• Partilhar:

  • Sabe o que são as killer questions numa entrevista de emprego? O Serviço de Inserção Laboral explica.

  • Não se esqueça que, quanto melhor preparado for para o mercado de trabalho, mais hipóteses tem de ser bem sucedido!


Grupo de pessoas com diversas profissões Atualmente, o grande desafio dos centros de formação não é apenas oferecer cursos de formação profissional e técnicos que sejam de qualidade ou cujos conhecimentos vão ao encontro da realidade do mercado de trabalho. Um formando que termine um curso tem uma necessidade extremamente urgente: alcançar a inserção laboral. Os candidatos estão cada vez mais preparados e apostam em boas formações para se qualificarem. Parece uma tarefa difícil destacarem-se da concorrência e alcançar a vaga de emprego tão esperada.  No entanto, conseguir o desejado emprego, não depende só do que foi aprendido durante toda a formação ou nas atividades presenciais ou ainda através dos exercícios disponíveis no campus virtual, ou seja competências profissionais (hard skills). Outro grande foco da preparação para o mercado de trabalho deverão ser as competências pessoais (soft skills). Um dos principais problemas que um formando pode enfrentar numa entrevista de emprego ou durante um processo de seleção é não conseguir mostrar as suas capacidades. Por isso, com o objetivo de ajudar cada formando a resolver este problema, a Master D criou duas soluções: o Módulo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (MDPP) e o Serviço de Inserção Laboral (SIL). Se as siglas parecem um pouco confusas, não se preocupe: de seguida explicamos detalhadamente em que consistem e como pode tirar partido dos mesmos. A Master D ajuda nos problemas com a sua inserção laboral Elisabete Santos, Responsável pelo Serviço de Inserção Laboral da Master D e Vânia Leite, Orientadora de Estudos.

Módulo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (MDPP)


O Módulo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (MDPP) da Master D é um conjunto de atividades obrigatórias, independentemente da formação escolhida, que desfia os formandos a desenvolverem um conjunto de atitudes que denotam o profissionalismo necessário para alcançar as suas metas profissionais. O MDPP está dividido em três fases fundamentais: primeiramente, os formandos devem construir e atualizar o seu curriculum e a sua carta de apresentação. Estes são os principais materiais que deve ter sempre  atualizados para apresentar às empresas nas quais esteja interessado em trabalhar. Em segundo lugar, o formando deve participar em pelo menos três workshops temáticos. Nos centros formativos de Lisboa, Porto, Coimbra ou Faro a Master D desenvolve vários workshops que são, na opinião dos formandos, extremamente úteis não só para concluir o MDPP, mas também para potenciar o crescimento pessoal. Por outro lado, estas atividades ajudam a promover o networking, que é cada vez mais necessário para conseguir um trabalho. Pode informar-se da agenda dos próximos workshops, ou mesmo ver como foram alguns dos já decorridos, através das redes sociais da Master D Portugal. Por fim, para garantir que os formandos entram no mercado de trabalho determinados e confiantes, simulam uma entrevista de emprego individual sob o olhar atento da equipa docente. Além destas três etapas, são disponibilizadas várias atividades consideradas como uma mais-valia para enfrentar com firmeza os desafios da inserção laboral. Assim, o MDPP é mais um caminho alcançado para resolver os problemas dos formandos da Master D e para que os  alcancem o estatuto de excelência P8.10, cujo objetivo é garantir o melhor aproveitamento possível durante o percurso formativo.

 



Serviço de Inserção Laboral (SIL)


Este é um serviço que complementa toda as atividades do MDPP e que permite que o formando possa encontrar um estágio na sua área de formação ou mesmo uma vaga de trabalho, através das Bolsas de Estágio e das Bolsas de Emprego. A equipa da Master D encaminha os currículos dos formandos para as empresas parceiras e que estejam à procura de estagiários e colaboradores. São muitas as empresas que colaboram com a Master D, seja a nivel da contratação ou das atividades desenvolvidas nos centros formativos. Através do Campus Virtual os formandos podem ver as ofertadas apresentadas e solicitar apoio no proceso de candidatura. No entanto, para os formandos mais proativos, que queiram ser eles a procurar as suas empresas de interesse, é importante que saibam que também poderão contar coma a ajuda da Master D Portugal para resolver este problema e alcançar o tão sonhado emprego. Converse com o seu preparador no centro formativo ou fale com o seu e-tutor através do campus virtual. A nossa maior conquista são os nossos formandos, por isso trabalhamos diariamente para oferecer um serviço de qualidade e que os coloque sempre na linha da frente. Conte com a Master D!  

Veja o vídeo acerca do módulo que o vai ajudar na inserção no mercado de trabalho


Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Sobre a Master.D