• Partilhar:
Preparação para Concursos Públicos da PSP: O que preciso de saber para a candidatura
A Master D é uma empresa de formação que apresenta um serviço de preparação de candidatos para concursos públicos. Os procedimentos de candidaturas a concursos e todas as informações oficiais sobre o mesmo devem ser consultados no Diário da República e diretamente junto da PSP.

Como funciona a candidatura para concursos da PSP?

A Polícia de Segurança Pública publica anualmente, em Diário da República, um aviso de abertura para admissão ao Curso de Formação de Agentes (CFA). A partir do dia desta publicação, todos os candidatos têm 15 dias para fazer a candidatura online no Portal do Candidato da PSP e, posteriormente, enviar toda a documentação necessária por correio registado. Esta é a chamada fase documental, onde a PSP irá analisar o formulário do candidato e verificar se a documentação enviada está em conformidade.

Os candidatos devem aguardar a publicação de uma lista referente aos candidatos Aptos e Não aptos nesta fase documental; os Aptos serão aqueles que tiverem enviado todos os documentos e reunirem todos os requistos de admissão ao concurso, como idade, habilitações literárias, etc.

Todas a comunicações, convocatórias e informações relativas ao procedimento concursal são feitas por e-mail pela PSP e colocadas no Portal do Candidato.

Como posso preparar-me para entrar na PSP?

Preparação para Concursos Públicos da PSPSabemos que existem diversos métodos de seleção pelos quais os candidatos terão de passar e aprovar para conseguirem ser admitidos ao Curso de Formação de Agentes da PSP, tais como provas físicas, prova de conhecimentos, psicotécnicos, entrevista e avaliação médica, e é necessária uma preparação adequada e antecipada para ter sucesso. No concurso de outubro de 2019 candidataram-se cerca de 2300 e aprovaram em todas as fases apenas 800, o que demonstra o grau de dificuldade e exigência dos métodos de seleção.

Uma boa Preparação para Admissão ao Curso de Formação de Agentes da PSP ajuda a potenciar ao máximo a sua performance para as provas físicas, prova de conhecimentos, psicoténcicos e entrevista com o acompanhamento personalizado dos e-Tutores, conteúdos programáticos adequados e atividades didáticas.

A prova de conhecimentos é a fase que causa mais preocupação, devido não só à complexidade e quantidade dos temas de estudo, nomedamente Língua Portuguesa, Constituição da República, Instituições da União Europeia, Legislação da PSP e cultura geral, como à ponderação que tem na classificação final do candidato (50% da nota final).

Aprovando na prova de conhecimentos, o candidato é convocado para fazer a avaliação psicológica, mais conhecida como psicotécnicos. Esta é uma fase desconhecida para a maioria dos candidatos e onde muitos são considerados Não Aptos, talvez por falta de preparação. Os psicotécnicos são exercícios que testam a capacidade de raciocinio numérico, abstrato, memória, entre outros; que pode ser trabalhada, percebendo como são feitos os exercícios, o que pretendem medir e praticando.

A fase da entrevista é aquela em que os candidatos se preparam menos, pois muitos vão com a ideia de que será uma entrevista como tantas outras que fizeram para outros empregos. No entanto, é bastante diferente pela natureza do cargo e das funções a desempenhar e, por este motivo, é necessária alguma preparação, pois vão estar perante um juri composto por polícias e serão alvo de uma avaliação minuciosa.

O que muda no Concurso para Formação de Agentes da PSP em 2021?

Neste último concurso de março de 2021, surgem algumas alterações nos requisitos, nomeadamente no que se refere a tatuagens. Agora, é possivel ter tatuagens em todos o corpo, exceto cabeça, pescoço e mãos. É importante referir que mesmo as tatuagens em zonas permitidas têm regras, tais como não terem referências de caráter partidário ou político, extremistas, racial ou que incitem a qualquer tipo de violência. São ainda excluídos todos os candidatos que tenham orifícios aumentados no lóbulo da orelha (consequência do uso de alargadores) ou que tenham feito cortes na pele, causando uma cicatriz intencionalmente.

Outra alteração evidente encontra-se nos exercícios das provas físicas, em que se alteraram os tempos de execução, número de tentativas e eliminou-se ainda uma das provas.

Como a Master D pode ajudar na Preparação para o concurso público da PSP?

A Master D tem uma preparação bastante completa no que se refere aos métodos de seleção, porque prepara todos os formandos de forma eficaz e personalizada.

preparação para provas admissão PSPSendo as provas físicas para a PSP, normalmente a primeira prova a ser realizada, o formando tem acesso, desde o primeiro dia de formação, ao módulo de Preparação Física, onde tem toda a informação acerca dos exercícios, acesso a um teste físico inicial para que o e-Tutor tenha conhecimento da sua forma física atual e consiga ajustar o plano de treino. Durante o período formativo, os formando têm o acompanhamento personalizado, treinos, simulacros e desafíos preparados pelo e-Tutor.

A preparação para a prova de conhecimentos passa muito pelo estudo de manuais sobre a matéria abordada na prova oficial, exercícios e webinares temáticos. Além disto, todos os formandos terão a oportunidade de participar em simulacros, que consistem numa simulação do dia da prova. Aqui, terão de realizar uma prova escrita,  semelhante a provas oficiais de anos anteriores, para que possam testar os seus conhecimentos e onde seu domínio do português é também tido em conta. Nesta etapa permite perceber se estão preparados ou não, compreendendo ainda onde sentem mais dificuldades. O grau de exigência dos simulacros é tão ou mais difícil que as provas oficiais, preparando da melhor forma os futuros candidatos.

Os psicotécnicos devem ser preparados também com alguma antecedência, porque as capacidades e aptidões devem ser exercitadas com tempo. A Master D disponibiliza um módulo dedicado a este tema, onde os formandos encontram manuais sobre os vários tipos de psicotécnicos, os seus exercícios e as suas possíveis resoluções.

A entrevista e os psicotécnicos são dois métodos de seleção que se complementam, porque no segundo o candidato terá de responder a um questionário de personalidade que será tido em conta também na entrevista de seleção. Os formandos da Master D preparam-se para esta fase estudando os manuais com diretrizes, que servem de guia para o autoconhecimento. Após uma introspeção e um estudo de si próprio, o formando faz uma simulação de entrevista com o seu preparador/orientador, a qual poderá repetir mais do que uma vez se sentir que é necessário.

O procedimento concursal é exigente e para se ser bem-sucedido são necessários alguns ingredientes-chave: dedicação, empenho e foco. Precisa de ajuda na preparação? A Master D pode ajudar!

Preparação para Admissao ao Curso de Formaçao de Agentes da PSP – Banner

Artigos relacionados

Comentários

29 de Março de 2021ARYANNA CARVALHO
Qual a idade para fazer esse concurso??
Responder
29 de Março de 2021Master D — PT

Olá, Aryanna



Agradecemos o seu contacto. Para poder concorrer à PSP, e segundo as indicções desta força de segurança, deverá ter entre 19 e 26 anos de idade até ao último dia do prazo para a apresentação de candidaturas. Já lhe enviámos um email para mais informações acerca da formação de Preparação para Admissão ao Curso de Formação de Agentes da PSP e, se for do seu interesse, pode ainda saber mais aqui: https://bit.ly/39aEu6W

Ficaremos a aguardar notícias suas!

Atenciosamente,

Master D



 


Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D