• Partilhar:
Novo Curso: Animador Sociocultural e Turístico

Promover o desenvolvimento cultural, social, educativo, lúdico e recreativo de vários grupos etários e de uma comunidade é a atividade central do Animador Sociocultural e Turístico. No curso de Animador Sociocultural e Turístico da Master D, vai adquirir um conjunto de competências teóricas e técnicas personalizadas para desempenhar com sucesso e confiança este tipo de atividades.

Gostava de ser Animador Sociocultural e Turístico? Esta é a profissão adequada para quem gosta de cuidar, desenvolver e interagir com diferentes públicos. É o seu caso?

O relacionamento humano tem aqui um papel central e de grande relevância. Saber ouvir, sentir e ir ao encontro do outro é uma parte importante do trabalho. Por sua vez, saber comunicar, cativar e levar à ação o seu público é também uma das competências que irá aprender, desenvolver e pôr em prática de forma contínua.

Para que este profissional trabalhe com um “selo” de qualidade, é também necessário uma formação especializada onde vai adquirir e desenvolver capacidades de organização, planeamento e avaliação das atividades a que se propõe. Um misto de criatividade, capacidade de coordenação e implementação ditam os dias e as tarefas deste profissional.

 

Curso Online Animador

 

O que faz um Animador Sociocultural e Turístico

 

O Animador Sociocultural e Turístico é uma pessoa com competências diversas e grande capacidade de interação e organização. O seu trabalho centra-se muito na interação com vários públicos e grupos etários distintos.

O seu objetivo em termos profissionais é de contribuir e promover o desenvolvimento individual, grupal e sociocultural dos beneficiários do seu trabalho. A forma de atuação é através da criação de várias atividades culturais, educativas, sociais, recreativas e lúdicas.

Através do estudo e entendimento das necessidades dos grupos, com quem trabalha, o Animador Sociocultural e Turístico vai conceber programas, planear, pôr em prática e avaliar diversas atividades específicas.

No dia a dia do seu trabalho o animador irá desenvolver muitas atividades de organização nomeadamente de diagnóstico, análise, planeamento e controlo das ações desenvolvidas. Por outro lado, irá desenvolver também muitas atividades de contacto e interação com os vários grupos com quem trabalha.

Algumas das tarefas que irá realizar são:

Inserido em equipas multidisciplinares:

  • Diagnosticar situações de risco e áreas de intervenção
  • Planear e executar projetos de intervenção sociocomunitária
  • Organizar, realizar e avaliar atividades educativas, culturais, desportivas, lúdicas, recreativas, turísticas e sociais.
  • Fomentar as relações entre os diversos agentes sociais da comunidade.
  • Elaborar relatórios de atividades.

 

Curso Online Animador Sociocultural

 

Curso Animador Sociocultural online

 

É fácil tornar-se um Animador Sociocultural e Turístico já que este é um dos cursos de turismo que pode frequentar optando por uma de duas formas. A Master D dá-lhe a possibilidade de frequentar o curso online fazendo a formação totalmente a distância e onde quer que esteja, ou na modalidade semipresencial estando disponível a formação em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro.

O curso é indicado para quem quer iniciar a sua atividade e carreira profissional, mas também é indicado para quem já trabalha nesta área e pretende atualizar, reforçar e alargar os seus conhecimentos e competências técnicas.

Qualquer outra pessoa que trabalhe noutras áreas relacionadas com o turismo ou com grupos específicos, como crianças e idosos, pode também acrescentar, com a frequência deste curso, uma nova competência e função profissional. Um saber do qual poderá tirar partido no local de trabalho atual ou noutra instituição com quem possa colaborar na sua atual vida profissional.

No final do curso, levará consigo um certificado de formação que atesta que está totalmente apto a ser Animador Sociocultural e Turístico. Esta é uma forma de se destacar dos demais candidatos e também uma garantia de uma formação que obedece às diretrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado. Por outro lado, poderá ter acesso à Bolsa de Estágios e Bolsa de Emprego e ainda ao apoio do Serviço de Inserção Laboral da Master D que lhe dará apoio e dicas para ser bem-sucedido na procura de emprego.

 

Animador Turistico Formaçao

 

Onde trabalhar como Animador Sociocultural e Turístico

 

Nesta área profissional tem ao dispor locais diversos para o desempenho da atividade. Tanto pode trabalhar em locais públicos como privados, que podem estar localizados tanto nas cidades, nas vilas ou em aldeias.

O público com quem vai trabalhar também pode ser de várias idades, desde trabalhar com crianças, adultos ou a população mais idosa.

Alguns dos locais onde poderá trabalhar são:

  • Escolas (pré-escolar até secundário), centros de tempos livres (CTL) e centros de atividades de tempos livres (CATL) – públicos ou privados.
  • Centros ocupacionais, casas de acolhimento (para crianças ou grupos de risco), centros de dia e estruturas residenciais para idosos (ERPI).
  • Juntas de freguesia e câmaras municipais.
  • Bibliotecas, ludotecas, museus e casas da cultura.
  • Ginásios e centros/parques desportivos, e centros recreativos.
  • Quintas de casamentos/batizados, empreendimentos turísticos, empresas de eventos e cruzeiros.

Consoante o tipo de trabalho que desempenhar, assim também será a sua função principal, podendo ser:

  • Animador sociocultural.
  • Animador socioeducativo.
  • Animador turístico.
  • Monitor (de CTL, ATL e/ou colónias de férias, centros desportivos e/ou recreativos).
  • Elemento integrante de equipas de intervenção social (IPSS direcionadas à infância e idosos, bem como a pessoas com diversidade funcional, CPCJ, juntas de freguesia, câmaras municipais, etc.).
  • Animador de festas/eventos.
  • Monitor de atividades turísticas.

É dinâmico, criativo, comunicativo e sociável? Estava à procura do curso certo para si? Não precisa de procurar mais porque o novo curso de Animador Sociocultural e Turístico já chegou e está só à sua espera. Contacte a Master D para mais informações e invista em si hoje mesmo!

 

 

Artigos relacionados

Comentários

11 de Setembro de 2021MAGDA BEZERRA SERRA DE JESUS
Fiquei empolgado neste curso muito a minha cara,gostaria de saber o valor podem mandar por e-mail tenho urgência.Obg
Responder
11 de Setembro de 2021MAGDA BEZERRA SERRA DE JESUS
Fiquei empolgado neste curso muito a minha cara,gostaria de saber o valor podem mandar por e-mail tenho urgência.Obg
Responder
14 de Setembro de 2021Master D — PT

Olá, Magda



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no Curso de Animador Sociocultural e Turístico da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/393td7h

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D