• Partilhar:
O que faz um Auxiliar de Educação Infantil? Conheça 14 possíveis funções

Para quem tem uma vocação especial para trabalhar com crianças, a profissão de auxiliar de educação infantil poderá ser uma opção a considerar. Esta é uma área de extrema importância porque envolve o desenvolvimento, aprendizagem e o bem estar dos futuros adultos. 

Neste artigo abordamos algumas das possíveis funções associadas ao dia a dia destes profissionais. 

 

Possíveis funções de um Auxiliar de Educação Infantil

 

1 - Preparar a alimentação da criança, consoante a sua idade e necessidades, acompanhando-a nas refeições e promovendo a sua autonomia.

2 - Cuidar da higiene da criança e facilitar a aquisição destes hábitos de saúde.

3 - Estabelecer rotinas de sono adequadas à idade de cada criança.

4 - Estar atento aos sintomas de alteração de saúde que podem ocorrer nas crianças, encaminhando para as unidades de saúde próprias, sempre que se justifique.

5 - Prevenir acidentes e socorrer a criança, de forma adequada em qualquer acidente infantil.

6 - Desenvolver atividades que promovam vivências infantis ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo e social.

7 - Ser modelo de bons hábitos, comportamentos e atitudes para a promoção dos mesmos, por parte das crianças.

8 - Reforçar a criança nas suas aprendizagens, oferecendo-lhe segurança, apoio e estímulo para que desenvolva todas as suas capacidades da melhor forma possível.

9 - Procurar os materiais e recursos tecnológicos úteis ao desenvolvimento de actividades adequadas às crianças.

10 - Promover jogos, brincadeiras e atividades plásticas, literárias e musicais de interesse para as crianças.

 

Auxiliar a brincar com uma criança

11 - Participar ativamente nas atividades de animação desenvolvidas pelos animadores, em contexto escolar e de tempos livres.

12 - Garantir a segurança e o desenvolvimento saudável de crianças em situação de risco social e com Necessidades Educativas Especiais.

13 - Participar proativamente nas instituições, como elemento da equipa educativa, assegurando a melhor atenção à criança e família.

14 - Apoiar os elementos da equipa educativa, nas suas tarefas, e dar resposta às necessidades das crianças e famílias, na ausência de cada elemento. Os auxiliares de educação infantil podem trabalhar em diversos tipos de instituições, empresas e organizações, tanto públicas como privadas, tais como: jardins de infância, creches, associações de tempos livres, instituições de solidariedade social, entre outros.

 

Aprenda a profissão de Auxiliar de Educação Infantil

Caso se identifique com esta profissão, queira aprender mais sobre as funções associadas, e sinta necessidade de uma formação, conheça o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master.D.

 

 Auxiliar de Educação Infantil

 

Artigos relacionados

Comentários

12 de Junho de 2020Roseli Fátima Gomes
Boa tarde, sou iniciante em pedagogia e gostaria de uma oportunidade de poder dar andamento a essa profissão que adoro. Se for atendida fiquei grata. Obrigada
Roseli
Responder
17 de Junho de 2020Master D - PT

Olá, Roseli



Agradecemos o seu contato e o interesse demonstrado na Master D!

Para participar nos nossos processos de selecção pode entrar em contacto diretamente com o nosso Departamento de Recursos Humanos. 

Para tal, basta aceder ao link que enviamos abaixo, preencher o formulário e anexar o seu CV.

Clique aqui: https://www.masterd.pt/recursos-humanos.html 



Desejamos um excelente dia e boa sorte! 



Obrigada,

MASTER D


Responder
30 de Junho de 2018Isabelle
Boa tarde ! Gostaria de dar início a minha carreira trabalhando na educação infantil.Qual curso devo me arriscar primeiro.Me ajudem .Obrigada :)
Responder
09 de Julho de 2018masterd
Olá Isabelle,

O nosso curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting pode ser o primeiro passo para começar uma carreira nesta área. Caso queira receber mais informações, pedimos-lhe que preencha o formulário na página do curso (https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-educacao-infantil.html) ou que envie e-mail para cursos@masterd.pt
Responder
22 de Fevereiro de 2018fernanda dos santos pinto
ola gostaria de fazer parte dessa equipe,porque mexo com criancas ha 10 anos em escolinha de igreja como faco para fazer inscricao.
Responder
15 de Março de 2018isabel vieira
boa tarde
Meu nome e Isabel vieira
tenho 44 anos e moro em Uruguaiana RS
Já trabalhei com criança de 0 a 7 anos gosto muito de criança quero saber para trabalhar como auxiliar de escolinha infantil preciso ter faculdade.
Responder
01 de Fevereiro de 2018Carla Ferreira
Eu trabalho num infantário a mais de 20 anos e a 10 anos tiraram me das salas e meteram me a fazer limpezas e preparação de lanches sem me darem um motivo. E como infelizmente sabem que preciso de trabalho eu tenho me mantido calada mas muito infeliz até mesmo para a minha sanidade mental o que posso fazer só tenho o 9º ano e 40 anos
Responder
26 de Fevereiro de 2018Cintia
Eu tenho 23 anos, e estou confusa, acho que escolhi a faculdade errada, já me formei. Vou tentar ser empresária, tenho medo de chegar na sua idade, aos 40 e ter o meu negócio falido e não ter uma profissão que goste.
Responder
22 de Janeiro de 2018Ana Sabrina Alves BESERRA
Gostaria de saber qual o valor? Ou se é grátis pois não há essa informação.
Responder
23 de Janeiro de 2018masterd
Olá Ana Sabrina,

