• Partilhar:
Provas Físicas PSP: Preparação para o concurso para formação de Agentes da PSP

As Provas Físicas de admissão ao Curso de Formação de Agentes da PSP são uma incógnita para muitos de nós. Por vezes, estas mantêm-se de ano para ano, mas há sempre a possibilidade de sofrerem alterações. Este ano, 2021, as provas foram alteradas ao nível dos exercícios exigidos, bem como dos objetivos pedidos para cada um destes.

Neste artigo vamos falar em maior pormenor acerca das provas físicas, mas o concurso é composto também por uma Prova de Conhecimentos, Testes Psicotécnicos e Entrevista Profissional de Seleção. Por isso, uma boa Preparação para Admissão ao Curso de Formação de Agentes da PSP poderá ser a peça chave para o sucesso da candidatura.

Provas fisicas preparaçao para PSP

Quais os exercícios que tenho de fazer no concurso da PSP

Este ano, os testes físicos da PSP são compostos pelos seguintes exercícios:

  • Salto em comprimento sem corrida (Masculino – 2,00 metros e feminino – 1,70 metros);
  • Salto do muro sem apoio (Masculino – 0,90 metros e feminino – 0,70 metros);
  • Flexões de braços na trave, apenas para os masculinos (3 flexões);
  • Extensões de braços no solo, apenas para os femininos (12 extensões);
  • Flexões de tronco à frente durante 45 segundos – Abdominais (Masculino – 30 e feminino – 25);
  • Corrida de 1000 metros planos (Masculino – 4 minutos e feminino – 5 minutos).

Para cada uma destas provas físicas, existe um objetivo a alcançar e os candidatos podem ter entre uma a três tentativas para a concretização de cada prova.

Estas provas para a PSP têm algum grau de dificuldade para um indivíduo regularmente ativo. Para ter sucesso, é necessário que exista a realização de atividade física de forma mais específica. Não basta ter alguma resistência e força. A maior dificuldade não é a realização das provas, mas sim a realização continua das provas, isto é, existe pouco descanso entre cada prova, sendo que estas têm um grau de exigência elevado. Portanto, a realização de todas estas, tendo que passar em todas, exige sem dúvida um enorme estado de resistência e força que são necessários ter previamente.

 

 

Como posso preparar-me para as provas físicas da PSP

Na maioria dos casos, os formandos que entram para a formação Master D, constam de uma enorme dificuldade na resistência, ou seja, na prova dos 1000 metros, sendo que esta é a última prova. Os candidatos chegam a esta com uma enorme fadiga e cansaço quando não treinam da forma mais correta e quando não se preparam devidamente.

Na Master D, para além da preparação para as provas teóricas, trabalhamos a componente física com o objetivo de que todos os formandos concluam com distinção as provas físicas a que se propõem. São realizados treinos online três vezes por semana para todos os formandos a nível nacional. Existe igualmente um acompanhamento personalizado a cada formando, em que é feito um plano de treino específico, de acordo com as suas maiores dificuldades. Semanalmente, são realizados desafios propostos pelo e-Tutor, de forma a manter os formandos ativos e em boa forma física.

São ainda realizados simulacros de seis em seis meses em cada um dos centros formativos, ou seja, Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, que têm como principal objetivo a simulação das provas físicas do concurso. Este dia de simulacro é muito importante, pois são realizadas todas as provas físicas e será aqui que os formandos e o seu e-Tutor irão perceber em que situação física se encontram: se já estão aptos ou se ainda não estão aptos.

Fazemos um acompanhamento constante e de perto de todos os formandos e ajudamo-lo com tudo o que precisa de saber para a candidatura para o concurso público da PSP.

Preparação para Admissão ao Curso de Formação de Agentes da PSP – Banner

Artigos relacionados

Comentários

16 de Abril de 2021Sónia Rodrigues
Gostaria de saber mais informações
Responder
19 de Abril de 2021Master D — PT

Olá, Sónia



Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado na Formação de Preparação para Admissão ao Curso de Agentes da PSP da Master D. Já lhe enviámos um email para mais informações e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/39aEu6W 

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D