Formação de Auxiliar de Educação Infantil

Publicado em 2016-04-20

Desde há vários anos que a Master.D ajuda a preparar profissionais para a área dos cuidados infantis, através da formação de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting. Neste artigo abordamos o contexto desta profissão e apresentamos ainda alguns testemunhos de formandos que realizaram este curso na Master.D.

Auxiliar numa creche

A sociedade atual tem vivido, nos últimos anos, uma série de grandes alterações que criam novas necessidades sociais. A incorporação da mulher no mercado de trabalho criou a necessidade de um serviço para o auxílio à educação infantil. Os pais que trabalham não podem cuidar dos seus filhos, durante o dia, e cada vez são mais exigentes quando têm de escolher uma entidade estatal ou privada, onde deixar os seus filhos, para que sejam educados e vigiados por pessoas que não pertencem ao seu meio familiar.

As creches ou jardins de infância, converteram-se não só numa opção recomendada por pedagogos e pediatras, mas também numa necessidade peremptória para todos os pais que, quase sempre, por motivos profissionais, não podem tomar conta dos seus filhos com idades inferiores a 6 anos, idade em que ingressam no ensino obrigatório.

Os pais e, em geral, a sociedade, exigem que as pessoas que cuidam e educam as crianças sejam especialistas que estimulem o desenvolvimento da criança, desde o nascimento. Por outro lado, os educadores devem manter-se atualizados se querem que as informações e formação transmitidas às crianças sejam eficazes.

O conhecimento rigoroso da criança é imprescindível. Todos os dias esperamos um pouco mais dos educadores que estão em contacto direto com as crianças. Estes profissionais devem conhecer as diferentes etapas de maturação, tanto física como psicológica, da criança, o desenvolvimento de atividades e métodos de trabalho específicos da infância.

A formação de Auxiliar de Educação Infantil

É neste contexto que surge a formação de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master.D, que possibilita a aquisição de conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança, preparando profissionais capazes de cuidar de crianças, dos 0 aos 12 anos, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento global, assim como a sua saúde e segurança, através de múltiplas atividades e recursos.

Ao longo da formação, os formandos irão adquirir conhecimentos sobre as diferentes etapas de maturação, tanto física como psicológica, da criança, bem como sobre a forma de promover e estimular o desenvolvimento da comunicação da criança, tanto oral, como escrita, musical, plástica, etc.

O formando conhecerá, também, todos os aspetos gerais e específicos diretamente relacionados com a Educação Infantil (Psicologia, Fisiologia, Didática, Técnicas e Metodologia Educativa, Animação).

Saiba mais sobre este curso de formação.


Leia também:
O que faz um Auxiliar de Educação Infantil? Conheça 14 possíveis funções

Testemunhos de Formandos Master.D que realizaram este curso de formação

“Antes de mais, quero agradecer a toda a equipa da Master D, foram todos muito atenciosos e ajudaram-me em tudo o que precisei. Um obrigado especial à coordenadora do estágio Catarina Russo pois foi excelente em tudo.
Adorei ter tirado o curso de “Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting” pois era algo que fazia parte de um sonho, trabalhar com crianças é de facto algo maravilhoso.
Quanto ao estágio, foi muito importante para mim, pois adquiri experiência, conheci rotinas e percebi o quanto é importante as crianças aprenderem regras.
Um obrigado a todos e sem a Master.D não teria sido possível.”


“A minha passagem pela Master.D foi positiva, pois pude concretizar um sonho que tenho desde pequena. Na Master.D pude aprofundar alguns dos conhecimentos que já tinha como mãe e com a experiência que adquiri ao trabalhar com crianças em algumas escolas.
Também adquiri novos conhecimentos nas matérias que estudei e que vão ser uma mais valia no meu futuro.
Mas a experiência mais enriquecedora para mim foi o estágio, onde pude aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso e verificar ou seja observar as crianças e o seu desenvolvimento nas várias etapas e idades. Também fui muito bem recebida pela instituição e trataram-me como uma colega, mostrando sempre disponibilidade para responderem a todas as minhas dúvidas.
Senti-me muito feliz ao interagir com as crianças e sentir que as crianças me estavam a aceitar muito bem, por isso agradeço a todos os colegas e educadoras da instituição.
Obrigada pela atenção que os colaboradores das Master.D do Porto me deram.”


“Ter realizado a minha formação na master d foi bastante gratificante, porque permite um ensino à distância. Devido a uma operação a que fui submetida tive que desistir dos meus estudos, o que me deixou numa situação um pouco complicada tendo em conta que tive que ficar em casa a recuperar durante alguns meses. Então decidi procurar uma solução para não ter que ficar sem nenhuma atividade. Depois de algumas pesquisas na internet descobri a Master.D e informei-me dos cursos existentes e da metodologia de ensino e decidi escolher o curso de auxiliar de educação infantil e babysitting porque está mais relacionado com outras formações que já tinha. Estou bastante satisfeita por ter encontrado a Master.D tendo em conta que posso estar em casa a recuperar e ao mesmo tempo dar continuidade à minha formação. Apenas tenho uma sugestão a fazer que está relacionada com a realização dos estágios poderem ser feitos noutros países da união europeia.”


“Gostei muito do curso. Para alguém que trabalha, como eu, este curso possibilita-me trabalhar e estudar sem ter que prejudicar o meu trabalho. Consegui alcançar uma meta do meu nível profissional muito mais rapidamente e eficazmente que alguma vez pensaria conseguir. Com este curso vou conseguir entrar numa área de trabalho que sempre sonhei mais rapidamente que alguma vez esperaria. Mt obrigada Master.D.”


Veja mais informações sobre a formação de Auxiliar de Educação Infantil nesta página.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *