
1 – Planeamento do projeto
Desenvolver um website requer geralmente planeamento. Numa primeira fase é importante conhecer os objetivos do projeto e dar resposta a questões como:
- Trata-se de um novo website desenvolvido de raiz ou da reformulação de um site já existente? Se é um site já existente o que é que se pretende melhorar?
- O que se pretende com o website? Quais são os objetivos do mesmo? Comunicar uma empresa ou marca? Captar potenciais clientes? Vender produtos online? Outros?
- Quais as características do público que vai utilizar o site? Dirige-se a qualquer tipo de público? As pessoas têm algum tipo de necessidade ou característica especial? São pessoas habituadas a utilizar a internet ou com pouca experiência com o meio online?
- Qual o prazo para o desenvolvimento? Quando é que o site deverá estar finalizado e pronto a ser lançado online?
- Quais serão as funcionalidades do website? Será necessário envolver outros perfis de colaboradores no projeto? (como programadores, copywriters, designers multimédia, ou outros)
- O site necessita de actualizações frequentes? Será necessário utilizar alguma plataforma de gestão de conteúdos? Exemplos: Wordpress, Drupal ou outra? Existem muitas soluções no mercado.
2 – Desenvolvimento do site
Numa segunda fase há que considerar o planeamento do desenvolvimento, que pode englobar tarefas como:
- Desenho dos layouts dos vários tipos de páginas;
- Edição de imagens;
- Criação de raiz ou adaptação de ficheiros HTML, CSS. Caso envolva programação e base de dados, soluções como o PHP e MySQL são populares;
- Se necessário, criar um blogue ou funcionalidades de comércio electrónico. Existem plataformas gratuitas;
- Ter em consideração a usabilidade do site;
- Responsive Design (Preparação do site para ser visualizado correctamente em vários tipos de dispositivos que têm resoluções de ecrã distintas: computadores desktop, tablets e telemóveis);
- Colocar os conteúdos (textos, imagens, vídeos, bases de dados, publicidade, outros);
- Instalar códigos de tracking para análise estatística, como o Google Analytics;
- Realizar testes, correcções e ajustamentos, entre outras tarefas.
3 – Acompanhamento
Mesmo após lançado, o trabalho pode não estar terminado. Será necessário fazer o acompanhamento do projeto, corrigir ou melhorar algum elemento que não esteja a ter um comportamento desejado, realizar análises estatísticas, monitorizar o tráfego e se os objetivos estão a ser alcançados.
Estes são apenas alguns dos fatores a considerar na criação de um website. Consoante a complexidade e características de cada projeto as funções de um web designer podem variar. A profissão de web designer é importante atualmente, quando vivemos na era do “digital” e a tecnologia faz parte do quotidiano de cada vez mais utilizadores. Se tem interesse pela área do web design e pretende seguir uma carreira abraçando esta profissão, conheça o curso de web design da Master D.
Artigos relacionados
Comentários
Estimada Ana,
Agradecemos o seu contato e o interesse demonstrado nas nossas formações. De momento temos disponível a formação em Web Design. No entanto, temos mais formações na área do MARKETING, DESIGN E MULTIMÉDIA. Veja aqui mais informações: https://bit.ly/2YLjWfI
Caso alguma das formações seja do seu interesse, um dos nossos técnicos de estudos pode entrar em contacto e esclarecer todas as suas questões. Enviámos-lhe um email para que possamos estar em contacto.
Atenciosamente,
Master D
Deixe uma resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *