Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Ser Pasteleiro: 10 vantagens que não encontra noutras profissões

  • Ser Pasteleiro e trabalhar na área da Pastelaria é o seu sonho? Andreia Moutinho, chef Pasteleira com mais de 12 anos de experiência, explica tudo e conta-lhe as grandes vantagens da profissão. 
  • Saiba como entrar na área com o curso de Pastelaria Master D!
ser pasteleiro

Andreia Moutinho é e-Tutora do curso de Pastelaria da Master D. O seu caminho profissional é composto por experiências nacionais e internacionais, sendo uma das mais reconhecidas chefs pasteleiras em Portugal.

Um segredo: faz os melhores macarons do mundo. Quem melhor do que a chef Andreia para enumerar as vantagens de ser pasteleiro? Aproveite e delicie-se com estas dicas de quem mais sabe.

Porquê estudar Pastelaria e trabalhar na área?

Sem dúvida de que, para mim, a profissão de pasteleiro é a mais linda do mundo.

Para quem gosta mas ainda tem dúvidas se deve ou não apostar nesta área, e com base na minha experiência de mais de 12 anos de profissão, partilho algumas vantagens desta maravilhosa profissão e vários bons motivos para fazer um curso de Pastelaria:

  • Viaja-se para qualquer parte do mundo: poderá viajar para qualquer parte do mundo e trabalhar no que gosta. Sabia que existem inúmeros pasteleiros portugueses pelo mundo fora? A nossa pastelaria é única e inconfundível e, tendo formação na área, as portas do mundo abrem-se para nós. Falo por experiência própria, já que fui trabalhar para Itália como pasteleira, e sem saber falar italiano. O mesmo aconteceu em França, mas nada disso me impediu de trabalhar e conquistar os objetivos aos quais me tinha proposto. Não foi fácil, mas foi muito enriquecedor.
  • Ganha-se uma nova família: podemos dizer que é das poucas profissões em que os colegas de trabalho se transformam em família, uma vez que muitas das datas mais importantes, como o Natal, por exemplo, são passadas a trabalhar, o que cria um sentimento de amizade muito profundo e para a vida toda. Temos de, obrigatoriamente, trabalhar em equipa e gostar uns dos outros, caso contrário, não resultará.
  • Estimula a criatividade: para mim, este é um dos melhores pontos: ser criativo. Poderá fazer o que desejar, e poderá fazer coisas incríveis! No entanto, é fundamental aprender as técnicas base. Entre os ingredientes, as cores, as texturas e as técnicas à sua disposição, terá a possibilidade de criar algo que qualquer pessoa no mundo poderá reconhecer como criado por si.
  • Cria ligações fortes e duradouras: não podemos ser pasteleiros sozinhos; é preciso ter uma equipa, um chef de pastelaria, um líder que nos motive e nos faça acreditar no nosso potencial e trabalho. É um trabalho extremamente estimulante e em que a adrenalina pode subir no espaço de segundos. Geralmente, um pasteleiro tem uma personalidade forte e vincada, e sabe o que quer e para onde vai. São pessoas difíceis de conquistar, mas, assim que acontece, ficam para a vida toda.
  • Aprender é uma constante: um pasteleiro deve ter vontade de aprender, pois está sempre a aprender algo. Mas uma coisa garanto: as bases são as bases e deve sempre aprendê-las antes de começar a idealizar sobremesas ou produtos de pastelaria, já que todos os dias técnicas novas e incríveis são partilhadas nas redes sociais, livros e blogues. Por outro lado, hoje em dia conseguimos tirar formações fantásticas, e tecnicamente muito ricas, sem sair de casa, como é o caso do curso de Pastelaria que a Master D oferece.
  • Diz-se adeus à rotina: nesta profissão, não existe rotina. Sim, sabemos o que temos para fazer, mas os dias nunca são iguais. Sem dúvida de que não é um trabalho monótono, isso é garantido. Os dias na vida de um pasteleiro nunca são iguais e é um trabalho em que terá sempre de ter em conta a época do ano em que está, tal como o Natal, Passagem de Ano, Páscoa, Dia dos Namorados, entre outras festividades.
  • Flexibilidade de horários: o ritmo de vida de um pasteleiro é diferente do das demais profissões. Entre os horários de trabalho e os dias de folga andamos normalmente ao contrário, o que pode ser muito bom. Em que circunstâncias? Por exemplo, quando falamos de filas de trânsito. Trânsito na estrada? Nem sei o que isso é! Quando tenho de tratar de algum documento ou ir ao médico não preciso de tirar o dia, basta marcar para o dia de folga que tenho durante a semana.
  • Ser chefe de si mesmo: uma das grandes vantagens é ser das poucas profissões do mundo em que poderá ser chefe de si mesmo. Obviamente que, para isso, a formação é fulcral e ter o mínimo de experiência também. Atenção que pode correr muito mal se não souber o que está a fazer, mas, se tiver talento, vontade e coragem, chegará longe.
  • O trabalho traz reconhecimento: este é um ponto muito importante: treinar, treinar e treinar sozinho em casa, pois um pasteleiro não é pasteleiro se não souber fazer. Sem dúvida de que é uma profissão em que só precisa de acreditar em si para ser bem-sucedido. Mas nunca se esqueça de que a formação base deve ser sempre o ponto de partida, para mudar de vida e ser um pasteleiro realizado. Quem sabe se, ao fim de algum tempo, não se torna num chef de pastelaria reconhecido pelos seus pares e pelos seus clientes.
  • Há procura de profissionais com formação: o mercado de trabalho na área da pastelaria está com falta de pasteleiros com formação e que estejam dispostos a mostrar o que valem. Entre pastelarias, restaurantes, cantinas, cruzeiros, produção em massa ou artesanal e a possibilidade de desenvolver um negócio próprio, são muitos os locais onde pode trabalhar. Desde que saibam as bases da pastelaria, os pasteleiros têm muito trabalho. Além disso, se estiver disposto a viajar e a sair do seu país, as oportunidades multiplicam-se pelo número de países que forem do seu interesse.

Gostou destas dicas de chef? O próximo desafio é visitar o Youtube da Master D, onde encontra algumas das sessões práticas de Pastelaria a que os formandos têm acesso, opiniões sobre o curso e muitos outros conteúdos de que certamente vai gostar.

A pastelaria é uma área com excelentes oportunidades! O salário do pasteleiro tem a possibilidade de estar bastante acima da média nacional, é uma área ativa, com oportunidades de emprego e com oportunidades de evolução!

Acreditar em si e no seu sonho é fundamental. Construa um caminho de sucesso com a ajuda da Master D e da chef Andreia. Contacte-nos e comece a mudar o rumo da sua vida ainda hoje!

Artigo escrito em parceria com Andreia Moutinho – e-Tutora do Curso de Pastelaria da Master D

Curso Pastelaria - Banner

 

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: