Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Ser Designer de Interiores

  •  A profissão que alia criatividade, arte, noções de arquitetura e algum bom gosto. Ser Designer de Interiores é mais complexo do que se pode imaginar e é uma profissão com séculos de existência.
  • Conheça o nosso Curso de Decoração de Interiores
Ser designer de interiores

Neste artigo iremos rever a história do design de interiores, analisar a relação entre um arquiteto e um designer de interiores e o contexto desta profissão na atualidade.

A História do Design de Interiores

Em inúmeras escavações arqueológicas no Egipto já se encontraram provas de que os antigos egípcios pensavam acerca da decoração das suas casas. Através de pinturas feitas em vasos, os arqueólogos concluíram que utilizavam vários objetos decorativos e de bem-estar, tais como peles de animais, tapetes de palha, tecidos e mobiliário em madeira.

Ainda durante a antiguidade clássica, os romanos e gregos decoravam as suas casas de forma funcional e confortável.

Durante a Idade Média e Renascimento, o design de interiores ficava a cargo do arquiteto. Era este profissional que utilizava criava a estrutura de uma casa, mas também alinhava a decoração com o estilo arquitetónico.

Mais tarde, e à medida que a burguesia se ia instalando como classe social e que o capital se expandiu, o design de interiores passou a ganhar uma nova forma importância. Durante os séculos XVII e XVIII, os arquitetos começaram a contratar artesãos para que decorassem os interiores dos edifícios que criavam.

Contudo, foi apenas na segunda metade do século XIX, nos países industrializados, que a profissão passou a existir de forma independente da arquitetura. O mobiliário e objetos decorativos passaram a ser uma forma de exibir status social e deixaram de existir apenas para conforto e funcionalidade.

A partir do século XX, o design de interiores passou consolidou-se enquanto profissão, tendo já diversas organizações e associações como é o caso da Associação Internacional de Designers de Interiores.

 

Arquiteto VS Designer de Interiores

Apesar de terem estado intimamente ligados desde o início dos tempos, a arquitetura e o design de interiores são hoje áreas distintas.

Coexistem no mesmo espaço - os edifícios -, mas atuam em diferentes partes do mesmo. Ainda que a arquitetura seja a área que cria todos os espaços de um edifício e lhe define um estilo, a decoração e ambiente das salas será definido pelo design de interiores.

Ao contrário de um designer de interiores, um arquiteto não irá definir a estética do espaço interior. Isto passa por vários elementos, tais como: acabamentos, revestimentos, cores, mobiliário e decoração.

 

A Profissão do Designer de Interiores Atualmente

Saber que o conforto e a estética fazem com que alguém se sinta melhor dentro de um qualquer edifício fez com que a profissão de Designer de Interiores fosse cada vez mais requisitada. Porém, quais são as funções deste profissional?

Ao projetarem um espaço, estes profissionais dispõem móveis, definem paleta de cores e escolhem materiais e decoração. São também estes profissionais que podem propor uma mudança estrutural no espaço em segurança, como construir ou destruir paredes.

 

O Que Faz um Designer de Interiores

Um designer de interiores tem inúmeros objetivos, tais como: aliar a estética e o conforto num determinado espaço interior; e também melhorar a qualidade de vida e acessibilidade dentro do edifício em questão.

De forma a alcançar, principalmente, a melhoria de qualidade de vida, os designers de interiores têm vindo a focar-se cada vez mais nas áreas da ergonomia e sustentabilidade.

Para conseguir alcançar estes objetivos maiores um designer de interiores tem de:

  • Utilizar as características do edifício / sala de forma a preservar o património do imóvel;
  • Planear o espaço, tanto de projetos urbanísticos como de cenários;
  • Desenhar detalhadamente todos os elementos do espaço;
  • Escolher materiais para acabamentos;
  • Escolher a paleta de cores que irá caracterizar o interior do edifício;
  • Procurar mobiliário e decoração confortável que crie uma relação harmoniosa com o espaço.

Conheça o nosso curso de Decoração de Interiores e explore a sua visão estética de um espaço!

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: