O que faz um Auxiliar de Educação Infantil? Conheça 14 possíveis funções

Publicado em 2016-04-06

Para quem tenha uma vocação especial para trabalhar com crianças, a profissão de auxiliar de educação infantil poderá ser uma opção a considerar. Neste artigo abordamos algumas das possíveis funções associadas ao dia-a-dia destes profissionais.

Equipa de auxiliares de educação infantil num jardim de infância

Possíveis funções de um Auxiliar de Educação Infantil

1 – Preparar a alimentação da criança, consoante a sua idade e necessidades, acompanhando-a nas refeições e promovendo a sua autonomia.

2 – Cuidar da higiene da criança e facilitar a aquisição destes hábitos de saúde.

3 – Estabelecer rotinas de sono adequadas à idade de cada criança.

4 – Estar atento aos sintomas de alteração de saúde que podem ocorrer nas crianças, encaminhando para as unidades de saúde próprias, sempre que se justifique.

5 – Prevenir acidentes e socorrer a criança, de forma adequada em qualquer acidente infantil.

6 – Desenvolver atividades que promovam vivências infantis ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo e social.

7 – Ser modelo de bons hábitos, comportamentos e atitudes para a promoção dos mesmos, por parte das crianças.

8 – Reforçar a criança nas suas aprendizagens, oferecendo-lhe segurança, apoio e estímulo para que desenvolva todas as suas capacidades da melhor forma possível.

9 – Procurar os materiais e recursos tecnológicos úteis ao desenvolvimento de actividades adequadas às crianças.

10 – Promover jogos, brincadeiras e atividades plásticas, literárias e musicais de interesse para as crianças.

Auxiliar a brincar com uma criança

11 – Participar ativamente nas atividades de animação desenvolvidas pelos animadores, em contexto escolar e de tempos livres.

12 – Garantir a segurança e o desenvolvimento saudável de crianças em situação de risco social e com Necessidades Educativas Especiais.

13 – Participar proativamente nas instituições, como elemento da equipa educativa, assegurando a melhor atenção à criança e família.

14 – Apoiar os elementos da equipa educativa, nas suas tarefas, e dar resposta às necessidades das crianças e famílias, na ausência de cada elemento.

Os auxiliares de educação infantil podem trabalhar em diversos tipos de instituições, empresas e organizações, tanto públicas como privadas, tais como: jardins de infância, creches, associações de tempos livres, instituições de solidariedade social, entre outros.

Auxiliar de Educação Infantil

Aprenda a profissão de Auxiliar de Educação Infantil

Caso se identifique com esta profissão, queira aprender mais sobre as funções associadas, e sinta necessidade de uma formação, conheça o Curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting da Master.D.

3 comentários a “O que faz um Auxiliar de Educação Infantil? Conheça 14 possíveis funções

  1. ELIZABETE ROSA DE SOUZA

    gostar de criança quem não gosta? de criança quem nao gosta de ver um sorriso puro e feliz, mas vc ajudar preparar um cidadão é muito gratificante vermos preparar pessoas para o futuro ….

    Responder
    1. masterd Autor do artigo

      Bom dia Elizabete,

      Para saber como se pode inscrever no nosso curso de Auxiliar de Educação Infantil terá que preencher o formulário que se encontra na página desse curso. Após obtermos os seus dados, a Elizabete irá ser contactada por um dos nosso técnicos responsáveis.

      Atentamente
      Master D

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *