Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Estudar nas Férias: 5 Dicas Úteis

  • Estudar no verão pode parecer um desafio, afinal é tempo de férias. Para continuar motivado, a Master D dá-lhe algumas dicas para facilitar o seu estudo!
5 dicas para estudar nas férias - Master D

Eis que chegam as férias, mas não como se imaginam com dias a perder de vista na praia ou em passeio. Por vezes, para pensar em dias melhores no futuro, é preciso investir nas férias e continuar os estudos ou aproveitar para realizar cursos online, e, quem sabe, iniciar uma nova carreira profissional. Se o estudo estiver presente no período de férias é preciso definir uma estratégia que traga resultados positivos. Aqui delineamos cinco dicas que podem ajudar a concretizar esse objectivo:

 

1. Organizar o calendário

Organização primeiro e depois mãos à obra. Quando temos de estudar nas férias decidimos em que dia começar e temos também já definido qual o último dia de estudo. Assim, podemos começar por olhar para este intervalo de tempo e traçar um plano. Nesta análise vamos responder às seguintes questões:

  • Quantos dias temos no total?
  • Quantas horas queremos dedicar ao estudo por dia?
  • Quantos dias por semana vamos estudar?
  • Qual a matéria, número de páginas, exercícios, etc. que vamos ter de trabalhar?

Com esta informação podemos depois “desenhar” um calendário onde vamos distribuir a matéria a estudar durante os dias definidos e também o horário em que o pretendemos fazer. Cada dia de trabalho fica bem definido assim como as pausas ou os momentos de lazer de que pretendemos usufruir.

 

2. Definir objetivos SMART

Por falar em objectivos e na correcta definição dos mesmos. Já ouviu falar em objectivos Smart? Estabelecer um conjunto de objectivos ajuda a identificar quais são as prioridades e definir as estratégias para cumprir os objectivos. Como o próprio nome indica são compostos por cinco características próprias:

 

Specific/ Específico – Identifique com clareza a meta que pretende alcançar.

Mensurable/ Mensurável – como vai medir o seu progresso? Selecione os indicadores que lhe permitam verificar e medir o seu resultado.

Attainable/ Alcançável – ao definir os objectivos estabeleça um equilíbrio entre aquilo que é um desafio, mas ao mesmo tempo é possível.

Realistic/ Realista – Selecione os seus objectivos de acordo com as suas prioridades e que sejam relevantes para o resultado final.

Time-based/ Temporal – Tudo tem um princípio e um fim. É essencial que defina um prazo para o seu trabalho.

 

3. Engolir os "sapos" primeiro

Se tem o objetivo de estudar, é melhor estudar logo no início do dia, não deixar para o fim. Adiar não é um bom método pois o dia vai acabar por passar e o resultado do estudo não está presente e o objectivo não foi cumprido. E, como é óbvio, o tempo não anda para trás e esse dia acabou por se perder.

Por outro lado, estudar de manhã permite terminar o dia com o sentimento de dever cumprido e uma sensação de satisfação. Poderá mesmo dar a si próprio uma pequena recompensa ou valorizar o esforço e objectivo cumprido. Aliás, poderá logo ao início do dia definir o que vai fazer assim que terminar o seu estudo e utilizar isso como motivação para se manter focado no objectivo diário.

 

 

4. A regra dos dois dias

É uma regra simples e que ajuda a não cair no caminho da procrastinação também conhecido como adiar ou deixar para depois. Esta regra vem, pois, ajudar a manter o rumo e o foco. No fundo vem dizer que não pode passar dois dias seguidos sem cumprir o objectivo. Se por alguma razão fez uma pausa nos estudos de dois dias, já sabe que o terceiro dia será o retomar da rotina e dos horários e matérias que colocou no calendário ou na sua lista de tarefas.

 

Pode ser um referencial eficaz uma vez que permite o desvio temporário da atenção para outras actividades mas com um fim à vista. Às vezes é tudo o que é preciso para manter o rumo apesar de um pequeno desvio. E convenhamos, se depois do desvio regressa com mais força e motivação, então é importante dizer a si próprio que tudo tem o seu tempo e um pouco de lazer ou distração pode fazer maravilhas na jornada que está a percorrer.

 

5. Mantenha o contacto

Estudar nas férias pode ser uma tarefa solitária. Se for esse o caso é importante que mantenha com alguma regularidade o contacto com outras pessoas quer estejam a estudar ou não. A motivação também aumenta com pequenas pausas e dois dedos de conversa na companhia de alguém que nos quer bem. E tudo isso contribui para o retorno ao estudo de forma mais empenhada.

 

Se tem a sorte de ter companheiros de estudo, pode aproveitar para combinarem uma manhã de trabalho ou uma reunião virtual para trocar ideias e esclarecer dúvidas. O objectivo é sempre o mesmo potenciar o estudo da forma mais eficaz possível.

 

A acrescentar a estas dicas, e não menos importante, é lembrar também que deverá dedicar o tempo mínimo necessário ao sono, ter uma alimentação cuidada e reservar algum tempo para algo que seja importante manter. Pode ser o desporto, a leitura, uma caminhada, etc. Aquilo que o ajuda a manter-se bem também irá contribuir e ajudar a manter um maior foco no estudo. 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: