• Partilhar:
7 Orientações úteis para futuros empreendedores

Está a considerar levar o seu projeto para frente e criar o seu próprio emprego? Pode fazê-lo criando o seu próprio negócio ou tornando-se um trabalhador freelancer, disponibilizando as suas competências e experiência numa determinada área. Qualquer das opções é válida. Pense no que faz mais sentido para si e considere estas dicas antes de começar:

 

  1. Razão de ser

Seja o que escolher fazer ou criar deverá ter em conta o que sente. A verdadeira motivação não deverá ser apenas o que pode ganhar ou o prestígio que poderá alcançar.

A sua verdadeira motivação deverá ser o impacto que poderá causar na sociedade e na vida das pessoas. Para além disso, se fizer o que gosta e se dedicar a sua vida a trabalhar naquilo que o preenche, o sucesso virá de seguida.

 

  1. Acredite nas suas capacidades

É normal, e aconselhável, ter algumas dúvidas e incertezas. Isso faz parte do processo e do caminho que terá se seguir para desenvolver o seu projecto. No entanto, deverá acreditar ainda com mais convicção que as coisas irão resultar. Siga a sua intuição e confie nas suas capacidades.

 

  1. Oiça os críticos e continue

empreendedorismoEscutar os outros é importante mas não deixe que isso mude os seus planos.

Se aquilo a que se propõe profissionalmente é, de alguma forma, diferente do que existe ou até novo, é provável que encontre algumas resistências.

Oiça o que lhe têm a dizer, faça a sua análise e prossiga o seu caminho. Acredite nos seus propósitos e objectivos.

Segundo Jeff Bezos, fundador da Amazon, "Você tem que estar disposto a ser mal interpretado se vai inovar."

 

  1. Ação

Já Mark Twain dizia que “o segredo para ficar à frente é começar”. Para além de decidir tem essencialmente de agir. É na acção que concretiza aquilo que decidiu anteriormente.

Não se pode escudar no tempo e esperar pelo tempo ideal para começar. Esse tempo não existe, o tempo ideal para começar é o aqui e agora.

 

  1. Pense em grande

como-ter-negocio-proprioNão limite o tamanho dos seus sonhos. Pense em grande mas comece à medida das suas possibilidades.

Comece com um produto ou serviço em vez dos sete ou oito que planeou.

Dedique algumas horas diárias em vez de se dedicar por completo até reunir as condições necessárias para o poder fazer.

Comece com o que tem, e pode no momento, e vá dando os passos necessários diariamente para levar a sua ideia para a frente.

 

  1. Crie tempo

Todos falamos em perder tempo mas não em criá-lo. Podemos fazê-lo mais do pensamos. Com a ajuda das novas tecnologias conseguimos aproveitar todos momentos de espera que vamos tendo ao longo da semana. Em vez de ler notícias ou jogar jogos, aproveite para enviar o email a confirmar a sua decisão ou para enviar a mensagem a solicitar a informação que precisa.

 

  1. Entenda os seus clientes

Construa a sua oferta em resposta ao que os clientes procuram ou necessitam. Tenha sempre este objectivo presente. Resolva os problemas dos seus clientes e construa o seu produto ou serviço desta forma.

 

Se ainda não decidiu que tipo de negócio quer ter, aproveite para espreitar os cursos online da Master D que o podem ajudar e, daqui a uns tempos, comece a pensar em estrear a placa “Aberto”. Pendure-a na porta e comece a trabalhar.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D