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Gestão de Redes Sociais

  • As Redes Sociais transformaram a forma como as empresas comunicam com os seus utilizadores e como chegam a novos compradores na internet.
  • Não perca a oportunidade de começar uma carreira na área com o Curso de Gestão de Redes Sociais!
Gestão de Redes Sociais

Gestão de Redes Sociais

O que considera melhor: uma comunicação unidirecional das marcas para o consumidor, ou uma comunicação bidirecional onde os utilizadores têm a oportunidade de responder às marcas e falar entre si?

Esta foi uma das grandes vantagens que a Internet e as Redes Sociais trouxeram à área do Marketing.

Anteriormente, empresas criavam anúncios que eram vistos pelos utilizadores para criar uma necessidade ou para os incentivar a escolher um produto sobre outro.

Hoje, as marcas comunicam com os consumidores e os consumidores têm a oportunidade de comunicar de volta, podem criar o seu próprio conteúdo e podem comunicar entre si de forma fácil e global.

Isto alterou por completo a forma como empresas pensam a sua estratégia de comunicação. Hoje, o Gestor de Redes Sociais ou o Gestor de Tráfego é um profissional com excelentes oportunidades de emprego e excelentes oportunidades de progressão profissional com salários bastante atrativos!

Neste artigo iremos apresentar estas profissões e as competências essenciais para uma carreira de sucesso.

Peça mais Informações!

O que faz um Gestor de Redes Sociais?

O Gestor de Redes Sociais tem um papel central na estratégia das empresas e da equipa de Marketing/ Comunicação.

As suas funções passam por desenvolver, implementar e controlar a estratégia de redes sociais. Os seus principais objetivos são desenvolver a presença online da empresa, chegar e comunicar com o público alvo definido e cumprir objetivos de marketing (que podem ser relacionados com notoriedade, vendas, engagement, entre outros).

Desenvolver um estratégia – O Gestor deve de criar uma estratégia que vá ao encontro dos objetivos de marketing de uma empresa. Isto inclui a escolha das plataformas, criação de objetivos e KPIs (indicadores de performance) e definição de uma voz de comunicação.

Criação e escolha de conteúdo – Em muitas empresas, a criação de conteúdo também recai sobre o Gestor de Redes Sociais. Este deve de conhecer bem o público-alvo definido para criar conteúdo personalizado que vá ao encontro dos seus interesses, desejos e forma de comunicar.

Envolvimento da comunidade – A comunicação entre os consumidores tem um papel cada vez mais forte no sucesso da marca. Consumidores que criam o seu próprio conteúdo criam uma maior ligação com a marca, gerando lealdade, e estão a transmitir associações positivas para outros potenciais compradores.

Pesquisa sobre a audiência – Com um alto nível de competição entre marcas, os gestores de Redes Sociais têm de criar conteúdo de excelência, que vá ao encontro das necessidades, desejos e expetativas da sua audiência. Isto é conseguido através de um estudo rigoroso sobre o público-alvo e sobre os utilizadores que estão a consumir o conteúdo produzido.

Análise de dados – O mundo empresarial procura cada vez mais basear-se em valores contáveis para analisar a sua performance. O Gestor de Redes Sociais tem de definir quais os valores essenciais que devem de ser medidos e fazer um acompanhamento contínuo da performance relativa aos objetivos de marketing. Podem ser medidos valores como o número de visualizações, número de visitas ao site, valor de compras, entre outros.

 

Estas são áreas que parecem simples quando vistas de forma superficial, mas que podem ser bastante aprofundadas. Em consultoras de Gestão de Redes Sociais também conhecidas como SMMA (Social Media Marketing Agency) os profissionais podem especializar-se em cada um dos pontos acima.

 

Começar uma carreira em Gestão de Redes Sociais

Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos de formandos que já terminaram a sua formação, a melhor forma de começar uma carreira em Gestão de Redes Sociais é com uma formação abrangente e prática.

As áreas do Marketing são disciplinas que interligadas. As decisões tomadas pela equipa de Gestão de Redes Sociais vão ter impacto nas decisões das equipas de Paid Media e de SEO por exemplo. Desta forma, é importante que o Gestor de Redes Sociais conheça, não só a sua área, mas também os restantes departamentos da equipa – conseguir comunicar e planear as suas estratégias de uma forma holística.

O Curso de Gestão de Redes Sociais oferece estas bases aos formandos.

Começamos por estudar o Marketing Digital em geral, fazendo um levantamento sobre a área e sobre a sua importância na atualidade, para posteriormente trabalharmos sobre os Conceitos de Social Media Management, sobre as diferentes plataformas e os requerimentos de cada uma.

No final do curso, os formandos estarão prontos para começar o seu percurso profissional enquanto:

  • Community Managers – Gestores de Comunidades;
  • Social Media Managers – Gestores de Redes Sociais;
  • Accounts;
  • Gestores de projeto;
  • Digital Strategists.

Curso de Gestão de Redes Sociais

Evoluir na Carreira

A área de Gestão de Redes Sociais apresenta excelentes oportunidades de evolução profissional. Deixamos algumas das tendências que podem destacar os profissionais dos restantes candidatos.

 

Criar conteúdo especializado para as diferentes plataformas

Ainda existem muitas empresas que publicam o mesmo conteúdo nas diferentes redes sociais. Esta é uma prática que tem os seus benefícios quando a equipa de social media tem um budget de tempo ou de recursos limitado, mas faz com que não se tire o proveito máximo das diferentes plataformas.

O Gestor de Redes Sociais deverá de estudar cada uma das plataformas e deve conseguir adaptar o conteúdo e a forma de comunicação ao público e expetativas de cada uma.

Para a maioria das empresas em Portugal, as duas plataformas mais importantes são o Facebook e o Instagram. Posteriormente, dependendo da indústria e da empresa com que se trabalha, pode-se optar também por outras redes sociais como o Twitter (X), Pinterest, LinkedIn, Tik Tok ou redes especializadas em industrias.

Conhecendo e tendo experiência com cada uma das redes, o profissional terá a capacidade de tomar o máximo partido das ferramentas que cada uma oferece e terá o conhecimento para adaptar o seu conteúdo às expetativas e desejos dos utilizadores específicos de cada uma.

 

Paid Media

Os profissionais de Gestão de Redes Sociais, para além do conteúdo orgânico, têm acesso a ferramentas publicitárias com a capacidade de chegar a milhares de utilizadores.

Dependendo da marca com que se trabalha, as funções de Redes Sociais Orgânicas e de Paid Media podem ou não ser realizadas pelo mesmo colaborador. Dominando as ferramentas de publicidade, o profissional da área pode oferecer soluções muito mais completas, com retornos muito superiores.

De novo, as plataformas mais fortes nesta área são as do Meta Business Suite que publicitam no Facebook e no Instagram, mas existem muitas marcas que estão a tentar migrar parte do seu investimento para novas plataformas como o Tik Tok.

 

Produção de Conteúdo

Nas Redes Sociais, o conteúdo é Rei!

Tendo a capacidade de produzir e editar conteúdo, o Social Media Manager ganha uma liberdade incrível para moldar a comunicação da marca à estratégia definida.

Nos últimos anos temos presenciado muitas marcas que surgiram e tiveram sucesso através da sua estratégia de Redes Sociais. O conteúdo que criaram cativou uma audiência e tornou-as únicas.

O profissional de Redes Sociais que conhece as tendências do mercado e consegue perceber os elementos que tornam uma marca única, têm excelentes oportunidades!

 

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