Os cursos da Master D não são financiados, contudo, existem facilidades de pagamento.
Para ter mais informações sobre este e/ou outros assuntos, pedimos que preencha o formulário na página do curso que pretende: https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-educacao-infantil.html

Atentamente,
Master D
Responder
21 de Janeiro de 2018Vânia M.M.Borges
Eu faço o curso de pedagogia já terminei Tô só fazendo uma Dependência em psicologia infantil esse semestre e gostaria de trabalhar mas dentro de uma residência não numa creche com crianças não come Babá e assim auxiliar a criança na leitura Brincadeira levar o pátio da comida e colocar ela para dormir mas eu só tenho tempo disponível de mais ou menos 5 horas porque eu faço estágio ainda esse semestre e estudo à noite o estágio são 4 horas que eu faço então eu tenho tempo da tarde que o estágio pela manhã não sei se vai trocar como faço para me inscrever precisa de curso eu como pedagoga queria saber se você tem vagas para tá atuando e aonde eu encontro as vagas e qual o salário meu telefone watzap 99595-0698
van_borges5@yahoo.com.br marymattos@gmail.com.
Responder
22 de Janeiro de 2018masterd
Olá Vânia!

Envie-nos um e-mail para cursos@masterd.pt, explicando a sua situação e receberá uma resposta da nossa parte.

Atentamente,
Master D
Responder
19 de Dezembro de 2017Mário Madrid da Costa
É fundamental,trabalhar, gostade Enfermagemr de lidar com crianças,orientando,ouvindo-as,conhecendo suas, habilidades ajudando no ensino,alimentação,na higiene pessoal.muita das vëzes os Pais não tëm este tempo e as vëzes muita paciëncia pois a cada dia as crianças nos supreendem.estou participando de um concurso para Auxiliar de Educação hoje já tenho formação como Auxiliar de Enfermagem estou no 4.módulo de Técnico de Enfermagem acredito sim uma nova experiëncia em minha vida aos 54 anos.obrigado pelo espaço de comentar.
Responder
24 de Novembro de 2017ana
O profissional deve auxiliar o professor com o cuidado dos materiais pedagógicos; observar a manutenção dos equipamentos; ser responsável pela limpeza de brinquedos e equipamentos; participar dos cuidados relacionados à alimentação, higiene educação, cultura e etc; ajudar as crianças nas refeições; e participar de todas as atividades propostas pela escola.
Responder
02 de Setembro de 2018talita
terminei o ensino medio recentemente e gostaria de sabe se e´ necessario ter a formado na area para atuar no mercado de trabalho?
Responder
02 de Setembro de 2018talita
formação*
Responder
18 de Agosto de 2017ELIZABETE ROSA DE SOUZA
gostaria de me aperfeiçoar em como preparar criança para socidade
Responder
21 de Agosto de 2017masterd
Bom dia Elizabete,

Para saber como se pode inscrever no nosso curso de Auxiliar de Educação Infantil terá que preencher o formulário que se encontra na página desse curso. Após obtermos os seus dados, a Elizabete irá ser contactada por um dos nosso técnicos responsáveis.

Atentamente
Master D
Responder
11 de Agosto de 2018Ernesto kitumba
Sim
Responder
18 de Agosto de 2017ELIZABETE ROSA DE SOUZA
gostar de criança quem não gosta? de criança quem nao gosta de ver um sorriso puro e feliz, mas vc ajudar preparar um cidadão é muito gratificante vermos preparar pessoas para o futuro ....
Responder
21 de Abril de 2019Dayane Silva
sim, As crianças são nosso futuro
Responder
22 de Abril de 2019masterd
Exatamente, Dayane!
Responder
29 de Outubro de 2019REGINA DA SILVA
Já pensei assim, porém hoje muitas crianças estão ameaçadas de não terem um bom futuro.
Hoje vemos muitos crianças agredindo os professores, e a família ainda ser a favor da criança.
Responder
31 de Outubro de 2019Master D
Olá, Regina!
Por isso é tão importante formar bons profissionais que realmente gostem do trabalho junto das crianças. Elas serão os adultos de amanhã. O que lhe parece?
Fique atento aos nossos artigos nesta área!
Atenciosamente,
Master D
Responder