias de gestão e coordenação do trabalho. Não basta falar um segundo idioma é preciso saber comunicar de forma eficaz e utilizar as palavras com o significado correto.

 

  1. Pessoas, pessoas e mais pessoas

Trabalhar no sector do turismo é acima de tudo trabalhar para e com pessoas. Primeiro, saber lidar com os clientes da melhor forma e procurar que fiquem fãs do local que visitam ou onde se alojam e depois, trabalhar também com uma equipa de pessoas internamente que assegura diversas tarefas e serviços. Este é um grande desafio, mas é também, porventura, a parte mais gratificante da profissão. Por isso, uma formação especializada que ensine sobre como gerir as expetativas de clientes e colaboradores pode tornar-se um fator crítico de sucesso.

 

  1. Novas tecnologias

Quando estuda turismo acaba por abarcar também um conjunto de aprendizagens relacionadas com a utilização de novas tecnologias e informática. Os processos relacionados com a gestão dos clientes desde a receção até á avaliação da satisfação dos clientes são tratados informaticamente e é necessário saber operar com estes programas e plataformas de trabalho.

 

  1. Como falar e promover o turismo

Seja qual for a função em que opte por trabalhar na área do turismo é normal que os clientes vejam em si uma fonte de informação preciosa para os poder guiar na sua experiência turística. Esta é também uma das componentes focadas nos cursos, ou seja, saber prestar informações sobre a unidade hoteleira, bem como de caráter turístico da região ou da história do local que visitam, aos clientes.

 

  1. Experiência profissional abrangente

A diversidade de tarefas e funções que esta área profissional proporciona é bastante alargada. Terá de obter conhecimentos de gestão, receção, supervisão de colaboradores, coordenação de equipas, entre muitas outras tarefas. Para além dos conhecimentos teóricos de como fazê-lo é preciso também fazer a ponte entre os mesmos e o dia a dia real. Um curso onde possa aprender sobre a teoria e ter acesso a um profissional ativo neste sector que o possa ajudar é uma vantagem sem igual para a sua aprendizagem.

 

  1. Bolsas de estágio ou bolsa de emprego

Outra vantagem de realizar um curso é também o acesso a uma bolsa de estágio ou de emprego no final do mesmo. Por um lado, uma transição mais tranquila para o mercado de trabalho, por outro, acesso a empregadores de referência no sector.

 

  1. Certificação

Formação sem garantia acaba por ser um investimento vazio e que acrescenta pouco valor. Cursos que oferecem, no final do mesmo, uma certificação por uma entidade reconhecida, são cursos que garantem aos formandos e aos futuros empregadores que foi facultada uma aprendizagem de acordo com diretrizes certificadas por normas de referência no Mercado.

 

  1. Versatilidade da profissão e funções

Como referido anteriormente, o sector do turismo é rico na diversidade de opções que oferece aos seus profissionais. Pode dedicar-se a um nicho, mas pode também obter uma formação que o prepare para estar apto para diferentes funções. Poderá querer trabalhar no sector hoteleiro, mas pode também ser guia turístico, gestor de atividades de desporto e aventura, gestor de eventos e conferências, fazer parte da tripulação de cruzeiros ou de outras atividades de turismo no mar.

Banner - Cursos Turismo

 

Cursos na área do turismo

Se este é o seu sector de eleição para a carreira profissional que sonhou, só falta escolher os melhores cursos de turismo mediante a área onde se quer especializar. E até aqui as opções são muitas pois pode optar por cursos mais abrangentes ou mais dedicados a uma determinada função. Todos estes cursos são indicados para quem quer iniciar uma nova atividade profissional ou para quem quer aprofundar e atualizar os seus conhecimentos. As opções disponíveis são:

 

Curso de Animador Sociocultural e Turístico

Forma os candidatos para saberem planear, implementar e avaliar atividades e promover o desenvolvimento individual e grupal dos intervenientes.

> Conheça a área da animação Sociocultural

 

Curso Avançado em Gestão Hoteleira

Visa preparar o formando para desempenhar a sua atividade profissional na área da gestão hoteleira para além da gestão operacional interna do hotel. São abordadas áreas cruciais no que diz respeito a competências diretivas, como gestão de negócio, gestão financeira, gestão da qualidade, gestão de alimentação e bebidas, recursos humanos e revenue management, assim como marketing digital, entre outros.

 

Curso de Governanta/e de Hotel

Uma formação completa que prepara o profissional para assegurar uma gestão eficaz do serviço de housekeeping e o cumprimento das normas de qualidade relativamente à limpeza do alojamento, lavandaria, engomadaria, entre outros.

 

Curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas

Prepara os formandos para desempenharem a sua atividade profissional no sector do turismo, mais propriamente no acolhimento e atendimento ao cliente.

 

Curso de Técnico de Turismo

Os formandos vão adquirir os conhecimentos essenciais para o desempenho desta profissão. São abordados temas como técnicas de venda, atendimento ao cliente, emissão de documentos e realização de reservas, entre outros.

 

Curso de Gestão de Hostels e Alojamento Local

Um curso completo para aprender a gerir um hostel e criar ou explorar espaços de alojamento local. Legislação, gestão, contabilidade, preparação dos espaços, promoção e marketing, receção, serviço ao cliente, gestão de opiniões e reclamações, entre muitos outros temas que serão abordados no curso contribuindo certamente para se tornar um gestor de sucesso.

--

Neste artigo, ficou a conhecer as vantagens de se especializar na área do Turismo e alguns dos melhores cursos para trabalhar neste sector. Conheça ainda as opiniões de formandos da Master D e potencie o seu futuro profissional.  

 

2 respostas a 10 Razões para apostar num curso de turismo

23 de enero del 2022

Boa tarde,
Já possibilidades de realizar o curso de veterinária e cuidados animais on-line, qual a idade mínima, pois minha filha tem 16 anos e cursa o 10° ano, e estamos em mudança no final do ano para Faro.

responder
27 de Janeiro de 2022

Estimado Sérgio,



Os nossos cursos não dão equivalência à escolaridade obrigatória, são formações complementares ao ensino tradicional. Por isso, a filha deverá ter, pelo menos, o 9.º ano e mais de 18 anos para poder inscrever-se. Após fazer os 18 anos, temos todo o gosto em recebê-la. 



Esperamos, em breve, vir a contar com a filha como nossa formanda e lamentamos não podermos ajudar para já. Caso precise de mais esclarecimentos, estamos ao dispor através do email cursos@masterd.pt



Muito Obrigado,

Master D


Responder
Deixe uma resposta

Partilhar esta página: