Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Web Design: O que é e como começar uma carreira

  • As novas tecnologias têm permitido que cada vez mais empresas migrem parte da sua atividade para o mundo digital, criando novas oportunidades de trabalho para profissionais de Front e Back-end Development.
  • Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com o curso de Web Design Master D!
o que é o web design

O que é o Web Design

O Web Design é uma área multidisciplinar que utiliza um conjunto de elementos para criar websites que são visualmente apelativos, fáceis de usar e navegar, e eficientes para cumprir o objetivo da marca.

É uma área que envolve o processo de conceptualizar, de planear e criar uma página tendo em conta todos os elementos que o compõem – o seu layout, o esquema de cores, tipografia e a sua estética geral. Todos estes elementos devem de ser otimizados para representar a imagem de marca pretendida, para permitirem uma experiência positiva da parte do utilizador e para auxiliar outros departamentos da empresa a conseguirem os seus objetivos.

Num mundo digital, esta é uma área que tem vindo a ganhar relevância e procura, tanto por empresas como por indivíduos.

Um Website estético e eficiente pode ter um papel fundamental na:

Criação de Capital de Marca – Os Websites de muitas empresas podem ser pensados como se fossem as suas novas lojas. As cores, as imagens, o tipo de letra e todos os outros elementos vão ser “absorvidos” pelo utilizador na criação de uma imagem de marca.

Aquisição de Novos Consumidores – Cada vez mais, os compradores estão a familiarizar-se com o processo de realizar compras online. O website, enquanto “nova loja” tem de estar otimizado para facilitar o processo de compra, para transmitir segurança ao utilizador e para representar os valores da marca.

Retenção de Consumidores – Os novos canais digitais de marketing estão a ser otimizados para facilitar a retenção de utilizadores e criar um sentimento de lealdade.

Quero ser Web Designer

Competências necessárias em Web Design

O Web Design representa uma área com excelentes oportunidades de emprego e com excelentes oportunidades de progressão de carreira, no entanto, esta também é uma área com muita competição.

Para ter sucesso são necessários conhecimentos e competências base fortes e é necessária uma vontade contínua por evoluir e aprender mais.

Novas ferramentas e novas tendências estão constantemente a surgir, e o profissional da área tem de se manter atualizado. Por exemplo, uma das grandes tendências em 2023 na área de Web Design e em muitas áreas adjacentes é o uso de tecnologia AI na criação de conteúdo.

Com bases de conhecimento sólidas e adaptáveis às novas tendências, temos todas as oportunidades para evoluir na nossa carreira!

 

Princípios de Design

Os princípios do Design irão servir como uma fundação em todo o processo da criação de um Website apelativo e fácil de navegar.

Estes princípios podem ser usados como guias e como melhores práticas para garantir que o utilizador irá encontrar o que procura na página e que irá conseguir realizar o seu objetivo. Também são usados como uma forma de transmitir uma imagem de marca pretendida e de criar as emoções desejadas nos utilizadores.

Enquanto Web Designers devemos de ter atenção a princípios como:

Hierarquia Visual – A hierarquia visual é a forma de comunicar a importância de cada elemento na página. Podemos criar hierarquia visual através dos diversos elementos e da sua forma de interagir como a cor, o tamanho, o contraste ou o espaçamento. O exemplo mais comum de hierarquia visual é o título das páginas, na grande maioria, ter um tamanho de letra maior do que o texto.

Tipografia – A tipografia tem um papel central nas páginas web, facilitando a leitura do conteúdo e tendo um grande impacto na estética em geral do conteúdo.

Teoria de Cores – As cores têm uma simbologia muito forte na nossa mente. O branco representa paz e inovação, o laranja representa energia e prosperidade… Conhecimentos fortes sobre os fundamentos das cores, permite que o Web Designer crie páginas com um impacto emocional forte.

Balanço – O balanço representa a distribuição visual de cada elemento – assegura que cada elemento está organizado de forma harmoniosa, criando a ideia de estabilidade e equilíbrio.

Contraste – O contraste enfatiza os elementos mais importantes do design e cria interesse visual. Ao usar cores, formas, ou texturas com contraste, estamos a “iluminar” a informação mais importante na página e a guiar a atenção dos utilizadores.

 

HTML e CSS

As linguagens de marcação HTML e CSS são a base da criação de páginas web.

O HTML é utilizado para estruturar o conteúdo dos websites e de cada página, enquanto que o CSS é utilizado para definir o aspeto visual de cada elemento.

Ao dominar estas duas linguagens, o Web Designer vai conseguir criar websites apelativos e responsivos!

Hoje, muitos websites utilizam sistemas de gestão de conteúdos (CMS) excelentes, como o Wordpress, que permite que o utilizador crie websites excelentes com poucos conhecimentos de linguagens de código ou de marcação. No entanto, pela nossa experiência, este conhecimento é 100% diferenciador no sucesso do Web Designer.

Conhecer as linguagens HTML e CSS permite que o profissional consiga moldar a totalidade do Website, eliminando alguns dos pontos negativos de utilizar um CMS sem conhecimentos avançados e é uma excelente base para progredir para linguagens de código mais avançadas que permitem criar páginas interativas e disruptivas.

estudar web design

Design Responsivo

O Design Responsivo é aquele que se adapta ao dispositivo que estamos a utilizar.

Ou seja, quando vemos uma página no computador e no telemóvel, os elementos têm de se adaptar para manterem a sua estética e usabilidade nos diferentes tamanhos e proporções de ecrã.

Hoje, a maioria dos utilizadores já estão habituados a utilizar o seu dispositivo móvel para navegar a internet e possivelmente realizar compras.

Adaptar o website às diferentes possíveis dimensões do dispositivo cria uma melhor experiência para o utilizador, possibilita um aumento no número de vendas ou outros objetivos da página, e transmite a outras plataformas, como o Google, que é um Website de qualidade – pode ajudar outros departamentos, como SEO a melhorar o seu posicionamento nos motores de busca.

 

Design baseado na experiência do utilizador (UX design)

O Design baseado na experiência do utilizador, mais conhecido pelo termo em inglês User Experience Design (UX Design), foca-se na criação de interações positivas entre os utilizadores e as páginas ou produtos Web.

Durante a criação do Website, o Web Designer tem de compreender os desejos, necessidades, preferências e hábitos de quem o irá utilizar.

Alguns dos tópicos fundamentais do UX Design são:

Design centrado no utilizador – O UX coloca o utilizador no centro do processo de planeamento e criação do website. Ao perceber os desejos e necessidades do utilizador, o designer consegue criar projetos que vão ao seu encontro.

Pesquisa – Uma parte fundamental do UX é medir os efeitos do seu trabalho. Muitas vezes este processo está associado a custos elevados em tempo e capital, como por exemplo através de entrevistas e questionários. No entanto, hoje já existem novas ferramentas digitais que nos permitem realizar esta análise com poucos ou nenhuns custos, como por exemplo através de testes A/B ou da análise de mapas de calor no website (plataformas que nos permitem verificar onde o utilizador clicou mais vezes, e em que parte da página ele passou mais tempo).

Arquitetura da informação – A arquitetura da informação refere-se à forma como a organizamos e como a estruturamos dentro das nossas páginas para as tornar fáceis de ler e navegar. Menus e hierarquias bem estruturadas permitam que o utilizador consiga cumprir o seu objetivo de forma mais eficiente e rápida.

Testar a usabilidade – O UX desinger deve de realizar testes contínuos sobre como os utilizadores estão a interagir com a plataforma, de forma a detetar problemas, encontrar soluções e assegurar que a experiência destes está de acordo com as suas espectativas.

O Design UX foca-se em perceber as necessidades dos utilizadores e potenciais utilizadores e desenhar uma experiência digital que as consiga satisfazer.

 

Ferramentas de Design Gráfico

As ferramentas de Design Gráfico auxiliam o trabalho do Web Designer, especialmente quando este está a trabalhar em projetos a solo ou com uma equipa mais pequena, sem um designer gráfico.

Estas ferramentas permitem a criação, transformação ou reprodução de elementos visuais que adicionem qualidade ao projeto final.

Pela nossa experiência, as ferramentas da Adobe Creative Cloud, são das mais completas, incluindo:

Adobe Photoshop – O Photoshop é uma ferramenta versátil para edição e transformação de imagens, permitindo melhorar a qualidade de fotografias, criar efeitos visuais e otimizar as imagens para o website.

Adobe Illustrator – O Illustrator é uma ferramenta de design gráfico otimizada para criar logotipos, ícones, imagens e ilustrações.

Adobe InDesign – O InDesign está otimizado para criar layouts e composições, oferecendo a possibilidade de desenhar documentos como brochuras, revistas, livros e websites.

 

Ao dominar as ferramentas de Design Gráfico, o Web Designer tem a possibilidade de criar websites únicos e diferenciados que vão ao encontro das expetativas dos seus clientes ou gestores.

A Master D conta com o Curso de Design Gráfico que tem o objetivo de preparar os formandos com os conhecimentos e com as competências técnicas para começarem a sua carreira enquanto Designers Gráficos, Designers de Comunicação, Ilustradores, ou Pós-produtores gráficos.

curso de web design

Começar uma Carreira em Web Design

Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos de formandos que já terminaram a sua formação, a melhor forma de começar o nosso percurso profissional na área do Web Design é com uma formação certificada!

O Curso de Web Design tem o objetivo de preparar os formandos para começarem o seu percurso enquanto: Web Designers, Front-end developers, Especialistas em Wordpress, UX/UI web designers, ou web & interface designers.

Esta formação poderá ser realizada em modelo online, ou em modelo semipresencial em Lisboa, no Porto, em Faro, ou Coimbra.

Os formandos irão ter acesso a Webinares, Masterclasses e Workshops com os seus tutores e com outros profissionais da área para que consigam desenvolver competências diferenciadoras no mercado de trabalho. No final do curso, terão ainda acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio Master D que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho na área.

Não perca a oportunidade de começar a sua nova carreira com a Master D!

Conheça todos os nossos cursos online.

Curso de Web Design

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: