• Partilhar:
3 problemas comuns entre os auxiliares de geriatria – Soluções Master D
Conheça mais formações na área da saúde.


VIDEO: Veja a sessão de Suporte Básico de Vida no Centro Formativo do Porto.


 



Os desafios de um profissional de saúde


Os profissionais de saúde que acompanham os idosos, sobretudo os auxiliares de geriatria, podem estar sujeitos a muitas dificuldades. Essas dificuldades podem ir desde a sobrecarga física até ao esgotamento mental. Neste artigo apresentamos as soluções para alguns destes problemas que são abordados no Curso de Auxiliar de Geriatria. Os desafios de um cuidador de idosos e de um auxiliar de geriatria podem ser semelhantes em alguns aspetos, mas bastante diferente noutros. O cuidador informal muitas vezes não tem uma formação tal como um auxiliar de geriatria deverá ter. No entanto, acompanha o idoso de forma mais próxima e até mesmo mais afetiva. Por outro lado o auxiliar de geriatria, ou outro profissional de saúde, dever ser referência para o cuidador.  Conhecimentos de anatomia humana e, nomeadamente, saber executar procedimentos para casos de emergência são muito importantes para um mais eficaz acompanhamento da pessoa que está ao seu cuidado. Neste artigo abordamos três problemas comuns entre os auxiliares de geriatria, segundo os  formadores deste curso online da Master D . Se pretende conhecer as opiniões dos formandos sobre o Curso de Auxiliar de Geriatria da Master D, aceda ao YouTube e consulte os vídeos com testemunhos sobre os seus percursos formativos. As opiniões dos auxiliares de geriatria que se especializam com a Master D são as melhores e destacam que o curso aborda problemas muito comuns do seu dia a dia profissional. Apresentamos alguns deles, bem como como as possíveis soluções:

 



A síndrome de burnout


Caracteriza-se pela exaustão emocional e a diminuição da realização pessoal. Estas situações podem ser comuns entre outros profissionais de saúde que ficam expostos de forma prolongada à sobrecarga física e mental. Os sintomas físicos, como as dores no corpo, as dores de cabeça e a gastrite, aparecem juntamente com os sintomas mentais, como insónia,  ansiedade e até irritabilidade. Para poder auxiliar um idoso, o profissional deve perceber que a sua saúde está em primeiro lugar. Como pode ajudar o outro se não está bem?  Evitar as longas e ininterruptas  jornadas, manter uma rotina regular de sono e de alimentação e exercitar a calma são muito importantes para não deixar o stress tomar conta de si. Seja compreensivo consigo próprio e, sobretudo, cuide-se!

 



Falta de contacto com a família do idoso


Há muitas situações em que a família abandona o idoso ou não lhe presta o acompanhamento adequado e, segundo a OMS, 39% dos idosos em Portugal são vítimas de violência. Neste sentido é desafiante e essencial compreender o histórico de saúde do paciente e antecipar algumas situações de emergência. O ideal é ter tempo e recursos para fazer uma pesquisa sobre o paciente antes de o acompanhar, até mesmo para instruir adequadamente o cuidador informal que o acompanha, caso haja algum.

 



Incompatibilidade com o paciente


Lidar com pessoas idosas pode ser muito desafiante, uma vez que podem não existir apenas limitações físicas. Muitas vezes há problemas mentais associados, como a demência ou o Alzheimer, ou mesmo alguma incompatibilidade pessoal, uma vez que o excesso de convivência pode provocar alguns desgastes emocionais. Lembre-se que o idoso é um paciente como qualquer outro, pelo que o seu envolvimento é sobretudo profissional. Compreendendo os seus limites poderá ver com clareza as questões que merecem a sua maior atenção.

Que tal começar hoje o seu curso online de auxiliar de geriatria com a Master D? Entre em contacto conosco e informe-se! Mesmo em casa pode continuar a investir no seu futuro profissional e, quem sabe, ter uma nova profissão.


Auxiliar de Geriatria - Banner

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes:

Categorias:

Conteúdos em Destaque:

Siga-nos:

Últimas notícias

Sobre a Master.D